Dia da Criança
"Estes direitos são teus, sejas tu quem fores, sejam os teus pais quem forem, seja qual for a cor da tua pele, o teu sexo ou religião, fales que língua falares, sejas rico ou sejas pobre, tenhas que capacidades tiveres."
Leonor Baeta Neves - Convenção sobre os Direitos da Criança(Simplificada), in "Noesis", Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, Outubro - Dezembro de 1998.
:D :D :D :D :D :D :D :D
7 comentários:
à semelhança do dia da mulher, a celebração deste dia é uma fantochada de muito mau gosto! Dá-se prendas aos filhinhos, aos netinhos e outros meninos protegidos quando o que se quer hoje lembrar são todos os outros ostracizados. Se querem comprar brinquedos neste dia tenham a decencia de os dar às crianças que deles necessitam!
ISTO NÃO É O NATAL!
Tó eu logo à noite faço um post a contar como foi o meu dia da criança, era assim que deveriam ser todos!
Tó Aleixo, estás muito amargo...
Eu também escrevi no meu blog, que há «crianças« e «crianças» e devemos pensar que 'as nossas são um pouco mimadas, mas o grave não é que estas o sejam e sim que «as outras» o não sejam.
Fizeste bem em deixar o link para a Convenção que muita gente desconhece. Esta Convenção só não foi ractificada pela Namíbia e ... EUA.
Interessante.
Olá Emiele,
Claro que o importante é que todas sejam mimadas mas este dia serve para nos lembrar que existem muitas que não o são. É nesse sentido que acho despropositado "apaparicar-se" ainda mais os que o são diariamente. Este dia serve para dar atenção e carinho às crianças que dele se vêem desprovidas durante o resto do ano.
Obviamente que, se fosse pai, daria um beijinho especial ao meu filho no dia da criança mas não prendas. Essas daria a crianças em instituições de acolhimento, bem mais necessitadas.
No fundo o que me revolta é que, à semelhança do dia da mulher, esta seja uma data marcada pelo nosso egoismo e crescente consumismo.
Abraço sem qualquer amargura, apenas indignação.
estou contigo tó!
Ups!!! Reli o que escrevi e só a pressa é que justifica o disparate de ter trocado a Somália pela... Namíbia. Queria dizer Somália, é claro. Quanto aos surpreendentes EUA pelo que sei a justificação é como aquilo são Estados 'independentes' a Convenção tinha de ser provada por todos esses Estados e portanto... não é aprovada por nenhum!!!
Quanto ao «consumismo» aí não poderei estar mais de acordo! Os nossos meninos têm excesso de brinquedos, excesso de 'coisas' a compensar o tempo que os pais se sentem culpados de não lhes poder dedicar. É claro que quando se pensa que com o preço de uma qualquer bujiganga se pagaria a vacina de uma criança de um país de 3º mundo, ou se alimentava várias delas, é o nosso estômago que fica com uma grande bola lá dentro...
Não concordo nada contigo, Tó. Estes dias são importantes, por de facto as crianças são cada vez menos mimadas, no sentido físico, tenham os pais possibilidades monetárias ou não. O tempo que se passa em família é cada vez menor e de muito baixa qualidade...
Estes dias têm sentido, quando se trata de lembrar aqueles que são realmenente desprotegidos, sensíveis e dependentes de outros ou de algo.
Para todas as crianças do mundo desejo um dia feliz, com um sorriso imenso, irradiado de alegria.
Enviar um comentário