22 fevereiro 2010

#tempmad - Obrigado a todos

Para quem não usa o twitter este conjunto de letras não diz nada, #tempmad, uma palavra precedida por um # é o que se chama hashtag e não é mais de um código que os utilizadores usam para ser mais fácil localizar mensagens sobre um determinado assunto. Neste caso #tempmad foi criado pelos utilizadores para dar notícias e pedir informações sobre o temporal(temp) na Madeira(mad). E porque é que eu estou aqui a falar de uma hashtag? Muito simples, tenho uma Tia, um Tio, o meu afilhado e a irmã a morarem na Madeira, mais propriamente na Ribeira Brava, um dos locais mais afectados pelo temporal, quando começaram a surgir as primeiras notícias que davam conta da gravidade da situação tentámos contactá-los mas as comunicações já estavam cortadas, hora após hora surgiam informações que nos desanimavam com o aumento do número de mortes, com a descrição da situação e principalmente com a indicação que a Ribeira Brava era o ponto mais atingido pela tempestade.

Quem não gosta ou não conhece o twitter não sabe e não compreende o que se passou ao longo do dia e noite de Sábado e Domingo, mas o que é certo é que meios de comunicação social, familiares, vítimas, tiveram no twitter uma preciosa ajuda. Vou relatar-vos mais ou menos o que se passou.

Como não conseguiamos contactar os meus familiares comecei a busca pelo twitter onde encontrei a hashtag #tempmad comecei a perguntar se alguém sabia alguma coisa sobre a Ribeira Brava, iam descrevendo cenários catastróficos e ninguém sabia muito bem ao certo o que se passava lá por estar isolada, com a ajuda da Linda Machado (a quem faço aqui a devida vénia pelo trabalho) lá fomos acompanhando a situação com muito mais detalhe do que o que passava na comunicação Social. Nunca fui à Madeira não fazia ideia como era a zona onde eles moravam, não sabia nada a não ser uma morada, encontrei um mapa da Ribeira Brava e lá descobri a rua da morada que tinha, cruzei os dados com as informações do mapa que tinha as informações do temporal (já o viram? estava na RTP N, no Público, no Jornal de Notícias, etc, foi criado pelo @alexgamela) mas para aquela zona apenas havia informação (dada por residentes com acesso ao twitter) que as pontes tinham caído. Continuando a saga da procura de informações consegui a resposta do @adaptive que conseguiu falar com um amigo que tinha informações sobre uma farmácia localizada nos prédios junto à morada que eu tinha e que lhe indicou que às 19:26h essa zona estava tudo "bem", no entanto não conseguiu confirmar mais nada sobre o local. Pedidos sucessivos de informação levaram-me ao @LuisMerlim, com informações directamente da Ribeira Brava, que me informou que essa zona estava a salvo (isto já no Domingo de manhã) e confirmado pouco depois novamente pelo @adaptive com novo contacto ao local, serviu para estarmos um pouco mais descansados, faltava apenas saber se eles tinham ficado em casa ou se andavam na rua... o descanso chegou já na tarde com as comunicações fixas da PT a serem restabelecidas e a conseguirmos falar com os nossos familiares que, isolados, não faziam ideia da dimensão que o temporal tinha atingido...

Pelo meio os esforços da comunidade twitter criaram uma página com toda a informação sobre o que se passa, contactos, pedidos de ajuda, desaparecidos (uns já foram encontrados também com a ajuda do twitter, outros infelizmente foram encontrados sem vida). Durante a madrugada ainda tive uma discussão com o secretário pessoal do Alberto João Jardim, @André R. Freitas (onde mais se não no twitter isto poderia acontecer?) por não ser criada uma linha de comunicação para familiares e vitimas tentarem localizar-se uns aos outros, havendo comunicações vodafone em praticamente toda a ilha. Verdade seja dita a culpa não era dele mas teve de levar com as críticas e ainda ajudou a tentar encontrar contactos nas zonas afectadas para quem procurava ajuda e a fornecer informações.

Muito obrigado a todas as pessoas que se disponibilizaram a ajudar, e mais uma vez fiquei impressionado com o poder e utilidade que uma rede como o twitter pode ter.

4 comentários:

Unknown disse...

Ainda bem que está tudo bem! Fica aqui o relato e a notícia para mais tarde recordar... A complementaridade twitter-blog a funcionar na perfeição! Beijinhos!

Miro Teixeira disse...

Obrigado por esta informação, sou novo nestas coisas dos blogs, mas utilizo o twitter muito amíude apenas para enviar alguns artigos que escrevo. Fico contente que tudo tenha corrido bem com a sua família e também por descobrir potencialidades do twitter que ainda não tinha explorado. Obrigado e bem haja.

cereja disse...

Olá, olá!!!
Eu então sou tão naba nestas coisas que estive e ler com muito cuidado e acho que entendi alguma coisa, mas não muito... O mais longe que fui foi ao Facebook e mesmo assim não me ageito a escrever como no blog.
Aliás, eu creio que tu ainda nem deste por isso, mas desisti do Pópulo. Não ando muito bem e aquilo estava a perder a graça...

Farpas disse...

Olá Emiele! Dei conta dei, até falei disso no meu facebook... no espeço de pouco tempo o Pópulo e o Troll fecharam, compreendo, entristece-me bastante mas compreendo! Mas não perco a esperança de vos ir lendo por outras bandas! A Isabel leio-a no FB e a ti espero que mais dia menos dia te encontre noutro sítio! Beijinho!

Related Posts with Thumbnails