07 junho 2007

O jogo da Vida

Se a vida fosse um jogo... digamos que... se a vida fosse o Monopólio podíamos jogar várias vezes, arrumar a caixa quando não nos apetecesse jogar e voltar a tirar a caixa do armário quando tivéssemos novamente vontade de lançar os dados e continuar o nosso divertimento. Mas a vida não é bem algo que se possa deixar de jogar por uns instantes e retomar quando nos apetecer... Ao longo na nossa vida vamos comprando as propriedades, as companhias da água e electricidade, continuamos a lançar os dados, passamos pela casa de partida e ganhamos dinheiro que nos permite continuar a jogar... mas várias vezes os dados que lançamos não nos favorecem o jogo que planeámos fazer... tudo bem, qual é o problema??! Voltamos a lançar os dados! Aqui temos uma grande vantagem em relação ao jogo, podemos viciar os dados, podemos fazer com que os dados deêm a conta certa para cair na casa que precisamos, e de um momento para o outro lá estamos nós a comprar o Rossio... nem que para isso tenhamos de fazer várias voltas ao tabuleiro apenas com o Campo Grande na nossa posse!! À medida que vamos ganhando a nossa confiança vamos comprando casas e hotéis que ficam na nossa posse e por isso temos de cuidar bem deles, protegê-los... caso contrário lá vão eles para o banco ou para o adversário... e que falta eles nos fazem para continuarmos em jogo e vencer! Não há nada melhor do que passar pela casa de partida recolher a nota e seguir para mais uma volta já cheio de confiança e com aquele incentivo para continuar a jogar! Claro que há alturas em que temos de olhar para o jogo, ver o que temos e pesar as consequências das nossas acções, "Será que posso comprar a Rua Augusta agora? Ou será melhor ir com calma, dar mais uma volta e ver como correm as coisas?", É bom pensar, não podemos tomar decisões precipitadas que nos levem a um fim rápido do jogo, se calhar mais vale comprar a Ferreira Borges e continuar em jogo do que a Rua do Ouro e perder as casas e os hotéis ficando fora de jogo!...

A vida é um jogo que deve ser pensado principalmente porque é um jogo que vale a pena continuar a jogar com todas as boas e más decisões que vamos tendo... mas más ou boas esses decisões têm de ser pensadas, e tal como em todos os jogos não podemos pensar só no nosso joguinho, temos de contar com o jogo dos outros porque jogar sozinho não é lá grande coisa, aliás até podemos negociar com os nossos parceiros de jogo... porque não?!... eles estão lá, jogam connosco, jogam com as consequências do nosso jogo... é isso mesmo negoceiem o jogo, reformulem o vosso tabuleiro, viciem os dados!! Joguem!

6 comentários:

Luis Martins disse...

a vida é um monopolio...lol

miau disse...

Sim... é um jogo interessante, um jogo de inteligencia, um jogo de consequências....
jogar sozinho, não é de todo, uma ideia feliz...
Um abraço

Farpas disse...

Claro que sim, temos que jogar com as peças que temos e com o tabuleiro que está à nossa frente, do outro lado está sempre alguém que é o nosso parceiro de jogo, as nossas jogadas têm sempre consequência no jogo de ambos, não dá gozo jogar sozinho ;| precisamos uns dos outros para o jogo ser divertido!

wednesday disse...

Onde é que fica a casa partida? Estava mesmo a precisar de uns trocos;)

Sim, não nos podemos esquecer que a nossa vida influencia e é influenciada pelos outros. POr isso o melhor é darmos o nosso melhor, se também queremos receber do melhor.

Anónimo disse...

Muito inspirado sim senhor... Olha podias era levar o monopolio para o algarve no proximo fim de semana, para eu te ensinar umas coisas sobre a vida.
Haha

Anónimo disse...

Gostem da última palavra..

Joguem!!!!!!!!~
Abraço

Related Posts with Thumbnails