22 novembro 2005

Violência...

AQUI tinha falado neste anúncio, mas a ML enviou-me por email o mesmo anúncio em formato PowerPoint e para complementar o post que ela escreveu, nunca é demais lembrar o video, vejam o video, já que esta sexta feira vai ser o “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres”...

A Lusa informa-nos que nos primeiros cinco anos deste milénio, na nossa terra de brandos costumes, se fizeram cerca de 45.000 queixas de crimes relacionados com violência doméstica. E isto é o que a polícia recebe!!! Creio não haver a menor dúvida de que se trata de um iceberg, o que não se vê é infinitamente maior.


Está na altura de começarmos a ligar mais ao que nos rodeia... Uma vez acordei a meio da noite com barulho... estava a morar num 7º andar, tinha a certeza que o barulho se ouvia no prédio todo, no entanto era no apartamento ao lado do meu, ... era uma discussão, de repente oiço a porta a abrir e a minha vizinha saiu, passado 1 minuto saiu o marido, ouvia o elevador sabia que tinham descido, ela de elevador ele pelas escadas, ..., fui até à varanda sem me deixar ver, no estacionamento continua a discussão... vejo-o a ir ter com a mulher e a empurra-la para o chão... olhando para cima via algumas luzes acesas e olhos que espreitavam pelos buracos das persianas, ...., ele levantou a mão e aí eu (sem me deixar ver...) lancei um grito lá para fora... suponho que foi algo do tipo "Hei!!" ... ele parou foi-se embora... fiquei a olhar para ela ali na rua.... eu sem me deixar ver... não fui ter com ela, não fui perguntar se precisava de alguma coisa... hummm... talvez tivesse medo... talvez agora tivesse ido ter com ela... talvez não... é um grande problema... ...., ainda morei naquele prédio durante mais 1 ano, nunca mais ouvi discussões, nunca comentei isso com os vizinhos, limitava-me ao "Bom dia" "Boa noite" da praxe... encontrava-o a ele, encontrava-a a ela... não sei o que aconteceu... por isso também eu faço parte (se calhar) daqueles que não mexeram uma palha para acabar com a violência doméstica... talvez tenha acabado com um episódio, mas... não chega... não me perguntem, pois eu não sei como reagiria hoje... se de maneira diferente, se de maneira igual... é complicado... muito complicado, quantos de nós não sabem de nenhum caso de abuso sobre uma mulher? Quantos de nós já fizemos alguma coisa realmente importante para mudar essa situação... é mais fácil fingir que não se sabe?!... é complicado, envolve muita coisa....

Mas a violência sobre as mulheres não passa só por isso... deixo-vos mais um anúncio (eu sei... já são dois anúncios no mesmo post... o que querem?! Eu gosto de anúncios bem feitos!!), também ele repetido (mas como era numa altura em que só eu lia o que escrevia... lol) é um anúncio da POWA:




Quando o leitor tenta folhear a revista, percebe que duas páginas estão coladas. É possível ver apenas parcialmente que há uma imagem de pernas femininas sob um lençol. Ao abrir a página, a cola vai cedendo, rasgando-a. Então, entendemos o anúncio: uma mulher nua deitada de pernas abertas e abaixo o título:


«If you have to force, it’s rape»
(Se você forçar, é violação).

1 comentário:

Anónimo disse...

Por acaso tinha reparado quando tinhas aqui deixado aquele magnífico "anúncio"?/provocação sobre a violação. Na altura também o tinha recebido por email e achei excelente, o primeiro, como foi antes se calhar ainda não visitava o Camandro com tanta frequência...
Obrigada, pela referência :)!
Este teu testemunho sobre um caso que se passou perto de ti, é muito importante.
Logo, ( com mais tempo, que agora estou à pressa) vou ver se o cito lá no Pópulo. É disto que se precisa, coisas escritas na primeira pessoa. Tá muito bom.

Related Posts with Thumbnails