17 abril 2007

Estou Preso


Este é um post muito rápido, apenas para dizer que me aconteceu uma coisa dos Diabos, eu até disse para mim "Ai o Camandro!", então não é que peguei num DVD que pensava que era virgem (cof cof) e quando vou a ver estava lá gravada toda a série do Prison Break??!! Pensei logo em ir à loja reclamar como é óbvio, mas depois não estive para me chatear, por isso estive (estou) há uma carrada de tempo a ver episódios atrás de episódios desta série enquanto penso se vou fazer queixa à loja... já agora sabiam que o "Scofield" começou a aparecer na televisão através de videoclips da Mariah Carey? Que grande evolução ele teve lol!.... já venho, vou ver se já se safaram!

29 comentários:

Anónimo disse...

Pois, eu já nem vejo o Prision Break aos fins-semanada, porque tive a sorte de uma gajo da minha turma me gravar as duas séries...

Isto dos DVD´s (ilegais) trás muitas vantagens...

Abraço ; )

Tomahock disse...

Finalmente encontraste o dvd da season1 que andava desaparecido?? Eu até já pedi pra me gravarem outra vez :\

Farpas disse...

Estes DVDs não são propriamente ilegais, quer dizer são e não são... mas isso são outras histórias ;p

@tomahock: fizeste bem porque o que eu tenho aqui é o da 2ª temporada!

Cingab disse...

E dos "Heroes" também

Farpas disse...

E dos Heroes também o quê?

Anónimo disse...

ilegais são de certeza, a "moralidade" do acto é que pode ser discutida.

Abraço

Cingab disse...

Os DVD's que por aí andam...

Farpas disse...

Sim por acaso o do Heroes também já anda lá por casa.

Mas Tó são ilegais porquê? Não foram comprados ilegalmente, não foram roubados, eu comprei o DVD virgem e descarreguei da net uma série gravada da televisão, ninguém me pediu dinheiro por ela,... muito sinceramente não vejo nada de ilegal... porque se as minhas cassetes VHS com as fábulas da floresta verde não são ilegais então não é por estar na moda que tudo o que se saca da net é ilegal que estes DVDs passam a ser... tudo isto é muito discutível mas eu tenho sérias dúvidas que seja ilegal.

Cingab disse...

Infelismente tenho de concordar com o Tó... É Ilegal!...
Mas há muitas coisas ilegais que fazemos todos os dias... As Casetes VHS, também, tal como os cassetes audio os cd's as fotocópias de livos... Até os excesso de velocidade... No domingo, de certeza que não ias a 50km/h... Aliás, segundo sei (mas não tenho lido muito) isso até já faz parte de um qualquer codigo da Lei!...
Mas podemos sempre fazer um referendo!

Farpas disse...

Ora vamos lá ver uma coisa, as estações de televisão pagam para transmitir as séries certo? E não pagam o mesmo que eu e tu pagamos se formos a uma loja comprar os DVDs da série correcto? Não é ilegal gravar um programa transmitido na TV, é ilegal ganhar dinheiro com esse programa. A TV já pagou a série aos seus produtores, os direitos estão pagos, repara que aqui não é a mesma coisa que sacar um cd de música!

Cingab disse...

Não os direitos de comercialização dos DVD's... Isso também e calculado!...
Um Filme tem lucros previstos nas bilheteiras do cinema, depois do aluguer, mais tarde (agora não muito) na venda!

Farpas disse...

Não estamos a falar de filmes pois não? Estamos a falar de séries. Segundo os meus amigos da ASAE

"não se afigura proibida a cópia ou reprodução de fonogramas, videograma ou uma emissão de radiodifusão, incluindo Cd's, quando se destinam a fins exclusivamente privados, e desde que não atinjam a exploração normal da obra, não causem prejuízo injustificado dos interesses legítimos do autor nem sejam utilizadas para fins de comunicação pública ou comercialização"

O que estamos a falar aqui é de um programa que passou na televisão (onde quer que tenha sido) e cuja emissora pagou os direitos de autores para os seus espectadores poderem ver a série. (essa mesma justificação da ASAE é válida para aquele BOATO de que não se podia ouvir cds não originais nos carros, ou que se tinha de ter o original). Portanto se eu não começar para aí a vender o DVD (que não é o DVD da série mas sim um DVD com os episódios da série) ou a fazer cópias a grande nível não estou a fazer nada de ilegal...

Anónimo disse...

Olá Farpas,

Eu não disse que o que tu fizeste é ilegal. A ilegalidade aqui é cometida por quem disponibilizou os episódios online. Tu, quanto muito, foste conivente. Tal como aqui transcreveste, e bem, copiar fotogramas não é ilegal "quando se destinam a fins exclusivamente privados", o que não me parece ser o caso da disponibilização na net. A internet é um meio de comunicação social e de partilha de informação e mais uma vez a tua transcrição é explicita. As cópias não serão ilegais desde que não "sejam utilizadas para fins de comunicação pública". Assim sendo, ainda que não tenhas infligido diectamente a lei, pactuaste com um acto ilicito. Capiche?

Quanto à moralidade da questão estamos de acordo. As séries são compradas antecipadamente pelas transmissoras, após aprovação do episódio piloto, por isso todos os direitos autoriais e devidas remunerações estão asseguradas.

Eu não julgo o acto mas que é ilegal é. Como também era ilegal fazer cópias das transmissões televisivas quando surgiram os primeiros video gravadores.

Abraço

Farpas disse...

Visto dessa maneira tens toda a razão! Será uma pequen ilegalidade talvez comparada à tecnologia "anti-cópia" que algumas editoras metem nos cds, também não é ilegal só por si, mas tornam-se ilegais quando queremos fazer uma cópia para uso privado.

Tomahock disse...

A informação é disponibilizada na internet, os programas de p2p são gratuitos, se alguém tá a cometer uma ilegalidade é quem disponibiliza a informação! E toda a gente facilmente sabe quem é! Porque essas pessoas são sempre muito orgulhosas e metem a tag deles nos filmes (axxo (o maior do mundo!!!) diamond etc etc etc)

Anónimo disse...

Oh Farpas, embora seja legal fazer cópias para uso doméstico, não é ilegal que as editoras façam tudo ao seu alcance para o evitar. Não concordo que sejam ilegais os sistemas anti-cópias. Até porque as editoras não se importariam nada se as mesmas fossem apenas para uso doméstico mas ambos sabemos que não é assim e é por essa razão que elas tentam proteger ao máximo os seus bens.

Tomahock - Claro que os programas de p2p são legais e gratuitos. A faca não é ilegal, apenas a facada. Não podemos proibir o meio mas sim o fim... Quanto aos tags não sei bem mas esses não são nicknames? De certeza que ninguém lá mete o seu nome pessoal e forma de contacto, né?! (Acho eu...)

Abraço

Anónimo disse...

MAis uma coisa Farpas,

O que é legal não é necessariamente um direito. É legal fazer cópias de obras adquiridas para uso doméstico mas tal não é um direito adquirido na compra do original. É uma possibilidade ao dispôr do consumidor caso este consiga ultrapassar os sistemas de protecção. É como, por exemplo, o acesso ao empréstimo bancário para aquisição de imobiliário. É legal mas não é um direito de qualquer contribuinte pelo que o banco o poderá recusar a qualquer pessoa se assim o entender (Talvez o exemplo não seja o melhor mas acho que se percebe).

Abraço outra vez

Anónimo disse...

Oi, talvez consigam esclarecer-me esta dúvida: há um site que disponibiliza "imensas" séries televisivas, não as consigo gravar para o pc, mas consigo vê-las, tipo youtube (a minha ignorância também pode impedir-me de saber como as gravar, talvez...). É ilegal fazer o seu download? Digo isto pois comecei a fazê-lo no local de trabalho, antes de vir para casa, e receio que não o deva...

Anónimo disse...

Ola 6to100tido

Tal como foi escrito antes, o acto ilegal é o de quem disponibiliza as séries para download online. Caso a coisa fosse a tribunal (muito improvavel) tu só poderias ser considerado cumplice. Quanto a como gravar as séries no pc não sei como te ajudar.

Abraço

Farpas disse...

Pois é Tó mas quer tu queiras quer não isso que as editoras fazem é ilegal, tanto que se tu fores à loja e disseres que queres trocar o cd porque aquele que compraste não dá para copiar eles são OBRIGADOS a trocar-te por um igual mas sem sistema anti-cópia, se quiseres faz o teste!

Farpas disse...

Já agora Tó, quanto a isso de se esconderem por detrás de um nick, isso não é nada... eu aqui no blog não o faço mas se quisesse poderia facilmente obter o teu IP, e se eu fosse uma força policial poderia simplesmente pedir à empresa servidora desse IP que me indicasse o cliente que às x horas do dia y estava a usar esse IP, claro que a polícia não vai fazer isso para quem saca filmes ou cds, faz isso para pessoas que suspeitam que fazem negócio com isso...

Tomahock disse...

@Tó as tags que eu disse (axxo e diamond) são as pessoas/equipas que fazem o bypass aos dvds cds etc (passam por cima das protecções anti-cópia) e as colocam na internet!

Devo dizer que os filmes que o axxo coloca na internet são os que têm maior qualidade! A maior parte dvdrip! e tem milhares e milhares de fontes!

Anónimo disse...

Pois, como eu disse, isso dos tags não sem bem como funciona. Não sabia que era assim tão fácil identificar alguém. Mas por exemplo... Eu podia sacar filmes aqui no computador do trabalho onde, através do mesmo IP, montes de gente trabalha, inclusive elementos externos à empresa.

Quanto aos sistemas anti-cópia nunca fiz o teste mas mais uma vez estou do lado das editoras. No seu lugar eu também faria tudo para proteger a minha propriedade. Oh Farpas tu, por acaso, achavas piada que alguém fizesse uso de um artigo teu sem a tua autorização?

Abraço

Anónimo disse...

errata

na primeira linha do testo anterior "não sei bem como funciona"

Anónimo disse...

errata dois (porra que isto hoje tá dificil!)

no texto da errata aparece testo onde deveria estar texto.

Farpas disse...

Sim Tó muitas pessoas partilham o mesmo IP mas não o mesmo MAC address, ou seja o computador específico de onde foi feito o acesso é detectável, pois cada computador tem o seu MAC address único!

Mas eu não estou a dizer que acho bem ou mal... eu estou a dizer é que eles não podem fazer isso, e isso é um facto! Eles não podem fazer esses sistemas (são obrigados a trocar o cd) e nós não os podemos retirar da net... cada um equilibra a balança como pode!

Anónimo disse...

mas que moralistas!...

Cingab disse...

Moralistas? Aqui?...
Está redondamente enganado... veja bem!

Anónimo disse...

Antes dos videoclips da Mariah Carey, já tinha aparecido na velhinha "Dinotopia" que passou na TVI ha uns anos!

Related Posts with Thumbnails