19 maio 2009

Anónimo?

Ponto número 1, estamos a falar de internet! A internet não é uma rua nem um condomínio, nem uma vila onde quase toda a gente se conhece, a internet nem tão pouco é uma cidade onde quase ninguém se conhece! A Internet é um Mundo Virtual/Real. O fenómeno dos blogues é outro Mundo dentro do Mundo da Internet! Assim como o IRC tem algumas regras e comportamentos que são aceites e não aceites, nos blogues também acontece isso, acaba por se criar uma espécie de código de conduta da blogosfera e das pequenas blogolândias que a compõem.

Existem várias maneiras de comentar em blogues, vamos falar sobre os blogues do Blogger, podemos comentar com um nickname registado na base de dados do Blogger (ou outro openID)onde se cria um perfil que pode ou não ser visível a todos mas que existe, a esse perfil fica associado um endereço de email que é assim como se fosse uma morada de casa na vida real, ou seja, embora possa ser anónimo existem alguns pormenores que podem fazer a diferença (mas já lá vamos); podemos comentar como anónimos onde nada se pode saber sobre essa pessoa a não ser no caso de existir uma queixa crime e se identificar o computador de onde essa mensagem partiu; e depois podemos ainda comentar com um nome qualquer que pode ser o nosso ou não, o que na prática é exactamente igual ao comentário anónimo, a única diferença é apenas o que aparece escrito, em vez de "Anónimo" aparece "Afonso Lopes Vieira" ou coisa que o valha!.

Portanto nestas 3 formas de comentar todos são "anónimos" para alguém, agora uma coisa é certa, como Farpas, associado ao perfil do Farpas, com o email do Farpas, só eu é que posso comentar! Não acham que faz toda a diferença? Farpas não é o meu nome verdadeiro, é um nick, é o meu nome dos blogues (não o meu "nome de net"), mas sempre que comentar como Farpas sabem que sou eu, o Farpas, que comento (em caso de dúvida comprovar pelo perfil e email, lembro que estamos a falar apenas em blogues do blogger!) . Se eu assinar como anónimo, ou escolher "Nome" e escrever lá José Alves (por exemplo!) nunca ninguém irá saber se foi o não o José Alves a escrever, porque qualquer pessoa pode ali escrever "José Alves"! Se aparecer lá um comentário do "José Alves" a dizer "O Farpas é um imoral" e eu for ter com o José Alves para lhe pedir satisfações, ele pode perfeitamente dizer que não foi ele que escreveu o comentário, que foi outra pessoa qualquer que o fez, e pode mesmo ter sido!

Isto tudo vem a propósito de uma pequena argumentação no blog Canas em Peso onde uma pessoa que assina com um nome próprio no campo "Nome" (sem nenhum perfil associado ou algo que comprove que é ela que escreve todos os comentários que aparecem com aquele nome) diz que todos se deviam identificar dessa maneira para acabar com os comentários anónimos, ..., pois para mim é tudo a mesma coisa e a maneira menos má é comentar com um nick (que até pode ser o próprio nome) registado, pelo menos dessa maneira podemos ir "conhecendo" as pessoas e encontrar uma lógica de raciocínio! Os anónimos são pouco anónimos quando falamos de blogolândias... percebe-se tão bem quem é quem ou de que lado da barricada é que está cada anónimo.... dá-se importância a mais ao facto de ser anónimo e importância a menos ao que esses anónimos realmente escrevem, porque há comentários anónimos que nem vale a pena ler, mas já li comentários anónimos de muito valor!! Tudo isto são pessoas... anónimas ou não!

25 comentários:

miau disse...

Ora muito bem explicado, sim senhor!!!
EU acrescento apenas que cada blog, gere os seus comentários (aceitando ou não os anónimos; apagando ou não os comentários mais "picantes")

Agora que existem pessoas estranhas, isso existem ;)

Alexandre disse...

Tens razão, mas permite-me um reparo. Se fosses deputado outros poderiam escrever como farpas (isto partindo do principio que o twitter segue umas regras parecidas) :P

Realmente liga-se muito a quem diz e não ao que se diz. Deve ser para depois, quando se vê passar na rua, se fazer comentários. Pode ser justo!

Abraços

P.S.: Eu sou o Alexandre mas já tive um nick noutros tempos.

Farpas disse...

@Miau: Claro que depende muito das pessoas que comandam o blog e do tipo de blog que é! Já assisti a muitas canalhices de anónimos em alguns blogs assim como já assisti a brilhantes comentários!

@Alexandre: Claro que sim, mas isso são "erros de casting" lol!

Olha e não és a mesma pessoa? Com um nick ou com nome? Para mim um Fulano que assina com um nick ou outro que assina com um nome desde que o comentário seja "interessante" não me faz qualquer tipo de comichão!

Anónimo disse...

he he he...

cereja disse...

Sabes, Farpas, este nosso 'código' não é muito bem entendido por pessoas fora deste ambiente. E, creio que uma das coisas que complicam é uns comentários aparecerem de facto com o rótulo de «anónimo», dando a entender que os outros o não são. E associa-se o «anónimo» às cartas, por exemplo, alguém que se quer ocultar. Quem anda nisto há uns tempo, sabe que mesmo que se diga o nome e este seja verdadeiro, a pessoa não fica identificada. Deste o exemplo engraçado do Afonso Lopes Vieira que realmente identificaria uma pessoa se ele ainda fosse vivo, ou José Saramago, por exemplo, acredito que haja mais alguém chamado assim. Mas sem ir muito longe, se um indivíduo se chamar Mário (deve haver milhares) e apelido Soares (mais milhares ainda) se assinar algo não vamos pensar que é o ex-presidente que aqui está...
Para mim o nick da blogosfera identifica até muito mais. Eu sou a Emiéle, e acredito que muita gente me conheça assim. O meu primeiro nome é Maria e o último é Neves. Alguém acredita que a Maria Neves fica mais identificada do que a Emiéle?! E por maioria de razão quando o nick está registado no blogger.
Só me incomoda um nadinha, quando no mesmo post aparecem dois ou três anónimos, porque não se sabe se é o mesmo que meteu 3 comentários ou 3 pessoas diferentes. Mas isso acontecia também com qualquer nome que fosse um tanto vulgar.
..................
Pronto. Isto é conversa de malta dos blogs e que quem anda afastado disto não entende.

cereja disse...

Já escrevi um lençol, mas ainda me faltou um exemplo.
Aqui na blogosfera, como provei com o meu exemplo, somos mais conhecidos pelo nick do que se usássemos o nome verdadeiro, que até pode ser partilhado por mais pessoas e o nick se for registado não.
Mas para que entendam melhor um exemplo da vida real. Imaginem que aqui há uns anos aparecia um artigo num jornal assinado Adolfo (Correia) Rocha, e noutro lado um assinado Miguel Torga. Para o grande público qual era o que estava mais identificado?...

Farpas disse...

@Emiéle: Exactamente! Eu também acredito que assim seja! O Nick da blogosfera identifica o blogger que está a escrever

Olha mais um exemplo, outro dia em conversas sobre blogs que tinham muitas visitas e muitos postadores, alguém mencionou um tal de Rogério de um blog muito lido e que já tinha estado em vários blogues e eu não estava a ver quem era, às tantas dizem "Ah acho que ele participava naquele blog antigo o Afixe" e eu disse logo "Ahhhhh o Monty!"...

"Só me incomoda um nadinha, quando no mesmo post aparecem dois ou três anónimos, porque não se sabe se é o mesmo que meteu 3 comentários ou 3 pessoas diferentes. Mas isso acontecia também com qualquer nome que fosse um tanto vulgar."

É exactamente por esse factor que eu prefiro que assumam um nick, para se conseguir entender uma caixa de comentários com alguma lógica e sequência de ideias

escarlate.due disse...

não tenho qualquer relutância pelos "anónimos" porque tal como referes, no fundo todos somos tão anónimos quanto o desejarmos (e conseguirmos) ser, com ou sem nick.

não é o facto de ter hoje 1 nick e daqui a 1 ano ter outro que me transforma em diferente comentador.
a única coisa que realmente pode diferenciar-me é a minha escrita e o que sou.

Se os há melhores ou menos bons? claro que sim!! na net, no país, no continente, no mundo, em qualquer parte sempre haverá bom e menos bom

Anónimo disse...

Cá para mim a Emiéle chama-se Maria de Lurdes !! Brincadeira á parte foi uma optima explicação sobre anonimato dos bloggers.

Farpas disse...

É mesmo isso Escarlate.due!

@anónimo: Por acaso não mas a lógica é essa LOL

cereja disse...

Juro mesmo que não sou a Ministra!
Palavra de escuteiro!!!!
:)

Tomahock disse...

O meu grande problema com os anónimos é a coerência. Não é possível manter uma discussão/argumentação/troca de ideias com alguém que não assina. Não sei se estou a falar com um anónimo ou com outro.
Mas falando de casos concretos o que se passa no canas em peso é que o anónimo é apenas uma ou duas pessoas, e não devem assinar pois depois trocavam as identidades muito facilmente, pois tanto falam bem de algo como no comentário a seguir falam mal! E realmente era tramado assinar com duas ou três identidades... Depois seria difícil distinguir qual delas é que devia assinar para manter a coerência!

Anónimo disse...

...Tudo isto é lindo, tudo isto é fado.

Concordo com quase tudo ou mesmo tudo que aqui se escreve, mesmo sendo anónimo.
E aqui só posso acrescentar que um anónimo "pode ser" alguém que apenas quer passar despercebido na multidão, ou um qualquer blogger que abandona temporariamente o seu "nick", e põe uma nova máscara.
-Com que intenção?
E aqui é que reside a principal razão de gostarmos ou não dos anónimos, e no fundo o que os move não é muito diferente do que se passa na vida real, uns mascaram-se para se divertirem tal como fazem no Carnaval. Outros infelizmente mascaram-se para fins bastante mais tenebrosos... assaltos, violações e outro tipo de crimes.

Agora posso assinar com um qualquer nome, do tipo

Maria José Morgado.


p.s. Já agora, eu sou dos da mascara de Carnaval e o meu verdadeiro nick é Raismepartam, ou não.

Farpas disse...

Falta ainda referir outra situação que varia conforme o tipo de blog e o tipo de leitores/comentadores. Eu posso ter aqui um comentário anónimo um um comentário apenas com o "nome" e ter a certeza que é ou não é a pessoa que o está a assinar, simplesmente porque conheço essa pessoa. Agora quando estamos num "ambiente" muito mais complexo e com uma diversidade de leitores/comentadores de intenções muito diferentes isto torna-se muito complicado! Daí dizer que estas coisas dependem muito de blog para blog!

Eu aqui no Ai o Camandro não tenho qualquer problema em que façam comentários anónimos, assim como não tenho noutro lado qualquer, mas sendo este um blog mais leve e com "pouca discussão" a presença de não assinantes não dificulta muito a discussão!

Anónimo disse...

HA HA HA...

Cingab disse...

é pá!
Esse JOsé Alves nunca falou em imoralidades!

Farpas disse...

LOL eu sei! foi só um exemplo! O José Alves é um fixe!! :)

Anónimo disse...

Farpas: gosto de ti pá! Partilhamos a mesma opinião! ;)

Farpas disse...

Sim! Sem dúvida! De todos tu és o meu anónimo favorito! Raramente discordo de ti! ;)

cereja disse...

Não resisto a deixar aqui mais um comentário para chegares aos 20.
Gosto muito de contas certas :)

Tem piada como este tema atraiu tanta gente. E afinal quem aqui veio, veio para concordar no essencial. É que foste muito claro.

PortugaSuave disse...

O problema com os anónimos, não são os próprios em si, mas os comentários que alguns emitem a coberto do anonimato. De resto anónimos somos todos. Num contexto generalista da net isso é desprezível, no entanto num ambiente relativamente restrito como é apanágio de alguns blogs "comunitários"(p.ex. os blogs de Canas) alguns comentários anónimos visam tão somente denegrir pessoas e instituições, o que compromete a boa vontade de quem cria e quem colabora nesses espaços. Interessante é a reacção de dama-ofendida de alguns anónimos quando se lhes apaga os comentários venenosos. Queixam-se de censura, de falta de liberdade, do tempo da outra senhora e outras baboseiras, esquecendo-se que nesse tempo a delação (a maior parte das vezes a coberto do anonimato) levou muitos cidadãos à prisão.
Cumprim.

MANUEL HENRIQUES disse...

@Portugasuave

Subscrevo na íntegra o seu comentário.

Farpas disse...

Nem mais Portuga!

anjodisa disse...

Para aqueles que ainda não perceberam, o comentário do PortugaSuave explica a "morte" do MCS, brutalmente assassinado pelos anónimos,sejam eles quem forem...
O Canas em Peso que se cuide porque lhe deverá acontecer o mesmo (espero que não) ainda este ano particularmente recheaddo de eleições.
Não há administrador que aguente!!.

Anónimo disse...

Mas os que usam Nick não são anónimos?????
E aqueles que têm dois, ou mais, Nicks, para usar de acordo com a opinião expressa?

Related Posts with Thumbnails