07 outubro 2008

A minha casa, essa grande empresa!

Estive hoje com um Magalhães nas mãos (nada de piadas fáceis!) e por isso este post vai ser dedicado inteiramente a ele e às conclusões de uma conversa com o Tix no fim-de-semana!

Vamos lá pensar um bocadinho! O Magalhães (esse grande navegador que conquistou grandes feitos para a Espanha) é, segundo o Governo e a maior parte da comunicação social o primeiro computador made in Portugal que até pode ser exportado para 3 continentes, parece de facto um grande feito!

Tendo em conta que o “Magalhães” já existe há 2 anos e já por si (na sua versão original) é uma cópia de um outro projecto podemos concluir que a “Invenção” não é (nem pouco mais ou menos) portuguesa!Desmontando a coisa tal e qual um tsunami (perceberam o trocadilho? :D) verificamos que a motherboard é fabricada em Taiwan pela Elitegroup Computer Systems , assim como a memória RAM e o ecrã, já a bateria embora seja fabricada também em Taiwan foi montada na China pela empresa Gallopwire, escapa o disco que… ups,… o disco é Samsung e por isso fabricado na Coreia do Sul.

Mas isto não passam de peças… sim porque se falarmos do sistema operativo e respectivos programas já é diferente!! O Magalhães traz o Norte Americano Windows XP Home e uma versão do Filandês Linux, claro que não fica por aqui, para ter um aspecto mais atractivo o nosso amigo traz um ambiente de trabalho “Magic Desktop” desenvolvido pela Norueguesa EasyBits, e o anti-virus Kaspersky Internet Security 7 dos Russos Kaspersky Lab… ok… o cenário não é muito animador mas pelo menos temos a caixa de cartão onde vem o dito cujo que é feita pela Micropack uma empresa de Santa Maria de Lamas, abençoada caixa!

Ora se a tudo isto chamamos de grande inovação e fabrico português eu posso-vos dizer que tenho lá em casa duas estantes, uma secretária, uma cama, duas mesas de cabeceira, uma cómoda, mesa de cozinha, várias cadeiras, cadeira de escritório,…, que são de fabrico português, aliás foram fabricadas em minha casa de um modo completamente inovador!

Tendo em conta que os portugueses compram em empresas como a IKEA ou a Moviflor que vendem “mobília puzzle” (em que temos de montar todas as peças para termos algo parecido com a fotografia da embalagem que comprámos) devemos concluir que não é só Paços de Ferreira que tem muitas fábricas de móveis! Aqui no meu prédio deve haver umas 6 ou 7 fábricas de mobília portuguesa! Agora tenho uma dúvida… será que tenho de licenciar a minha casa como indústria ou posso continuar a fabricar móveis aqui em casa? Devo poder… isto também... já ninguém liga às falcatruas!

Nota: como não encontrei nenhuma imagem do magalhães de que gostasse optei pela tostadeira que no fundo tem um formato bastante parecido,..., hummm, isso sim era um projecto inovador, um computador portátil que desse para fazer tostas mistas!...

11 comentários:

Anónimo disse...

Genial!

Tomahock disse...

O kaspersky é de uma empresa Russa como podes ver aqui.

Portanto de fabrico nacional só mesmo a caixa de cartão!

Farpas disse...

ahhh bem me pareceu estranho mas... vou lá emendar! Bendita caixa de cartão!!

André Correia Maricato disse...

Pode acrescentar que a distribuição de Linux que vem no Magalhães é portuguesa.

Farpas disse...

sim é, mas não posso deixar de achar que a caixa mágica é mais um "IKEA", está lá tudo, só tiveram de o montar ;) mais coisa menos coisa claro!

cereja disse...

Já cá venho comentar, mas vão ver na calha fica agora o reconhecimento do Movimento para a Restauração do Concelho de Canas de Senhorim

Agora é que é!

cereja disse...

Farpas, genial a tua desmontagem!!!!
Falo da 'desmontagem' da outra montagem!
Não fazia ideia de que fosse assim, mas para ser sincera estava-me mesmo a palpitar.
Olha a trabalheira que eles tiveram em armar esse puzle, heim?!

Unknown disse...

Não é que seja a favor ou contra o Magalhães, mas deixo aqui uma pergunta: os carros produzidos na Autoeuropa são portugueses? As peças são portuguesas? Ou são apenas assemblados cá?

Qual é a diferença de um carro da Autoeuropa para o portátil magalhães?

Farpas disse...

Mas quem é que diz que os carros são portugueses? Queres ver que inventámos um VW e ninguém me avisou?!!

Está-te a escapar qual é o problema aqui... o problema é que se criou uma campanha de desinformação sobre este portátil de tal maneira bem organizada que quase toda a gente pensa não só que é uma invenção portuguesa como também que é totalmente (100% como vi em muitos sítios!) produzido em Portugal!

Eu nem sou nada contra o Magalhães! Aliás acho muito bem que uma empresa portuguesa o fabrique, já não acho tão bem que tenha sido atribuida a essa empresa o exclusivo do ensino por parte do Governo e muito menos gosto que me atirem areia para os olhos!





.... ahhh é verdade, também não gosto de atum!

Paula Cardoso disse...

Curiosidade: Ao ver o 2º programa "Zé Carlos" apercebi-me que, no vídeo sobre o Magalhães e as suas utilidades, o utilizaram para fazer uma tosta mista. Sintonia ou pesquisa de ideias?

Farpas disse...

também reparei :D

Related Posts with Thumbnails