23 abril 2006

Nuclear

Fala-se novamente na questão nuclear em Portugal. Eu tenho uma posição muito bem definida sobre este assunto, não digo "Nuclear Não Obrigado", primeiro porque é uma frase muito vaga e o nuclear, com todos os seus defeitos, contribui neste momento para que se salvem muitas vidas por dia. Mesmo cingindo esta frase à produção de energia nuclear, não consigo concordar, não consigo concordar porque neste momento até devo estar a usar energia nuclear para estar a escrever este post, porque Portugal importa cerca de 16% da sua energia de centrais nucleares espanholas, centrais essas que são quase tão perigosas em Espanha como se estivessem aqui em Portugal, reparem:




Acham que estamos imunes ao que quer que seja só por as centrais estarem em Espanha? Como o meu amigo Cingab disse uma vez, as fronteiras ainda não estão equipadas com uma camada protectora de radiação gama! É preciso reparar que não estamos em 1986, desde essa altura a ciência evoluiu muito neste campo, claro que há riscos, claro, não os estou a negar, tal como há riscos na exploração de petróleo ou nas minas de carvão! Há resíduos? Claro que há! Como há nos outros tipo de energia, a maior parte dos "outros" meios é bastante mais poluente do que a energia nuclear! Uma coisa é ser ou não economicamente viável, ou necessário, outra coisa é o julgamento que se faz da energia nuclear. Não sou contra a energia nuclear, neste momento existem meios e técnicas disponíveis que tornam este tipo de energia um dos tipos mais seguros!

As coisas apenas precisam de ser feitas como deve ser, e muitas vezes é isso que se deixa para trás... Não só com radiação gama, como também com radiação alfa ou beta, qualquer radiação ionizante é passivel de provocar danos à saúde... tal como os carros, os aviões, as bicicletas, os pássaros, etc... Fazendo as coisas como devem ser feitas esses riscos diminuem para praticamente nada. Nuclear? Talvez se for a solução indicada, porque "Nuclear Não" simplesmente porque não... não consigo entender, por muito que tente não consigo... soa-me sempre a frase feita! Cada um com a sua, e a minha é esta:




3 comentários:

ilha_man disse...

As pessoas associam nuclear a armas e a Chernobyl e estas são grandes razões para se ficar de pé atrás...no entanto, concordo com o teu talvez...

Anónimo disse...

De acordo, Farpas, plenamente de acordo com este post. Não tenho quaisquer conhecimentos sobre o assunto, mas o "Não, porque não", não me convence.

Anónimo disse...

Discordo completamente...Portugal não tem segurança geológica. Imaginem que se dava um sismo tão grande como o de 1755 (nem era necessário ter tanta magnitude)?! Em portugal existem muitas linhas de falhas (ao contrário de Espanha), o nosso território encontra-se perto de zonas de convergência de placas tectónicas. Outra coisa: os resíduos das centrais nucleares duram cerca de 50.000 anos, ou seja, emitem raios gama muito nocivos para os seres vivos. Basta uma central nuclear explodir...Portugal ficará inabitável durante milénios, já para não falar das baixas humanas.
Espero vos ter elucidado.
Parabéns pelo blog Farpas, trata temas muito abrangentes.

Related Posts with Thumbnails