29 abril 2008

Aperto de mão


Olá amigos! Cá estou eu de novo depois de uns dias no Algarve a trabalhar onde aproveitei para dar uns mergulhinhos... ou será ao contrário... uns dias no Algarve a dar uns mergulhinhos onde aproveitei para trabalhar... bem será uma destas opções... Antes de mais obrigado ao Tomahock por me ter mudado o cabeçalho do Ai o Camandro no dia 25 de Abril, que eu não podia deixar passar em branco mesmo não tendo internet! Entretanto tive um "curso intensivo" de comunicação nepalês-português-inglês o que é muito bom para estimular a criatividade, e fiquei com uma dúvida que espero que vocês aí desse lado, pessoas culturalmente avanças (pelo menos no gosto que têm na escolha de blogs :D ), me possam esclarecer há algum significado especial para os nepaleses apertarem a mão segurando o pulso com que nos estão a saudar com a outra mão? Entre vários havia um muito simpático que me cumprimentava com uma espécie de vénia, baixando a cabeça ligeiramente, e só me apertava a mão quando a iniciativa era minha e sempre desta maneira. Ora como não sou grande conhecedor da cultura nepalesa (apesar de julgar que vivi em Katmandu numa vida passada!) não sei se estava a cometer algum sacrilégio ou não, pelo menos não me pareceram ficar chateados (antes pelo contrário) mas já agora gostava de saber se estava a ser simpático ou se estava a tentar começar uma guerra! Alguém sabe?

2 comentários:

cereja disse...

Não faço a menor ideia, mas a verdade é que o modo de cumprimentar é das coisas que mais varia de povo para povo (e até no mesmo povo de era para era...)
O aperto de mão, era britânico, (se leres romances dos finais do século XIX ainda te falam em shakehand, por exemplo...) aqui usava-se a vénia se era mulher ou o abraço ou também vénia se era homem. Hoje espalhou-se o costume do beijinho homem-mulher, ou mulher-mulher, mas é um beijinho muito asséptico, acaba por ser dado no ar e apenas se encosta a bochecha...
Lembro-me de ver lá no Oriente um cumprimento que era de mão postas como quem reza, e uma inclinação de cabeça. E isso de se segurar o pulso, cá para mim, é falta de hábito e higiene - afinal as mãos andam por todo o lado e podem estar sujas, e os pulsos nem por isso.

Farpas disse...

Não, ele segura o próprio pulso, ou seja, aperta a minha mão com a mão direita dele e com a mão esquerda segura o pulso direito dele!

Related Posts with Thumbnails