02 abril 2005

Maternidade... para pensar

Curiosos os dados de uma noticia do Correio Da Manhã sobre a Maternidade que só vem provar que a sociedade está diferente ...

Em 2003, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), 3860 jovens com idades entre os 13 e os 18 anos tiveram filhos. No outro extremo, 2899 mulheres com mais de 40 anos deram à luz em idêntico período. Destas, 697 foram mães pela primeira vez. Ainda de acordo com o INE, das 1166 jovens de 17 anos que, em 2003, tiveram bebés, 64 fizeram-no pela segunda vez e duas pela terceira. Um estudo realizado pela Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, que avaliou 146 grávidas com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, revelou que a grande maioria tinha uma gravidez não planeada. Em 20 casos, a gravidez foi interrompida por malformação fetal e situação de risco para a saúde psíquica da adolescente. Ainda na MAC, considerada a maior maternidade do País, a percentagem de grávidas assistidas com mais de 40 anos passou de 3,8, em 2003, para 4,3 durante o ano passado.



Por um dos pontos julgo que deve haver um planeamento e educação sexual activos na educação da juventude, e deixar de lado aquela frase feita muito fácil de dizer "Ai esta juventude de hoje" porque a juventude de hoje é a que é educada pelos jovens de ontem no mundo deixado pelos jovens de ontem.... no outro ponto é apenas o reflexo de uma sociedade onde as pessoas organizam a vida muito mais tarde do que antigamente, também fruto das politicas de governação a que temos assistido, a procura de emprego, a compra de casa, tudo isto vai condicionar a organização de uma vida... de uma familia.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails