13 outubro 2008

Frat - uma curta fantástica!

Esta curta foi 3D foi produzido por estudantes da escola francesa ESMA de seu nome Sebastien Durand, Julien Limon, Aurélien Peis e Cédric Trezeguet que demoraram 17 meses a transformar a ideia em vídeo. Frat conta a história de um mundo onde as pessoas que se aleijam se transformam em pedra. "Sai", o protagonista, é um miúdo de doze anos que tem o poder de curar essa doença com o seu sangue. Desde criança que o irmão mais velho o maltrata e depois usa o seu poder para curar as suas feridas. Um dia Vlad (o irmão) "empresta" Sai aos restantes elementos do seu gang, eles espancam o pequeno Sai curando-se com o seu sangue deixando-o inconsciente. Enquanto está desmaiado Sai descobre que ele também tem uma pedra dentro dele.

Eu acho este filme genial e se não for pedir muito gostava de saber como é que vocês interpretam esta história, eu consigo arranjar algumas versões!


9 comentários:

Rui disse...

Quem renuncia ao amor que sente, acaba ferido de morte. É a conclusão a que chego.

Paula Cardoso disse...

O que eu percebi foi que sempre que ficamos magoados nalgum sitio acabamos por criar uma certa resistência, como se se tornasse pedra. Tal é o medo de nos tornarmos a magoar. No caso do Sai ele estava a ser magoado no coração e por isso é que quando ficou inconsciente viu que no seu coração estava uma pedra.

Farpas disse...

como estão a ver há muitas hipóteses de interpretação e ainda há mais do que essas, eu vou-vos dar mais uma para já:

O Sai tinha o irmão no coração e por mais que ele lhe batesse e maltratasse, o corpo aguentava pois ele tinha a cura para esse mal, no entanto no seu coração criava-se uma ferida tão grande pelo desprezo do seu irmão que nem todo o sangue que por lá passava (o sangue era a cura) podia curar aquela ferida. As feridas do coração são muito mais dificeis de curar que as do corpo.

Farpas disse...

Já agora não resisto a deixar aqui outra possível interpretação, isto não pode ser a perda da inocência?

Paula Cardoso disse...

Uma particularidade: todos se começavam a transformar em pedra no sitio que utilizavam para magoar alguém.

Rui disse...

Farpas,
Um homem não perde a inocência para se magoar a ele próprio, mas a outros. E tirar prazer com isso, claro! É a perversidade do ser humano...

Farpas disse...

Não nesse sentido! Ele pode ter perdido a inocência dele ao perceber que o irmão o tinha "emprestado" aos amigos, repara que parece que naquele momento ele percebeu que aquela fotografia não fazia sentido nenhum.

Tininha começa a transformar-se em pedra pelo sítio em que eles próprios se magoam.

André jesus disse...

Esta história é o fim do mundo, é o fim do amor ao proximo, da partilha e de outros grandes valores que deviam fazer parte de todos e não apenas de um ou outro ser humano.

miau disse...

Muito bem...
Não é só uma curta, mas a realidade de muitas pessoas.
Pois é Tininha, o medo é um obstáculo mas também uma grande arma de defesa.

Related Posts with Thumbnails