26 outubro 2009

Tout-venant


Vou ter uma auto-estrada ao lado de minha casa! As obras começaram este ano, já está toda alisadinha e com Tout-venant, não é com betonilha de regularização, é com Tout-venant o que me leva a crer que vai sair dali uma obra como há poucas em Portugal, agora para estar pronta já só falta esperar 2 anos para que o Tout-venant fique bem estável, depois é escavacar aquilo tudo outra vez para fazer o saneamento, depois voltar a por o Tout-venant, esperar mais 2 anos para assentar (para não abrir buracos depois!), depois desses 2 anos é só voltar a pôr o Tout-venant (que ficou todo danificado pela quantidade de camiões que lá passaram durante os 2 anos) e substituir os 2 Invernos necessários por um cilindro e um regador motorizado, e depois é só passar alcatrão por cima, pelos meus cálculos serão necessários 5/6 anos para alcatroar aquela meia dúzia de metros, ou seja lá para 2014/2015.

Felizmente no próximo ano o Papa vem a Portugal e espero que surja uma amnistia para o Tout-venant, isto, aliado ao facto de haver eleições em 2013, faz-me acreditar que terei a estrada alcatroada em finais de 2012/ inicio de 2013. Aqui não se brinca em serviço meus senhores! No Concelho de Nelas alcatroar uma estrada não é um projecto a curto prazo, é um projecto que envolve muitos planos e cálculos... excepto (obviamente) se existirem outro tipo de factores que tornem a obra de carácter urgente... não me lembro agora de nenhum em especial, mas também não estou muito por dentro da política... se estivesse talvez soubesse que factores são esses e a minha estrada já estivesse alcatroada!

Para quem possa interessar criei algo para facilitar a vida, é só carregar no botão para imprimir:

4 comentários:

Leandro disse...

Tou a ver que gostaste mesmo da palavra Tout-Venant....Tout-Venant,Tout-Venant...Então vou dizer-te que há "ABGE(Tout-Venant) de 1ª, ABGE(Tout-Venant) de 2ª e Tout-Venant de Grelha e os preços oscilam entre 3,85 e os 5,50 euros por tonelada.Mas era bom que esses atrasos fossem só em Canas, mas infelizmente e é o retrato do país em geral.Daí estarmos na cauda da Europa.

miau disse...

Aposto que é de 3ª, daí a espera prolongada (talvez seja um estudo comportamental do material com palavra estrangeira)...

Gosto do facilitismo da impressão!!

Alexandre disse...

Se queres preços não te esqueças de pedir à Agrepor -_-

Anónimo disse...

Meus Caros! E gostaria de saber o que é na verdade o Tout-venant...Nércio.

Related Posts with Thumbnails