09 janeiro 2006

Propaganda, Publicidade, Marketing...

Hoje o dia está animado e em sintonia em dois dos meus blogs de referência, o Troll e o Pópulo! No Troll a Isabel fez um post, bastante detalhado e lúcido, sobre a reportagem do DN sobre as eleições e até pode haver quem acredite em coincidências mas eu acho que nestes assuntos nada é deixado ao acaso. No Pópulo a ML escreveu um post onde, de outra maneira, fala sobre o mesmo assunto, e no meio dos comentários surge a "dúvida" sobre o que será afinal esta situção? Publicidade? Propaganda? Marketing?

Após a explicação do Nuno fico com a certeza que o caso não é de Propaganda ("tem somente o objectivo de veicular e transmitir valores ideológicos") uma vez que no caso do Personagem ele não transmite nada! Talvez um "hummm....errr....ahhhh" de vez em quando, mas valores ideológicos?... acho que podemos pôr essa de parte. Por outro lado não posso pôr de parte a "Publicidade" ("intuito comercial") porque ninguém arranja 3.7 milhões de € assim sem mais nem menos dizendo que não é financiado por nenhum partido, não acredito que os "doadores" tenham dado o dinheiro só porque estão preocupados com Portugal e achem que o Personagem é a melhor pessoa para estar à frente da PR!! Mas também não é publicidade, segundo o Nuno é Marketing Político, mais uma vez faz sentido! Se de facto entendi bem o marketing serve para levar as pessoas a "acreditar" num produto, ora se isso é verdade aquele que precisa de mais tempo de antena é sem dúvida o personagem. Os media não têm culpa, aliás eles deviam ser elogiados pela sua atitude! O que eles estão a fazer é simplesmente insistir no Personagem para ver se a Publicidade se transforma em Propaganda, entretanto os seus esforços (em vão) são vistos como Marketing político... como vocês são injustos!...


4 comentários:

Nuno Barros disse...

O tema já cá veio parar? eheeheh! Vais ter de me aturar! ;)
1- Quanto á parte do Progaganda. Por vezes não agir é agir e estar calado é falar. Mesmo calado Cavaco disse muita coisa. Os valores ideológicos foram passados. Sem falar, sem criticar, sem atacar disse muita coisa. Os outros muito falaram e vão-se queimado. Quieto Cavaco foi passando uma imagem serena, calma, magnânima, não conflituosa. Ora bem, tudo o que um Presidente precisa demonstrar. Pensa nisto...
2- A Publicidade de que falas chama-se doação. Até podias ter ironizado e dito Mecenato ou Patrocínio que te perdoava, mas mesmo assim não o são. Publicidade é que não. ;) Estas doações tem sempre retorno por outras vias já se sabe.
3- É estupidificante como neste país os media o tornaram num candidato, o promoveram e já o elegeram sem quase o candidato abrir a boca. É a força do Tabu (marca registada) aplicada ao Marketing Político.

Farpas disse...

LOL aturo com todo o gosto!

É claro que o meu texto é irónico! A publicidade é porque está a ser paga por alguém (os tais que pagam a campanha) para promover um produto (Cavaco) com fins lucrativos (depois se verá)! Eu percebi a tua explicação no Pópulo apenas tentei dar outro lado à "coisa", é claro que tudo isto é marketing político! Quanto à propaganda lá estava eu outra vez a brincar, mas não será bem isso TUDO aquilo que um PR precisa de ter. Porque não nos podemos esquecer que um PR tem de ser também um Relações Públicas, tem de manter um elo com a população sem ter os seus capangas a afastár as pessoas, tem de interagir com muitos orgãos... e nisso a Propaganda, o Marketing Político, a Publicidade, tudo aquilo que lhe quiseremos chamar, não conseguirá passar, porque simplesmente o Produto não tem essas qualidades!

Anónimo disse...

Olha Farpas, se calhar vou fazer este comentário também á Isabel, mas começo já por ti, que foste tão simpático a citar-me e a dizer coisas bonotas…
Reparem nisto: o Destak, que deve ser o jornal mais lido nesta zona de Lisboa, trás na 4ª página uma coluna chamada “Diário da Campanha”.
Muito bem, não é?
A coluna é encimada por uma foto do Cavaco, em pose vencedora, rodeado por jovens. Depois vêm 7 entradas. A primeira, toda a bold, tem como título: «Cavaco Silva é o mais citado pelos blogs» dizendo que uma busca pelo seu nome dá 13 mil e tal cirações enquanto Soares só tem 11 mil e tal. Depois nas outras entradas fala de Alegre, Louçã, Garcia Pereira, outra vez Cavaco, Soares e Jerónimo. Mas até os títulos dessas ‘entradas’ são planeados:
Soares pede coragem,
Jerónimo alerta,
G. Pereira no Norte,
Louçã quer votos do PS,
Alegre lembra 86,
mas…CENTENAS COM CAVACO EM CASCAIS.
Que tal?

Farpas disse...

É... acho que falta fazer a divulgação do que se está a passar! É preciso que as pessoas notem que estas coisas não podem ser coincidências! É como disse o Nuno lá no Troll: "Enquanto que uns 5% desmontam efectivamente estes esquemas de Marketing Político, o problema é que os restantes 95% absorvem estas imagens de forma insconsciente e de forma subliminar."...

Related Posts with Thumbnails