25 novembro 2008

Avaliando a coisa


Perguntas que eu faço a mim próprio:

- Nas escolas privadas só são admitidos os alunos que a escola entende que devem ser admitidos. Os professores das escolas públicas são piores do que os das escolas privadas por os seus alunos obterem resultados piores?
- Os médicos são avaliados mediante o número de doentes que morrem? Se sim então isso quer dizer que um médico que trabalhe numa aldeia de 3 habitantes é melhor do que um médico que trabalha numa cidade com 3 milhões? Um médico que trabalhe numa cidade que tem uma média de idade de 30 anos é melhor ou pior do que um que trabalha numa cidade que tem uma média de 60 anos? Os avaliadores dos médicos vão assistir às consultas, verificam o diagnóstico e acompanham o doente ao longo do tratamento? Se o doente tiver uma trombose e tiver ido ao médico 4 meses antes tratar de uma unha encravada o médico que o atendeu na altura é penalizado?


Assusta-me bastante a desinformação que o Ministério de uma espécie da Educação tem andado a fazer relativamente à avaliação dos professores... ao ver o Prós&Contras de hoje sinto-me indignado como é possível que não haja ninguém que ponha termo a esta palhaçada desta avaliação... casmurrice, burrice, gozo, sadismo? Não sei mas não me agrada que seja possível fazer o que eles andam a fazer num país como Portugal.

33 comentários:

cereja disse...

Farpas, não vi o Prós e Contras. Por acaso desta vez tive mesmo que fazer noutro local, mas muitas vezes não vejo porque me sinto irritada como a conversa é conduzida. É um modelo que tal como está acaba quase sempre por me irritar.
Mas por outro lado, adivinho que sei o que disseram lá. Já me sinto esclarecida e farta.
Esta é uma guerra onde já tomei posição, e duvido que a venha a mudar.

Anónimo disse...

tanbém relacionado com a avaliacção dos profs, vejam a recente cronica de humor em www.vilarealsport.com

abraço

Anónimo disse...

eu ate compreendo as razoes pelas quais te bates e os principais motivos da tua indignacao. aquilo que eu nao compreendo e a actuacao da fenprof. parece-me basica a necessidade de uma mais eficaz avaliacao da prestacao dos professores. falando na generalidade, os professores deixam realmente muto a desejar, muito por culpa do facto das ESEs se terem tornado o ultimo reduto para aqueles que nao conseguem entrar nos cursos e especialidades com que inicialmente sonharam. assim sendo, alguem que nao consegue ingressar num curso de biologia tenta a sua sorte como professor de ciencias, o mesmo em relacao as artes plasticas, musica, linguisticas, matematicas, etc. geralmente ingressam nos cursos de professores de evt, musica, professores de linguas, etc.
esse parece-me o problema de base, os professores, na sua generalidade, nunca ambicionaram ensinar e faze-lo e para eles uma frustracao.
Posto isto, o que me indigna em relacao a fenprof e outros sindicatos e o facto de nao apresentarem alternativas de avaliacao. nao sou professor, nao poso avaliar o metodo proposto pelo governo, acredito que o mesmo apresenta falhas e incompatibilidades graves mas defendo que uma mehor e mais rigorosa avaliacao do sector e sem duvida uma necessidade premente.

e agora podem atacar-me a vontade que eu estou longe e num pais devidamente apetrechado com todo o armamento possivel e imaginario! hehe

abraco grande

Farpas disse...

Mas aí é que tu estás enganado. há propostas! Não defendo os sindicatos, aliás já o disse acho que os professores estão a ser mal representados, mas o modelo que se apresenta é completamente incomportável, deixam de ser professores (bons ou maus) para serem avaliadores e avaliados!

E convêm perceber que os professores sempre foram avaliados, num modelo que se calhar também não é o mais indicado, mas sempre foram avaliados! Para te dar um exemplo o meu pai para subir de escalão foi presente em Coimbra a um Júri de 5 pessoas...

cereja disse...

O comentário do Tó reflecte modelarmente o que é muito da opinião pública. Aliás é também o que se tem ouvido em ralação à Função Pública no seu geral. A informação que passa é sobretudo a visão dos patrões, neste caso o governo.
É lamentável que os sindicatos sejam o que são, e também penso que parte da culpa tem sido deles, pelo modo desastroso como têm (ou não têm) esclarecido a opinião pública. Mas que quanto a esses dois pontos as pessoas andam pouco esclarecidas, é certo. Primeiro existia já anteriormente uma avaliação (como aliás em toda a F:P: onde não existe progressão automática na carreira!!! muito pelo contrário, é preciso haver um concurso e muitas vezes espera-se quase 20 anos por esse famigerado concurso) e por outro lado rejeitando este modelo tem havido propostas de outros modelos também de avaliação.

De resto, Tó, se há tantos professores que escolhem o ensino como 'segunda escolha' não será exactamente por ser uma carreira pouco prestigiada?

cereja disse...

Só mais uma coisa:
Sabes Farpas que eu fui filha de dois professores? E excelente, posso garantir, porque até fui aluna de um deles - o meu pai. Foi um professor que deixou uma marca em muitos alunos que anos e anos depois ainda falavam nele.
E a verdade é que nessa altura eram os licenciados pior pagos dentro da categoria de licenciados. Hoje não é assim, OK, mas o prestígio, creio que nessa altura tinham mais do que se tem hoje.

Farpas disse...

Eu nem comentei essa parte porque já sei como é o Tó :D Ele sabe bem que há gente frustrada em todas as profissões, e há muitos professores que o são de carreira, pessoas que nasceram mesmo para ensinar! Assim como há médicos sem capacidade nenhuma e que só foram para médicos porque tinham 19, assim como há veterinários e dentistas que só o são porque não entraram em medicina... isso só por si não faz com que essas pessoas se transformem em maus profissionais!

Também concordo contigo quando dizes que este comentário do Tó é o pensamento de grande parte dos portugueses, e isso amigo Tó, é "desinformação" muito por culpa de uma política de desinformação bem ao jeito do que tu gostas! TOMA!!! lol

Anónimo disse...

ui, essa doeu! eu gosto de politica de "desinformacao"?! desde quando?
tal como escrevi, nao sou professor nem estou por dentro dos modeos propostos. o que eu sei e que e necessaria uma melhor e mais eficaz avaliacao das competencias dos professores, tendo por exemplo aqueles que me calharam na rifa e varios outros que conheco, alguns deles meus amigos. Claro que estou a generalizar e mais uma vez concordo que varios existem que escolheram fazer carreira no ensino e sao excelentes profissionais, o mesmo se aplicndo a todas as outras profissoes. Mas tambem e verdade que essa nao e a maioria e, ainda que toda a gente tenha direito a sua frustracao, a qualidade do ensino tem de ser defendida.
Mais uma vez, nao conheco a fundo o problema e acredito que os sindicatos e professores tenham apresentado modelos de avaliacao alternativos mas a verdade e que nao e sobre esses que os mesmos teem falado na comunicacao social.
Quanto aos modelos de avaliacao em vigor, quer na carreira de ensino, quer na FP em geral, parecem-me notoriamente escassos ou utrapassados, tendo em conta a falta de resultados praticos.
No que diz respeito ao ensino, nao posso precisar problemas mas quanto a FP (que conheco bem), sim. Aparte de profissionais zelosos das suas funcoes e compromissos, grande parte refugia-se no deficitario sistema hierarquico para nao fazer rigorosamente nada...
Quanto ao prestigio, mais uma vez, parece-me um problema derivado do facil acesso a carreira atraves das ESEs. A partir do momento em que o ingresso se torna o mais facil dentro do panorama academico, esta tudo dito quanto a futura qualidade os profissionais do sector. Tenho amigos formados nas ESEs que nem sabem bem como acabaram o 12'.

e venham de la mais umas farpas, hehe

abraco

Farpas disse...

LOL! não é que tu gostas, é dos sistemas políticos que tu gostas! :D muahahahah! De certeza que a "Maria" concorda comigo neste ponto!

Anónimo disse...

eu nao gosto de sistemas politicos, penas me identifico com ideologias, mesmo que compreenda o quanto as mesmas sao utopicas. E a Maria como aliado e um golpe sujo! eu sei que tou num pais com muitos misseis mas acho que nao aguenta com tanta animosidade...

abraco

Farpas disse...

Eheheh! Deixa lá! Também já falta pouco tempo, e isso também tem as suas vantagens, por exemplo na quinta feira de manhã e de tarde nenhum benfiquista te chateou com a história dos 2-5, aqui só tivemos essa sorte depois de quinta-feira à noite... a partir daí nenhum deles voltou a falar em futebol!

Quanto aos sistemas políticos e as suas ideologias, serão sempre provocações! eheh!

Anónimo disse...

Provocações com as quais ganhas sempre razão Farpinhas do meu coração! Isto apesar das saudades me levarem quase a defender cegamente o meu menino...
Beijinhos!

Anónimo disse...

olha olha... esta e boa! ate parece que a "maria" nao partiha das mesmas conviccoes ideologicas que eu!!! Ate pode descordar em absoluto com o modus operandi mas nao com a ideologia...
quanto ao benfica tens toda a razao, quando vi o resultado do sporting no record online agradeci por estar tao longe! imagino o que isso nao tera sido ate o olympiakos fazer o favor de equilibrar a balanca...

abraco

(entao e essa passagem de ano? ja se sabe alguma coisa?)

Farpas disse...

LOL coitadinho do meu menino lá perdido no meio dos bifes trans-atlânticos! O modus operandi faz toda a diferença :D

(consta que se mantém de 31 para 1!)

Anónimo disse...

Estás a ver o que aturo Farpas?! Com comentários desses não as saudades o safam! "Podes fazer o que quiseres, desde que seja com boas intenções!" Ai, ai...

Anónimo disse...

peco desculpa mas nunca deixarei de pensar o quanto seria bom se pudessemos prender indiscriminadamente todos os militantes do PNR e acabar com a licenca jornalistica da TVI... Eu acho que nem e pedir muito e tornaria Portugal um pais muito mais agradavel.

Como sabem sou acima de tudo democrata mas a nossa constituicao ressalva que todos teem direito a sua opiniao DESDE QUE RESPEITEM A PROPRIA DEMOCRACIA. Assim sendo nao vejo porque nao deveriamos prender por tempo indeterminado todos aqueles que atentam contra a mesma...
Quanto a TVI devemos evocar os principios basicos do jornalismo e a sua etnica. O mesmo devera ser informativo, imparcial, nao especulativo nem sensasionalista. Visto que a Manuela Moura Guedes e seus pupilos fazem tabua raza sobre todos estes principios, provavelmente deveriam pensar em ingressar noutra profissao.

Como veem, as minhas propostas sao muito razoaveis e so reforcariam o nosso modelo democratico e laico (sim porque as referencias e ligacoes a igreja por parte de alguma direita parecem-me tambem vergonhosas...)

Abraco

"venham mais cinco, de uma assentada que eu respondo ja!"

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Volta depressa que estás a ficar louco! Quem lê a tua mensagem vê um extremista que com argumentos diferentes mas sempre em prol do que acha melhor para todos (cada um tem a liberdade de pensar como quer) não fica dever muito a grandes ditadores da nossa e de outras histórias. Realmente o "modus operandi" seria o mesmo...

Farpas disse...

Aiiiiii! Ahhh que saudades das nossas tertúlias em frente a uma mesa com umas minis e uns baralhos de cartas! :D Outro dia estava num sítio onde estava um grupo de pessoas da nossa idade a jogar às cartas e só falavam de baboseiras! Nós ao menos temos conversas cheias de interesse e importantes para a política e economia Mundial! Onde mais se pode aprender história de Portugal numa piscina?! Ahhh a padeira... a padeira!

Anónimo disse...

impressionante e como ha gente que tem piscinas e mesmo assim nao sabe nada da historia de Portugal... "A padeira? Qual padeira?..."

Anónimo disse...

Passagem de ano precisa-se! E que tal na piscina?

Farpas disse...

E porque não? Eu tenho um amigo que conhece a dona (ahahahahahahah!!!!)!

Unknown disse...

Isso e que era uma ideia de valor!!! Eu voto nessa.

Farpas disse...

Eu também! Vou perguntar à coisa Pink se dá!

Farpas disse...

Acabei de falar com ela e ela diz para nos despacharmos a decidir para não alugarem a casa! Temos de começar a reunir as assinaturas! Eu vou!

Unknown disse...

Eu vou e levo a assistente de realizacao que eu preciso de alguem que me va organizando a agenda.

Anónimo disse...

Dr. LOW_COST_FILMES já coloquei na minha agenda esse serviço, espero no entanto que se lembre dos meus honorários, 1000€ por dia para mim mais 500€ para a minha cadela assisntente. Se não tiver financiamento aconselho a pagar o senhor a minha grade de cerveja, carregá-la e fazer o meu leite com café sempre que eu o desejar. Se ainda houver alguma restrição a estas minhas condições peça ao autor deste blogue, que considerando-me ele uma "artista" vai achar concerteza que mereço muito mais do que isto.

Farpas disse...

Cara assistente da parte que me toca tenho todo o prazer em decorar o seu camarim com ursinhos de peluche, chocolates em formas de coração, ramos de rosas vermelhas e um poster do Paulo portas em tamanho gigante! Tudo para que se sinta bem! Quanto à assistente canina vou providenciar para que retirem tudo da cozinha, incluindo conjuntos de copos, para ela estar mais à vontade!

Nota: Como acto de boa fé para com todo este meu cuidado para que se sinta à vontade podia providenciar um salame de chocolate!

Unknown disse...

Caro Farpas,

Tendo em conta a qualidade do servico que se prontifica a prestar e para o qual parece ter tanta experiencia, gostaria de o convidar para meu assistente de realizacao. Sucede que a pessoa actualmente no exercicio de tal funcao veio recentemente reenvindicar honorarios e beneces que nao se coadunam com o cumprimento das suas funcoes.
Assim sendo, e sabendo de fonte segura que os seus honorarios sao saldados em salames de chocolate, endereco-lhe este convite que estou convicto ser do seu agrado.

Com os melhores cumprimentos,
Eu

Farpas disse...

Com todo o prazer! Não sou tão artista como a assistente mas asso chouriças como ninguém!

Anónimo disse...

Caro Dr. Low_Cost_Filmes e caro Farpas, quero então desejar-vos muito boa sorte nessa nova parceria. É tão gratificante ver os frutos dos nossos sacrifícios! Durante estes anos tenho vindo a apoiar o Dr. LCF tendo eu dado origem à sua vida profissional. Antigamente era um rapazito que pensava que uma câmara municipal e um câmara de vídeo eram a mesma coisa e agora já as distingue e até os utentes do Instituto Helen Keller o elegeram como um dos melhores realizadores de sempre! Falei com a cunha que usei para que ele fosse para os Estados Unidos e não só está a sair-se menos mal como até o elogiam dizendo-me que "na montagem do filme até é mais-ou-menos mas que a cuidar dos pés de atleta dos produtores é fenomenal!" Estou tão orgulhosa!
Quanto ao Farpas, é bom saber que finalmente que vai fazer alguma coisa que lhe dê a projecção que merece, até pode ser que passe das chouriças às sardinhas!
Bem, novamente quero dar-vos os parabéns, sempre que necessitem de mim é só dizer, embora vá começar a andar um pouco mais ocupada porque acabei de saber que vou ser assistente do Tim Burton no Alice no País das Maravilhas, o chato é que tive de deixar o Pedro Almodovar apeado...

Farpas disse...

@Tó: hoje estive a almoçar com uma pessoa que me transmitiu a seguinte mensagem "eu já nem vos respondo, caquinha para vocês!" senti-me bastante ofendido... há pessoas que não sabem perder... não percebem que por vezes têm de ser preteridas por não serem suficientemente boas para os trabalhos que realizam...

Anónimo disse...

E realmente triste mas e a vida Farpas, e o fim de uma era e isso pode ser bastante dificil de aceitar, especialmente para uma mulher a beira daquela crise de meia idade... Enfim, independentemente da sua azia, criticas e ameacas, desejo-lhe apenas o melhor possivel e que consiga ultrapassar este momento comlicado da sua vida...

PS - mal posso esperar pela passagem de ano!!! umas belas cervejinhas, pessoal, piscina (talvez, depende do etanol), mais umas cervejinhas, etc... ah, pelo meio era fixe a malta comer qualquer coisa!

Related Posts with Thumbnails