José Afonso
Não consigo deixar passar este dia sem voltar a publicar uma das frases de que mais gosto:
Dá que pensar... Quer se goste quer não goste é incontornável que o Zeca foi uma grande figura da nossa história, talvez um "grande português" o que quer que isso queira dizer, e a história nunca o vai esquecer, pelo menos enquanto eu puder ouvir e tocar a sua música, enquanto me lembrar da ousadia e das palavras.
Hoje lamentam-se os 20 anos da sua morte, mas enquanto houver uma guitarra há Zeca Afonso! Por isso amigos eu que pertenço cada vez mais aos últimos da geração da viola (substituída pelas consolas e coisas do tipo) deixo a todos os que gostam de tocar boa música UM PACK COM 63 MÚSICAS DO ZECA com a letra e respectivos acordes! Para que nunca se deixe de cantar Zeca Afonso... em cada esquina!
Hoje lamentam-se os 20 anos da sua morte, mas enquanto houver uma guitarra há Zeca Afonso! Por isso amigos eu que pertenço cada vez mais aos últimos da geração da viola (substituída pelas consolas e coisas do tipo) deixo a todos os que gostam de tocar boa música UM PACK COM 63 MÚSICAS DO ZECA com a letra e respectivos acordes! Para que nunca se deixe de cantar Zeca Afonso... em cada esquina!
Agenda via SIC:
(Pessoal de Faro não percam isto!!)
Terça-feira, 27 de Fevereiro:
• Em Faro, no Club Farense, pelas 21.30h, Francisco Fanhais e Afonso Dias protagonizarão uma homenagem a José Afonso.
"Eu sempre disse que a música é comprometida quando o músico, como cidadão, é um homem comprometido. Não é o produto saído desse cantor que define o compromisso mas o conjunto de circunstâncias que o envolve com o momento histórico e político que se vive e as pessoas com quem ele priva e com quem ele canta."
"Numa viagem que fiz a Coimbra apercebi-me da inutilidade de se cantar o cor-de-rosa e o bonitinho, muito em voga nas nossas composições radiofónicas e music-hall de exportação. Se lhe déssemos uma certa dignidade e lhe atribuíssemos, pela urgência dos temas tratados, um mínimo de valor educativo, conseguiriamos talvez fabricar um novo tipo de canção cuja actualidade poderia repercutir-se no espírito narcotizado do público, molestando-lhe a consciência adormecida em vez de o distrair. Foi essa a intenção que orientou a génese de "Vampiros", entidades destinadas ao desempenho duma função essencialmente laxante ao contrário do que poderá supor o ouvinte menos atento. A fauna hiper-nutrida de alguns parasitas do sangue alheio serviu de bode expiatório. Descarreguei a bílis e fiz uma canção para servir de pasto às aranhas e às moscas"
"A utopia com que sempre sonhei é concretizável."
14 comentários:
Ainda bem que tens os vídeos do concerto de Vila Real. Foi fantástico!
Tu estavas lá? Não me digas que nos encontrámos e não sabemos!
Brilhante Farpas!!!!
Excelente!
Bom @farpas!...
"Quando começamos a procurar álibis para justificar o nosso conformismo... Então está tudo lixado" - essa não é para mim, pois não?... :D
Já não se fazem Homens como estes. :P
Cingab,
Acredito que tens imensa gente que te adora e pensa em ti diariamente mas não me parece que o Zeca escrevesse a pensar em ti... Alem disso, bem estaria o mundo e o país se tu fosses o conformismo personificado! Mas não... É um sindrome social muito mais abrangente que temos que combater vigorosamente, para evitar, por exemplo, as taxas de abstenção superiores a 50%.
Zeca sempre! Eu estive lá, à vinte anos, era novo mas lembro-me de algumas coisas. Como por exemplo a monumental afluencia de gente ao patio da escola comercial para a ultima vegilia e o cortejo até ao cemiterio.
Foi um grande homem, um grande combatente, um inspirado musico, compositor e escritor.
Pena é que não se prepetue o espirito da geração de Abril, faltam-nos mais Zecas!
Abraço,
Antonio
@António Aleixo,
Pois tenho!... Ainda bem para mim!...
Mas você não entendeu!... Ou, e deve ser isso, eu expliquei-me mal... Talvez devido ao meu atraso cultural...
Cingab,
Nunca falei de atraso cultural da tua parte. Apenas comentei a tua participação embora, claro, tenha tambem percebido que nao tenhas entendido as palavras do Zeca como para ti.
Podes tratar-me por tu.
Abraço,
Antonio
Ontem a RTP1 fez-lhe um homenagem quase à 1 da manhã! E passou o Concerto do Coliseu quase às 2!
Enfim. Passei para cumprimentar e saudar.
Enfim, apenas uma provocação!... Gosto disso!
Helena, gostava de ter estado mas não estive! Mas só pelos nomes do cartaz deu para ficar cheio de inveja!
Ai as provocações... lol! É para ti sim Cingab, para ti, para mim,... para todos!
Também dei conta Trilby... Zeca Afonso não dá audiências... nunca participou num big brother ou coisa do tipo...
Emiéle o Dia Z repete-se, qualquer dia metemos isto no calendário!
Grande Zeca. SEMPRE!
Farpas, eu que não tive disponibiliddae para tepedir ajuda, fico feliz de ver o que vocês fizeram.
Está lindo o teu Blog no dia Z (Adorei o nome). E como é que é, aceitas o desafio de organizar uma festa real, cá fora, num dia destes? A Helena já se disponibilizou...temos um ano, quase inteiro pela frente.
Vamos a isso?
GRANDEEEEEEEEEEEE TRABALHO SR. FARPAS
GRANDEEEEEEEE TRABALHO!!!!!
Isabel No que eu puder já sabem que podem contar comigo!! Vamos a isso!
Enviar um comentário