30 março 2009

Preservativos e Fanatismos

Ainda há quem se surpreenda com o Bispo de Viseu... eu não, e tenho a certeza que grande parte da população (jovem e pelo menos alguns menos jovens) de Canas de Senhorim também não. Enquanto foi padre em Canas soube sempre estar ao nível, e percebi que era uma pessoa realmente dedicada à Igreja mas que não era um fanático (sim porque não há só fanáticos muçulmanos!). Por vezes a maneira como dizemos as coisas é bastante importante, na altura do refendo do aborto teve outra declaração que provocou polémica mas que é tão fácil de entender (é contra o aborto mas acha que ninguém deve ser penalizado por isso já que ninguém o deve fazer por gosto e quem o faz também é uma vítima) agora é com a questão da utilização do preservativo pelas pessoas infectadas com o HIV (e das palavras daquela pessoa que faz tudo menos o que devia, com calinada atrás de calinada e com uma mente retrograda e, digo mesmo, perversa porque no lugar onde está devia ter mais respeito pela vida Humana...)


... claro que fazendo questão de explicar o óbvio (mas necessário porque algumas cabecinhas podem não perceber o que ele quis dizer com isso e ainda dizem que é o Diabo) que o combate à doença não se faz com a distribuição de preservativos, mas lá que ajuda à não propagação lá isso ajuda! Esta atitude do bispo de Viseu, assim como do bispo das forças armadas (que diz que as pessoas que aconselham o Papa deviam ser mais cultas!!!) só revela responsabilidade, e ao mesmo tempo que o fazem à revelia do Vaticano (que agora vai responder... deve ser um processo disciplinar... quero ver quantas missas de suspensão é que vão apanhar!) , demonstram como está a ICAR a retroceder nos seus "altos cargos" lá da sede de administração... regionalização já! Honestidade e respeito meus caros... já tiveram muito tempo para aprender que esse é o caminho... daqui a uns valentes anos cá estarão novamente a pedir desculpa pelos actos que cometeram no passado (que agora é presente!).

11 comentários:

miau disse...

Os grandes homens revelam-se em actos como este. O dom da palavra, não é um dom que nasce em todos....
A expressão é simples, sem atentados contra ninguém assim como ausentes comentários comprometedores.

Tó disse...

Por estas e por outras é que mais uma vez vejo reforçada a minha "crença" de que as igrejas, enquanto instituições, deviam ser banidas! A fé e o culto devem ser livres e aceites mas instituições que propagam leis e medos com base em crendices é algo intoleravel! Ainda para mais num estado laico!!! Fora com eles!

Tó disse...

Claro que quanto ao bispo de Viseu não há nada a dizer. Não o conheço mas quanto à questão do preservativo parece-me uma pessoa sensata... Provavelmente o seu único defeito é achar que precisa da instituição para celebrar o seu culto (Que o diga a sua calosa irmã da canhota!)

cereja disse...

É evidente que a Igreja tem de se renovar (com pessoas como este Bispo e outras) ou teria 'acabado', perdão, ficado uma múmia paralítica que não teria peso nenhum. Ora tem e muito! E tem sabido sempre renovar-se, a «teologia da libertação» foi censurada mas existiu. Aliás logo depois da guerra existiu o movimento dos 'padres operários' que iam trabalhar de igual para igual com os operários para entenderem as suas necessidades. É por isso que se passaram 2 mil anos e ainda tem o peso que tem (e eu falo como agnóstica, como sabem)
Agora que sem dúvida, a eleição DESTE Papa não foi uma boa coisa. Já se estava a ver no que ia dar. O homem pode ser mal aconselhado mas imagino que é ele quem escolhe os conselheiros...

Evidente que neste caso o Bispo chamou a atenção para um ponto óbvio: a diferença entre prevenção e cura.

cereja disse...

Volto só para dizer que também gosto muito quando escreves a sério!

O que não quer dizer que não adore os teus posts brincalhões e ache que tens um humor formidável!!!

Farpas disse...

E torna a falar bem ao defender o divórcio em casos de violência doméstica! É bom não parar no tempo, este Papa foi o retroceder numa caminhada que já por si era bastante lenta, era lenta, muito lenta e lentíssima, mas caminhava em pequenos passos, agora com este senhor... é impossível o que quer que seja evoluir, é verdadeiramente um elitista autista que vive num Mundo só dele sem nenhuma preocupação com o Mundo real e com as pessoas que nele habitam...

Cingab disse...

ui... ui... por onde este post vai... :P

Tó disse...

Oh Farpas, mais não se podia esperar de um papa que militou a juventude ariana... De resto, devo confessar que também eu fui influenciado pelo espirito renovador do João Paulo II e esperava que a igreja se tornasse finalmente numa instituição que cultiva a fé.
Seria pedir muito e cá voltámos nós a mais um capitulo da mais antiga operação de marketing de que há registo - 2009 anos ao serviço da Grande Mentira!

Cingab disse...

eu bem disse!...

Raul e Joel Carvalho disse...

Eu acho que a aquela "faca", corta o mal pela raiz...

lol lol lol lol

Abraços

Hugo Rodrigues disse...

Este Homem é absolutamente fntástico!

Related Posts with Thumbnails