25 fevereiro 2006

A Caminho do MELHOR Carnaval de Portugal

Os gostos são claramente discutíveis, por isso é que são "gostos"! Não gosto dos carnavais portugueses disfarçados de brasileiros. Não acho piada nenhuma! Não acho piada andarem vestidos daquela maneira quando (ao contrário do Brasil!) estão temperaturas muito baixas, não tem lógica! Não gosto de ouvir Samba num Carnaval português (no Carnaval brasileiro é diferente, mas no português??!)! Para mim não têm piada nenhuma!

O Carnaval da minha terra começa a 1 de Janeiro, tem pisões, tem paneladas, tem muito trabalho de pessoas que nada ganham em estar ali! É um momento de paixão! Existem 2 bairros (ou melhor dois aglomerados de "bairros"), o Paço e o Rossio, que se desafiam à cerca de 400 anos, em tempos antigos a rivalidade era tão grande que neste dias mulheres e maridos que fossem de bairros diferentes iam dormir para casas diferentes para manter o segredo! As marchas são abertas a todos os que queiram participar e é um Carnaval gratuito! Os carros alegóricos são feitos por pessoas da casa e sempre cheios de imaginação, humor e crítica! Cada marcha tem um hino que mesmo sofrendo algumas alterações de quando em quando (de muiiitttooooossss em muuuuuiiiiiitooooossss anos!) é uma imagem de marca do nosso Carnaval! O nosso Carnaval não conhece chuva nem mesmo neve, já passou por momentos difíceis mas nunca deixou de sair para a rua! Viva o Carnaval! Viva o Paço!... ok Viva o Rossio também!!


Bem... lá vou eu!!


8 comentários:

Cingab disse...

Então vem!
Vais levar uma coça... Mas vem e paga um fino (uos, eu não bebo)

Paulo Jorge Ribeiro disse...

Ainda se vivessemos num país frio... Agos, num país quentíssimo como o nosso, nada melhor que Carnaval à brasileira...

ibotter disse...

400ºCarnaval de Canas de Senhorim 100%Tuga!
As marchas do Rossio e do Paço transformam as ruas, dando-lhes um colorido e alegria verdadeiramente singulares. Cada bairro tenta superiorizar-se ao seu rival, em imaginação, alegria, ineditismo, música. As piadas e os carros alegóricos são sempre ricos de originalidade, e após calcorrearem as prin­cipais ruas da vila exibindo o seu Carnaval as duas marchas rivais encontram-se frente a frente no Largo do Rossio. Este momento, que há muito é conhecido nas redondezas pelo "adeus" constitui o prato forte do Carnaval sendo indescritível o que se passa a seguir. Paço e Rossio desdobram-se em entusiasmo e vibração. Uma marcha tenta sobrepôr-se à outra. É o delírio... Velhos, rapazes, mulheres e rapari­gas jogam a sua última cartada. É uma alegria incontida e contangiante. Os forasteiros, mesmo que o não pretendessem sentem-se envolvidos na luta. E partici­pam. E vivem. E chegam a tomar partido.

in Município de Cannas de Senhorym
http://municipiocds.blogspot.com/

Anónimo disse...

É isso mesmo o que penso. Para mim o Carnaval é bem agazalhada e até me faz impressão o contrário. Já passei Carnavais em terras quentes - não Brasil, atenção! - era miúda e fazia-me muita confusão o sentir calor, o baile ser ao pé da piscina e às tantas a malta atirar-se para lá vestida e tudo. Não batia certo com "a minha ideia de Carnaval".
Pois claro, que ganhe o Paço!!!

Farpas disse...

Cingab.... vocês sempre vão este ano? É que nos outros tenho tido dificuldade em perceber se vocês lá estão ou não! Eheheh , mas por vezes quando nós nos calamos parece-me ouvir lá ao fundo uma musiquinha... LOL

Mai nada Emiéle! Vivó Paço!

saltapocinhas disse...

És de Canas, tu?
Há 2 anos fui ver esse carnaval, achei divertido e fartei-me de gritar (não me lembro por quem estava a torcer, mas posso procurar saber!

Anónimo disse...

Ó Farpas, já voltavas, não?!
;)

Farpas disse...

E já voltei! ;p

Saltapocinhas!!! Vieste ao melhor Carnaval do Mundo?! Bem, tu vê lá se estavas a puxar pelo lado certo!! Eheh!

Related Posts with Thumbnails