11 abril 2007

Declaração

Caros leitores do blog Ai o Camandro:

Ao longo de todo este tempo que escrevo neste blog tenho sido alvo de cabalas e campanhas organizadas para denegrir o meu bom nome, a minha honra. Durante estes dois anos pessoas de má fé têm levantado dúvidas sobre a minha formação profissional e por isso chega a uma altura em que tenho de me defender, repito, tenho de me defender de todas as acusações que me foram feitas. Primeiro deixem-me explicar porque é que não vim clarificar a situação antes, como sabem apenas neste semana ficou concluído o relatório sobre a existência de planetas com dois Sois, e como tal não achei por bem vir a público explicar a situação aos meus leitores porque este era um relatório com implicações graves principalmente para todos os Icebergues do planeta. Passemos então à questão da minha formação, eu tirei o meu curso de forma digna sem ser beneficiado de maneira nenhuma aliás aqui estão os meus diplomas (carregar nas imagens para ampliar):


Aqui fica provado que eu tenho realmente a licenciatura em Astronauta e um MMU, comecei a licenciatura na Universidade da Beira Alta e depois disse aos senhores da NASA (que ficava ao lado de uma casa de sandes espectacular e por isso dava jeito) quais as cadeiras que tinha frequentado para eles me darem equivalência e eles acreditaram em mim, tal como acontece em qualquer Universidade e Instituto do Mundo. A NASA tinha, no meu tempo, um funcionamento exemplar, aliás como se prova pelos relatórios das inspecções a que foi sujeita. Reparem não se pode colocar as culpas a um aluno pelos erros de secretaria da Universidade, o aluno está lá para estudar, ir às aulas, ir aos exames e obter aproveitamento, tudo o resto não é da sua responsabilidade! No entanto, no meu tempo, a instituição tinha um desempenho extraordinário, mas a culpa dos erros de datas não é do aluno, mas a instituição tinha um desempenho excelente, mas a culpa não é dos alunos...

O facto das minhas notas terem sido lançadas no dia de Natal à noite, e todas no mesmo dia, não é nada de estranho porque toda a gente sabe que muitos professores trabalham nessa noite, aliás acho que é prática comum em qualquer universidade do Mundo, os professores marcam um dia e uma hora e o A.D.P.Q.V.L.N. (Autocarro Dos Professores Que Vão Lançar Notas) passa por casa deles para os apanhar.

Outra das questões que se têm levantado à cerca da docência da disciplina de Marciano Técnico são insinuações que não fazem sentido nenhum, quem me deu a cadeira foi o Director da NASA o Doutor Ikea, uma cadeira que até gostei bastante, deu-me a mim e a vários alunos, na altura eu, que até estudava nessa Universidade e nesse curso, nem sequer sabia que havia um professor dessa cadeira, coisa estranha essa de haver professores específicos para cada cadeira, devia ser o director sempre a dar todas as cadeiras!

Quanto ao tratarem-em por Astronauta Intenáutico isso nem vem para o caso porque toda a gente sabe que os Portugueses tratam toda a gente por Dr X, Eng Y ou Astronauta Intenáutico Z... por isso considero normal que me tratem por Astronauta Internáutico e não apenas por Astronauta.

Portanto meus amigos eu espero que tenham percebido de uma vez por todas tudo aquilo que eu expliquei, ou seja, nada.

Yours Truly
Farpas

27 comentários:

Sr. Fulano Tal disse...

Não me arranjas nada do género.

É que - my brain hurts!

Farpas disse...

Sr Fulano Tal sinto-me ofendido por pensares que eu posso arranjar este tipo de coisas, estás a querer insinuar que há alguma coisa de errado com a minha formação académica? Queres ter uma igual? Estuda! Eu fiz o meu curso de Astronauta com 1832 cadeiras!!! Repara foram 34 anos a estudar!! Eu tirei o meu curso como qualquer outro aluno e o aluno está lá para estudar por isso a culpa não é do aluno... mas a Universidade tinha um desempenho exemplar!! Por favor não publiques esse tipo de comentário, não que eu te esteja a pressionar, mas não publiques, eu não tenho o hábito de pressionar as pessoas, mas não publiques essas insinuações!!

Anónimo disse...

Tens toda a razão ao querer esclarecer a tua formação académica como astronauta, mas olha que eu fiquei preocupada ao pensar na minha:
- estou licenciada há uma ano mas não tenho diploma, será que acreditam na minha licenciatura?
- tive (tivemos) cadeiras de 1º semestre, cuja nota foi lançada no verão seguinte (e com determinado professor era melhor ter em conta as datas dos festivais de verão para evitar que essa nota fosse esquecida), será que recomendei alguns destes professores para um alto cargo qualquer?
- no último ano de licenciatura concederam-me mais créditos do aqueles a que oficialmente tinha direito e não paguei as propinas todas, obviamente que fui beneficiada, não é?
- apesar de a minha licenciatura ser reconhecida pela ordem dos engenheiros, eu não pertenço a tal instituição, será que assim posso ser chamada de engenheira?
Admitindo que há factos que possam "cheirar a esturro", o que é certo é que muitas das insinuações feitas ao curriculum do José Sócrates podem ser feitas a muitos de nós tendo em conta a flexibilidade de regras e prazos que as nossas intituições (públicas ou não) apresentam.
Sinceramente fiquei preocupada com a hipótese de daqui a uns anos alguém levantar alguma dúvida acerca da minha formação, é que não guardei papéis nenhuns!

Anónimo disse...

Ah, esqueci-me de dizer, tirei um mestrado em apenas um ano, quando oficialmente tem de ser em dois, e tenho uma bolsa de investigação na área da biologia vegetal e ecologia, quando a minha formação é em biotecnologia. Vou já começar a prepara o meu dossier de aluna...

cereja disse...

Pronto, pronto, pronto...
Agora só queremos é que escrevas aqui como costumas fazer porque é disso que eu gosto!
(claro que podes emoldurar os teus diplomas ou até fazer papel de parede para forrar a tua sala de estar, por mim fica à vontade!)

Farpas disse...

Claro que sim "Maria" todos nós sabemos como funcionam as Universidades, este post é apenas Humor (está lá escrito em baixo), aliás desde o inicio que eu considerei que ele tem mesmo a licenciatura, o que não quer dizer que ele não tenha sido beneficiado em alguma situação, como aliás qualquer pessoa o pode ser em determinadas alturas (esqueceste-te de falar que também por duas vezes contornaste(mos) as datas dos prazos limites. Em todo este caso só há uma coisa que eu acho que ele tem claramente culpa, e é no ponto menos importante (para mim) de toda esta história, acho que é claro para toda a gente que ele disse à AR (no seu currículo) que era Engenheiro sem o ser ainda. O post é uma critica à entrevista, porque foi de facto uma entrevista muito pobre para quem até costuma falar tão bem, o problema é que para ele se defender teria de falar mal do Ensino Superior e isso também não lhe convém muito!

Cingab disse...

Ora então... Parabéns pelos 50000 visitantes... Um número bonito!... Claro que ficaria também bem, comrpovares esse número!... Mas pronto... Parabéns na mesma

Farpas disse...

Obrigado Cingab, realmente não posso comprovar essas visitas todas porque há duas que eu não conheço lol mas de qualquer das maneiras deixa-me dizer-te que não invento visitas, o meu IP é excluído da contagem e não tenho instalado refreshs automáticos de páginas como muitos blogs... porque tal como saber se o eng tem ou não canudo, as visitas são muito menos importante que os posts e comentários!

Anónimo disse...

Olá emiele, bom dia!

Fiz isto tudo de forma perfeitamente legal e clara (acho que é óbvio que o meu comentário foi carregado de ironia e descontextualizei as situações). Não tenho diploma (e por isso seria impossível emoldurá-lo e pô-lo na parede, além que prefiro um bom quadro ou um poster de um flme que tenha gostado) porque qualquer (penso eu) universidade portuguesa demora cerca de dois anos após a conclusão dos cursos a entregar os diplomas.
Tive cadeiras cujas notas foram lançadas fora da altura devida porque alguns professores têm muito mais que fazer do que preocuparem-se com os alunos (de novo a ironia) e por isso "esquecem-se" de cumprir as suas funções de secretaria.
No último ano tive mais créditos do que devia e não paguei todas as propinas porque além de ter estado fora (onde fiz o mestrado e por isso é que é só de um ano, ao contrário do que se passa em Portugal) só estava a acabar o projecto final de curso, logo além de não estar a gastar nenhuns recursos da universidade estava ainda a pagar-lhe propinas, o que achei injusto e por isso pedi ao reitor a isenção do pagamento da 3º prestação (eu e colegas meus).
Quanto ao titulo de engenheira, não o quero porque nunca estudei para ter titulos, apenas para aprender por isso essa questão passa-me totalmente ao lado.
Por fim, consegui esta bolsa porque obviamente tive cadeiras relacionadas com a área.
Espero que esteja tudo explicado e fique esclarecido que o meu comentário foi apenas para mostrar que qualquer está sujeito a este tipo de dúvidas e não para mostrar ou evidenciar os meus diplomas (que ainda não tenho) até porque quem me conhece sabe que eu não ligo nada, nada a isso.
Bom dia!

Farpas disse...

@Mestre Eng. "Maria": acho que o comentário da Emiéle era irónico também e não era para ti lol! Beijinhos cheios de corações, rosas vermelhas e chocolates em forma de ursinhos para ti! (já viste consegui em duas frases escrever uma carrada de coisas que tu detestas? LOLOL)

Cingab disse...

Refresh automáticos?... Como é que isso se faz?

Cingab disse...

Uma pós graduação dá também algum título?
Tipo
pos graduado eng. Cingab

Farpas disse...

@Cingab: por acaso quando estava a ouvir essa dos portugueses usarem o Dr. e Eng por tudo e por nada lembrei-me de ti, tu é que gostas muito dessas coisas dos Drs e Engs! Eu por acaso sou mais do tipo da "Maria" não uso título nenhum, até mesmo nos cartões da empresa não quis que ficasse com qualquer título, embora mesmo aqui haja pessoas que fazem questão de o ter lá bem escritinho...

Cingab disse...

Eu gosto de usar Dr. e Eng? lol... Até parece verdade!...
Faço-o, muitas vezes exactamente por achar rídiculo ou para ridicularizar certas pessoas que prestam vassalagem a títulos e esquecem que, graças a Deus, já há muita gente que os tem e não liga muito a isso!
Percebeste Mestre Dr.?

Farpas disse...

Dr. Cingab: já que me tratas tão bem vou ter isso em atenção nos teus próximos posts lol

Cingab disse...

E ainda não escreveu o intlectual Dr. Tó... lol :P

Anónimo disse...

Oh Dr. Cingab, por quem é.
Prezo bastante o facto de vossa excelencia solicitar a minha humilde opinião sobre o assunto. Quanto ao titulo de Dr. que sua pessoa me atribui, devo desde já esclarecer que não cheguei a completar o ultimo ano do meu bacharelato, do qual desisti a uns miseros meses por incompatibilidades com o sistema de ensino ao qual estava sujeito na instituição que então frequentava.
Ainda que por vós muito honrado, devo ainda, a bem da verdade, adverti-lo para o facto de que, ainda que tivesse completado a minha formação, jamais me caberia a mim tal titulo assaz prestigiante, visto ser o meu curso de cariz cultural ou artistico, se assim melhor entender. Como muito certamente o aclamado Dr. sabe, tal honra e prestigio não se encontram ao alcance daqueles pobres de nós, humildes artistas.
Assim me despeço, esperando não ter de forma alguma defraudado as espectativas de Vossa Excelência em relação à minha pessoa e transmitindo desde já os meus mais sinceros cumprimentos.

Atenciosamente,
António Aleixo

Anónimo disse...

E falando a sério...

Gostei de ouvir ontem o Socrates falar, não duvido da sua formação e sei que ele tem razão quando refere os atrasos e imbroglios de secretaria como normais nas instituições de ensino superior. Parece-me sinceramente que querem inventar aqui um caso à força toda... Mas claro que isto é apenas uma opinião pois por mais que se apresentem documentos de um lado e de outro, dificilmente chegaremos a um consenso ou veredicto. Acho que este será mais um exercicio de intuição, ou se acredita ou não.

Abraço

Cingab disse...

Porra!...
E eu que andava a fazer o Mestrado em marxismo na Universidade António Aleixo!...
lol
:P

Cingab disse...

E agora, também a sério,
Isto é um merda de uma questão!... EU queria era pagar menos impostos, ter mais SNS, mas protecção social, ser Concelho... Quero lá saber do título do Sócrates!...

Cingab disse...

Não pode!...
Eu tinha aulas aos domingos e feriados por volta das 22:00h...
Não sendo o Professor, nem o meu motorista vai-me desculpar @Ilha_man mais isso é um boato inqualificável
:P

MANUEL HENRIQUES disse...

Muito bem amigo Farpas. Mostrou que é um canense cheio de canudos!!!

cereja disse...

Bem, pelo que entendo este post nos comentários fico canense à brava e já quase me sinto aqui mal...
Quanto à Maria - amiga, desculpa, mas o Farpas rinha razão, eu estava a brincar com ele e era sobre aqueles diplomas mirambolantes de que ele falava que aconselhada a emoldurar... O teu comentário era mais a sério (ao princípio) e não me referi a ele. Nesta discussão não posso entrar, sou muito mais velha que vocês e no meu tempo o peso dos diplomas era diferente.

Unknown disse...

Boa noite a todos!

Oh Emiele eu não levei nada a mal o teu comentário e precebi o que quiseste dizer. É óbvio que o meu 1º post levanta as questões que tu levantaste e claro que foi essa a intenção. Mas também achei que devia esclarecer o porquê daqueles "beneficios" todos, porque foram situações muito especificas e claro que não foram (nem nunca devem ser) concedidos sem um razão plausível para tal!

Caro farpas, o meu menino está muito inspirado hoje... Com tanta rosa e chocolate até já estou com alergia, mas pronto gostei dos beijinhos!
(é a tua sorte, sabes que tanto tempo sem te ver deixa-me umas saudades de "discussão" que um pequeno pretexto pode desencadear uma guerra, ihihih)

Anónimo disse...

Olá de novo,

Enganei-me, aqui no computador estava cirka como nome e eu esqueci-me de alterar para "Maria".

Desculpem o engano e boa noite para ustedes!

miau disse...

tanta confusão de doutores, engenheiros, mestres e afins... Afinal não passam todos de meros mortais... Esses prefixos servem apenas para praticar o exercicio profissional. O amigo Socrates pode ser o que quiser, até mesmo astronauta! Não pode é continuar a entreter o "povo", não se distraiam!!

Cingab disse...

Ora aí está um grande comentário... menina miau

Related Posts with Thumbnails