25 janeiro 2008

Será Humor?

Por vezes ouvimos uma daquelas chamadas que são gravadas e nos vêm parar ao email e pensamos que aquilo é combinado, dizemos que não faz sentido e que é impossível haver gente assim... Já tinha lido a transcrição da conversa num jornal e na altura pareceu-me que aquilo devia ser brincadeira... não tivesse morrido uma pessoa e esta situação era digna dos melhores apanhados! Digamos apenas... como é que é possível!

Então começamos com a chamada de um homem a dizer que o irmão está morto:




Depois de levar com isto que já por si parecia uma chamada de gozo a operadora tentou a todo o custo chamar os bombeiros, tentou a primeira corporação e depois como não tinha tido sucesso tentou outra corporação... isto só mesmo ouvindo...


7 comentários:

Kaicy disse...

Também não acreditei quando vi... só mesmo no nosso país, Portugal no seu 'melhor' é pena e triste que isto aconteça...

snowgaze disse...

15 minutos só para o telefone... é porque o homem já estava morto, porque se não estivesse, também morria à espera...

cereja disse...

Isto tem aparecido em vários blogs e é de se ficar sem pinga de sangue. Desde a primeira chamada, estranha sem a menor dúvida, (e seria mesmo a sério???) até à atrapalhação dos bombeiros, e a ausência de tripulação capaz.

Isto é que para mim é gravíssimo. Muito mais do que haver poucas urgências ou poucos Centros de saúde, o verdadeiramente grave é não haver transportes! Notem que mesmo que existisse uma Urgência logo ali em Alijó ou Favais, para irem buscar o doente o problema era igualzinho.

Tomahock disse...

Ninguém me tira da cabeça que o primeiro bombeiro de Favaios estava bebado... Ou isso ou era muito burro.
Felizmente não sou dessa zona. E tenho muita confiança nos bombeiros de canas!

Daniel Rodrigues disse...

o que se passou foi muito simples:

- Duas corporaçoes de bombeiros que agem irresponsavelmente, deixando o serviço nocturno a cargo de um elemento apenas, quando no minimo este serviço de voluntariado deveria ser assegurado por três elementos mediante as suas limitações. E, pior do que isso, assegurado por um elemento que nao sabe como agir caso aconteça algo como o ocorrido.

- Uma central de orientaçao de doentes urgentes (CODU) que irresponsavelmente nao sabe como lidar com seriedade e urgencia numa situaçao que apesar da frieza dos intervenientes carecia de uma resposta rápida. Ainda por cima, nota-se a "rapidez e vontade" que houve por parte do INEM para resolver a situação, nenhuma.

Primeiro o CODU deveria logo no atendimento inicial ser mais breve e nunca ter demorado aquele tempo todo. Segundo ao contactar tanto os bombeiros como a VMER notou-se a falta de profissionalismo com que abordaram a situação. Terceiro quando se depararam com a situação dos bombeiros da área deveriam ter rapidamente accionado a equipa de emergencia médica friso equipa de emergencia medica de qualquer corpo de bombeiros mais perto do local, o que nao foi o caso nem de favaios nem de alijó.

O CODU andou a brincar com uma situação caricata por causa disso mesmo, ser caricata. Só porque quem solicitou o socorro estava a falar com uma enorme frieza e nao se conseguia expressar da melhor maneira a situaçao foi desvalorizada. E, como se isso nao chegasse, o CODU ainda aproveitou para ridicularizar a situaçao dos corpos de bombeiros referidos sem ter a minima preocupaçao em assegurar o socorro à vitima.

É uma pena que tenha acontecido tudo isto! Sei que acontece raramente... mas é uma Vergonha!

Os comandantes dos corpos de bombeiros tem de saber lidar com as suas limitaçoes e assegurar sempre os serviços minimos! E o CODU/INEM tem de saber ser profissional e assegurar um serviço digno e responsavel a qualquer pessoa e nao a elites.

Cumprimentos!

Anónimo disse...

Interessante...

O estado tem sido "fulminado" por esta e outras situações semelhantes, umas mais graves que outras.

Mas então vejamos: Quais os problemas que se detectam aqui?

1. Falta de formação (Tanto dos familiares das vitimas que não conseguiam explicar devida e rapidamente o ocorrido como do bombeiro que não estava minimamente preparado para desempenhar o seu papel).

2. Falta de esquematização adequada e funcional no sistema de socorro em caso de urgencia.

Ora estes são dois problemas que o actual executivo tem feito questão de sanar... Tanto através de uma melhor cobertura por parte dos transportes e seviços de urgencia e fecho de obsoletos SAPs, como por facilidades no reingresso no ensino profissionalizante/ superior.

Muita coisa está ainda por resolver mas é preciso reconhecer aquilo que se tem feito. Não sou socialista e não fora alguns graves atentados à liberdade de expressão e imprensa e não teria duvidas em reeleger o Socrates. Assim prefiro esperar por 2009 para dar o meu veredicto final.

Quanto ao comentário do Daniel não poderia estar mais em descordo em relação à atitude "pouco profissional do CODU/INEM". A mim pareceu-me que a senhora foi incansavel e tentou ser o mais celere possivel. O facto de ela brincar com esta ou aquela situaçãõ é normalissimo, é o seu emprego, a sua ocupação diaria! Se ela estivesse permanentemente contraida com cada chamada para as urgencias dava-lhe certamente um ataque cardiaco!!! Eu no meu local de trabalho tambem ironizo, tu não?

Abraço

Farpas disse...

Olha que eu fiz um comentário com o mesmo ponto de vista no blog da Emiéle sobre a actuação do governo! Eu concordo plenamente com a remodelação das urgências, acho é que foi feita depressa demais, não se salvaguardando algumas questões importantes. Isto para além da maioria das pessoas não perceber que o tão proclamado fecho das urgências é um encerramento parcial (24h-08h)

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