28 setembro 2009

Temos o país de quem não quis escolher


Já está e estou deveras chateado. Nos últimos anos assistimos a manifestações de milhares de pessoas, de várias classes, assistimos às queixas dos milhares de desempregados, ao fecho de centenas de empresas que se queixavam da falta de apoio do governo... ontem 39.4% dos eleitores decidiu que "o que for está bem" e não foram votar, temos portanto o país que queremos com os políticos que escolhemos.

Não nos podemos iludir, o PS foi o maior vencedor da noite, não teve maioria absoluta, perdeu votos e deputados, mas ganhou, e ganhou por muito! Um partido que está no governo e que criou o caos na educação, que deixa classes de trabalhadores à beira de um ataque de nervos, consegue ganhar as eleições para governar durante mais 4 anos,... Juntamente com o PS ganhou o CDS-PP o partido que fez a melhor campanha e que provou que por vezes falar bem chega; BE duplica o nº de deputados e é o partido que mais cresce, a meu ver com o voto de milhares de professores; CDU aumenta a votação e os deputados, não é nem uma vitória nem uma derrota, é bom mas deve ter sabido a pouco pois pouco "roubou" ao partido do governo da esquerda possível; Derrotados nesta noite apenas um, o PSD onde já se perfila Marcelo Rebelo de Sousa e Pedro Passos Coelho prontos a suceder a Manuela Ferreira Leite e quem sabe mais abertos a possíveis entendimentos com o PS.

E agora? Que governação teremos? Não me parece que o PS se vá coligar (espero bem que não PS-CDS seria um pesadelo), irá ter acordos pontuais com os vários partidos para aprovar as suas medidas, Sócrates terá de abandonar a sua política arrogante e vergar-se, será talvez este o ponto positivo destas eleições se se confirmar a governação com maioria relativa.

Quanto a todos os energúmenos que não votaram porque não quiseram (não falo dos que não puderam por qualquer motivo de força maior) cavem um buraco e enfiem-se lá dentro porque nem vos posso ver à frente, têm 4 anos para ficar de boca fechada e bem quietinhos a levar com o que vos aparecer à frente... 4 anos de reflexão!

4 comentários:

Liliana Sampaio disse...

Concordo contigo! Quem não quis mexer o rabinho para ir votar, agora só tem é de ficar calado e bem calado.

Anónimo disse...

Quem foi também não adianta falar muito pq. não vai adiantar nada.
Resta-nos esperar que este governo não dure os quatro anos.

Antonio aleixo disse...

bem dito embora no centrao, mal por mal, venha de la o PS. A Manelita e' que nunca! Como diria o Ricardo Araujo Pereira, essa ja me fodeu duas vezes: Enquanto estudante e enquanto jovem profissional, ja chega!
E esta maioria relativa do PS com vitoria esmagadora da esquerda sobre a direita so podera querer dizer uma coisa... Acordos com os dois partidos 'a esquerad e 4 anos de verdadeira politica social. Eu, por mim, estou muito contente com o resultado e, embora nao tenha votado, opino o quanto quiser! hehe
abraco

Anónimo disse...

não venham cá com tretas...mas alguém tem duvidas que o BE ou o PC vão fazer melhor que os que lá estão...só se for no walt disney...nós somos governados pela CE..disso que ninguém tenha duvidas..estar lá 1 ou outro é indiferente ,só muda a personagem...o que deveria-mos saber era os 1.181 milhões que "desaparesceram" do orçamento de estado de 2009 e que nos obrigam a pagar mais 1% de IVA e IRS..pois é por este buraco que estamos a pagar mais impostos e não por termos sido confrontados pela comissão europeia...o problema é que nem os nossos dirigentes sabem para onde foi esse dinheiro dos contribuintes...não foi para os desempregados com certeza....

Quem vai votar e marca uma cruz num partido ou nem vai votar está a errar na mesma ,a única solução era deitar em branco e assim os partidos eram obrigados a utilizarem outro tipo de politicas..mas o grande problema são as cores e não as ideologias..é como o football uma vez uma equipa...sempre a mesma equipa.

Related Posts with Thumbnails