22 fevereiro 2010

#tempmad - Obrigado a todos

Para quem não usa o twitter este conjunto de letras não diz nada, #tempmad, uma palavra precedida por um # é o que se chama hashtag e não é mais de um código que os utilizadores usam para ser mais fácil localizar mensagens sobre um determinado assunto. Neste caso #tempmad foi criado pelos utilizadores para dar notícias e pedir informações sobre o temporal(temp) na Madeira(mad). E porque é que eu estou aqui a falar de uma hashtag? Muito simples, tenho uma Tia, um Tio, o meu afilhado e a irmã a morarem na Madeira, mais propriamente na Ribeira Brava, um dos locais mais afectados pelo temporal, quando começaram a surgir as primeiras notícias que davam conta da gravidade da situação tentámos contactá-los mas as comunicações já estavam cortadas, hora após hora surgiam informações que nos desanimavam com o aumento do número de mortes, com a descrição da situação e principalmente com a indicação que a Ribeira Brava era o ponto mais atingido pela tempestade.

Quem não gosta ou não conhece o twitter não sabe e não compreende o que se passou ao longo do dia e noite de Sábado e Domingo, mas o que é certo é que meios de comunicação social, familiares, vítimas, tiveram no twitter uma preciosa ajuda. Vou relatar-vos mais ou menos o que se passou.

Como não conseguiamos contactar os meus familiares comecei a busca pelo twitter onde encontrei a hashtag #tempmad comecei a perguntar se alguém sabia alguma coisa sobre a Ribeira Brava, iam descrevendo cenários catastróficos e ninguém sabia muito bem ao certo o que se passava lá por estar isolada, com a ajuda da Linda Machado (a quem faço aqui a devida vénia pelo trabalho) lá fomos acompanhando a situação com muito mais detalhe do que o que passava na comunicação Social. Nunca fui à Madeira não fazia ideia como era a zona onde eles moravam, não sabia nada a não ser uma morada, encontrei um mapa da Ribeira Brava e lá descobri a rua da morada que tinha, cruzei os dados com as informações do mapa que tinha as informações do temporal (já o viram? estava na RTP N, no Público, no Jornal de Notícias, etc, foi criado pelo @alexgamela) mas para aquela zona apenas havia informação (dada por residentes com acesso ao twitter) que as pontes tinham caído. Continuando a saga da procura de informações consegui a resposta do @adaptive que conseguiu falar com um amigo que tinha informações sobre uma farmácia localizada nos prédios junto à morada que eu tinha e que lhe indicou que às 19:26h essa zona estava tudo "bem", no entanto não conseguiu confirmar mais nada sobre o local. Pedidos sucessivos de informação levaram-me ao @LuisMerlim, com informações directamente da Ribeira Brava, que me informou que essa zona estava a salvo (isto já no Domingo de manhã) e confirmado pouco depois novamente pelo @adaptive com novo contacto ao local, serviu para estarmos um pouco mais descansados, faltava apenas saber se eles tinham ficado em casa ou se andavam na rua... o descanso chegou já na tarde com as comunicações fixas da PT a serem restabelecidas e a conseguirmos falar com os nossos familiares que, isolados, não faziam ideia da dimensão que o temporal tinha atingido...

Pelo meio os esforços da comunidade twitter criaram uma página com toda a informação sobre o que se passa, contactos, pedidos de ajuda, desaparecidos (uns já foram encontrados também com a ajuda do twitter, outros infelizmente foram encontrados sem vida). Durante a madrugada ainda tive uma discussão com o secretário pessoal do Alberto João Jardim, @André R. Freitas (onde mais se não no twitter isto poderia acontecer?) por não ser criada uma linha de comunicação para familiares e vitimas tentarem localizar-se uns aos outros, havendo comunicações vodafone em praticamente toda a ilha. Verdade seja dita a culpa não era dele mas teve de levar com as críticas e ainda ajudou a tentar encontrar contactos nas zonas afectadas para quem procurava ajuda e a fornecer informações.

Muito obrigado a todas as pessoas que se disponibilizaram a ajudar, e mais uma vez fiquei impressionado com o poder e utilidade que uma rede como o twitter pode ter.

5 comentários:

RuteVieira disse...

Ainda bem que está tudo bem! Fica aqui o relato e a notícia para mais tarde recordar... A complementaridade twitter-blog a funcionar na perfeição! Beijinhos!

neomiro disse...

Obrigado por esta informação, sou novo nestas coisas dos blogs, mas utilizo o twitter muito amíude apenas para enviar alguns artigos que escrevo. Fico contente que tudo tenha corrido bem com a sua família e também por descobrir potencialidades do twitter que ainda não tinha explorado. Obrigado e bem haja.

Emiele disse...

Olá, olá!!!
Eu então sou tão naba nestas coisas que estive e ler com muito cuidado e acho que entendi alguma coisa, mas não muito... O mais longe que fui foi ao Facebook e mesmo assim não me ageito a escrever como no blog.
Aliás, eu creio que tu ainda nem deste por isso, mas desisti do Pópulo. Não ando muito bem e aquilo estava a perder a graça...

Farpas disse...

Olá Emiele! Dei conta dei, até falei disso no meu facebook... no espeço de pouco tempo o Pópulo e o Troll fecharam, compreendo, entristece-me bastante mas compreendo! Mas não perco a esperança de vos ir lendo por outras bandas! A Isabel leio-a no FB e a ti espero que mais dia menos dia te encontre noutro sítio! Beijinho!

vu/34mp4 disse...

正妹走光脫衣秀脫衣走光色情自慰自拍成人全裸打炮打手槍打飛機巨乳巨奶女優大奶性交性愛淫蕩淫慾淫亂淫婦淫妹淫叫淫水淫女情慾情色做愛限制級波霸口交18禁貼圖

Related Posts with Thumbnails