11 fevereiro 2007

SIM

(CARREGAR PARA AMPLIAR)
Por aqui em Canas de Senhorim o SIM ganha por apenas 9 votos, mas com uma grande recuperação comparando com 1998!

No país parece que ao que tudo indica o SIM vai ganhar e os resultados apesar de não serem vinculativos são significativos, por isso agora é esperar que as coisas sigam o seu caminho e que tudo o que tem sido discutido ao longo destes últimos dias seja posto no papel.

Edit 1: numa nova visualização dos resultados noto que o "Não" ganha em distritos onde julgo que a população é mais idosa.

Edit 2: Acabei de ver o Dr Gentil Martins dizer "O aborto clandestino não acaba mas diminui"... gostava de o ter ouvido dizer isso durante a campanha...

Edit 3: Acho que este mapa não espanta ninguém certo?
(VERMELHO : Não; AMARELO: Sim)


Edit 4: Aos confusos: este referendo não é vinculativo, mas sim considerado significativo, o que se passa neste momento é que o governo vai apresentar a lei por vontade dos portugueses que votaram maioritariamente SIM neste referendo e o Presidente da República tem direito ao veto político, coisa que não aconteceria se este referendo fosse vinculativo... tal como em 1998 o governo vai seguir as indicações que os eleitores que se importaram com o assunto lhes deu.


Edit 5: Depois de ver as declarações da Plataforma Não Obrigado fiquei com a certeza que não aprenderam nada durante a campanha... continuam a fazer das pessoas burras... só cai quem quer...

16 comentários:

cereja disse...

Grande Farpas!
Isto é que é um post!Fico com inveja, que eu sou muito palavrosa mas não sei encontrar estas coisas! Era mesmo isto que precisava para completar os meus raciocínios que ficaram assim, a modos que meio incompletos.
O mapa é excelente, e as cores muito vistosas. (eu talvez pintasse os distritos do «sim» a verde, sempre é cor de esperança, lol) Fica tudo bem claro.
Falando hoje com uma pessoa que se lembrava bem, disse que há 8 anos, o que deu a vitória ao Sim - que foi rés-vés como sabemos - foi a votação das ilhas, Madeira e Açores onde a votação Não foi arrazadora. Desta vez nunca se poderá dizer que foi rés-vés!

Farpas disse...

há 8 anos o que deu vitória ao Não querias tu dizer! É um vitória maior do que a de 1998 por parte do Não por isso espero que a actuação seja a mesma.

ilha_man disse...

Ao contrário do que afirmas, não foram nas zonas onde a população é mais idosa que o Não ganhou, pq Braga é o distrito mais jovem de Portugal e votam maoiritariamente Não. Também o alentejo tem uma populão bastante envelhecida e votou SIM. Acho que a principal razão prende-se com a ligação dos distritos do Não à Igreja..A mesma razão para os Açores e Madeira.

Farpas disse...

Braga não será o distrito mais jovem mas sim o distrito com mais jovens, o que não quer dizer que votem lá, mas sim terá directamente a ver com a Igreja, enquanto que o Alentejo terá directamente a ver com cores políticas... Eu acho muito interessante a distribuição no mapa, e acho que dava um bom estudo estes resultados, repara por exemplo no Porto , só os centros mais citadinos é que votaram Sim... aquela mancha verde ali no meio do vermelho é interessante...

ilha_man disse...

Mas no Porto tens uma grande população académica e culturalmente mais evoluída do que em outras partes da mancha vermelha...por isso é que o BE tem grandes resultados no Porto

Farpas disse...

Sim, sem dúvida, o que eu quero dizer é que estes resultados por distritos devem ser dissecados e analisados de uma maneira mais minuciosa, porque será mais fácil de descobrir o porquê da votação de uns e de outros.

Por exemplo nos concelhos de Canas e Nelas (:D) o SIM ganhou em 3 freguesias, e acredita que se eu não soubesse quais eram conseguía facilmente adivinhar... não querendo ser mauzinho, mas há muitos motivos que nos podem levar a adivinhar estas coisas...

cereja disse...

Farpas, a minha troca mostra bem como me sentia cansada ontem!!!! E aliás hoje, onde me parece que vêm aí uma gripe na minha direcção...
Olha ilha_man, esta informação sobre os Açores e Madeira foi-me dada por ontem por um amigo açoreano e tal como tu dizes, ele também confirma que a influencia da igreja é decisiva. Disse-me que desta vez, em Ponta Delgada ainda passou a mensagem dos defensores do Sim, mas no interior da ilha o que chegava era a informação das paróquias...

Cingab disse...

Culturalmente mais evoluída!... Meu Deus!... lol

Tomahock disse...

Ao ver-se a distribuição no mapa... Depara-se bem com a diferença de mentalidades das pessoas! Mas mesmo não sendo vinculativo espero que o governo faça aquilo que fez em 98! Ou seja seguir a vontade dos verdadeiros cidadãos que foram votar e que quiseram o SIM.

Farpas disse...

Cingab não entres por ai, porque o que se quer dizer com isso é simplesmente culturalmente diversificada, todos sabemos que muitas pessoas votaram "Não" sabendo o que estavam a fazer e conscientes disso, apenas o seu prato da balança pendia mais para o "Não" mas houve muitas pessoas a fazê-lo apenas porque não tiveram acesso a todos os dados... sabes bem que é verdade!

Não se trata de "parolos" ou "provincianos" como queres fazer passar, trata-se de acesso à informação, o "Não" que me preocupava era esse, era o "Não" de pessoas que apenas tinha acesso a certo tipo de informação, não era o "Não" de amigos meus que eu sei que votaram dessa maneira, porque esses eu sei que sabiam o que estavam a fazer! Não inventes coisas onde elas não existem porque não tarda estás a falar de "cultura de morte" e "estaladas na cara" como eu já vi hoje em alguns sítios.

A sociedade passou um cheque em branco? Talvez, mas agora quero que os defensores do Não não saiam de campo! Agora participem na elaboração da lei, o Governo tem a obrigação de fazer a lei da maneira próxima como ela foi discutida na campanha por pessoas com cargos de relevo nesses assuntos.

E deixa-me só dizer-te que uma vida não se compra! Sou contra as "parideiras profissionais", ou para uma coisa pode-se passar cheques em branco e para outras não?

Cingab disse...

@Farpas (acabou aquela coisa do Farpelas Fariseu, :D)

Parideiras profissionais, lol...
Não se compra?... Ainda vamos ter de comprar!... não se compra, mas apoia-se... Era essa a ideia! Ou só copiamos algumas ideias dos países mais modernos?

Não entres por aí? Eu entro pelas portas que estiverem abertas e não entro por janelas...

Depois falarei do papel da Igreja neste referendo

Tenho orgulho de ser provinciano!... Mas, até nem é por causa deste referendo (votei "NIM")... Há "nãos" e "sins"! Culturalmente evoluídos, diga-se até bastante à frente...

Respeitem quem voutou "não", a "bola" está no lado de quem votou "sim"!... Foi isso que pediu o Eng Sócrates!

Tomahock disse...

@Cingab

Podias aproveitar pra mudar o nick pra Ningab!

Anónimo disse...

Pronto, o Sim ganhou, naturalmente... A razão também ganhou, obviamente. De qualquer forma roam-se de inveja, em Setúbal o Sim atingiu os 81%!!! Fantástico, que orgulho! Melhor só em Beja com os seus maravilhosos 84%! Margem Sul ao poder!
Hehe, estou a brincar claro mas é obvio que fiquei muito contente e orgulhoso com a minha vizinhança.
Abraço,
Antonio

Anónimo disse...

@Tomahock

Quem tem esse poder é o PR e não o governo. Embora eu seja obviamente a favor do NÃO acho que por uma questão de coerência ele deve promulgar a lei. É pena...

Farpas disse...

Pode mudar o nick é para Nãogab, que aliás sempre foi a opinião dele, não percebo a parte do Nim, porque agora que o Sim ganhou é que se começa a trabalhar para aquelas coisas que tu dizias serem "nim"...

Ao ver os post do teu blog não posso deixar de dizer que estás a ser muito maldoso. É a minha opinião. Só espero que não metas na minha boca coisas que eu não disse e que tu só não percebes se não quiseres.

Cingab disse...

O meu Nim deve-se ao facto de, como disse "alguém":
O "Não" não salva a vida do Feto! E pode salvar outra vida!

Acho que estou a ser claro!...
E votei em branco para poder "roncar"... Acho que tenho esse direito!...
- deveria ser atribuído um subsídio a todos os bebés nascidos
- Motivos como sexo, cor dos olhos e análogos, não deveriam permitir o aborto (não sei se vai contra a resposta maioritária do referendo)
- Deveria existir a esta agilidade do SNS, para todas as doenças, pelo menos o que se pretende fazer

Related Posts with Thumbnails