18 março 2006

Cof cof... Chamem-lhe teoria da conspiração se quiserem!

A gripe das aves é uma doença que existe e é realmente perigosa para a saúde humana. Como já por aqui tenho dito, ponho muitas dúvidas quanto à probabilidade de uma pandemia... mas admitamos uma pandemia. No nosso grupo de amigos temos falado várias vezes sobre este assunto, virologia, etc, só podia ser um assunto que nos interessasse, e uma das coisas com a qual praticamente todos concordamos é que o factor decisivo para se tornar numa pandemia será a mutação do vírus permitindo que este se transmita entre humanos, caso contrário não nos parece possível que possa existir uma pandemia. O vírus da gripe (influenza) é um vírus de RNA por isso as recombinações e mutações tornam-se frequentes, é por isso que uma gripe comum pode necessitar de tratamentos diferentes, e é também por isso que eu acho que a normal vacina contra a gripe que todos os anos vende milhões é um grande negócio, uma vez que pode fazer bem como também pode não fazer nada, uma vez que esta vacina é preparada com vírus existentes no ano anterior e com previsões de recombinações para o ano seguinte, ou seja, tomar esta vacina de dois em dois anos, ou de três em três anos teria o mesmo efeito...

No inicio deste ciclone de notícias sobre a gripe das aves, escrevi num blog, que não acreditava que qualquer medicamento que pudesse estar já produzido ou em fase de pré-produção fosse fazer alguma coisa contra este vírus, uma vez que haveriam mutações e mais mutações antes que o vírus pudesse chegar a contaminar os Humanos. Desde essa altura que em conversa tenho lançado a minha teoria (chamem-lhe teoria da conspiração se quiserem!) de que tudo isto estava a ser um grande negócio. Lançam-se notícias de que vem aí uma grande pandemia e que todos corremos grandes riscos, umas semanas depois, já a população mundial está em pânico, aparece um medicamento salvador de seu nome Tamiflu, um medicamento que já existia e que a Roche diz ser a solução para esta crise. Os media começam logo a falar no salvador e a população fica mais confiante, o que é que isto provoca? Uma corrida às farmácias! O Tamiflu esgota e os Governos por todo o Mundo apressam-se a dizer à população que vão encomendar medicamentos suficientes para todos. Lá começa a salvadora Roche a produzir em larga escala este medicamento e os Governos a fazerem investimentos de milhões, pois se não o fazem a população revoltar-se-ia! Umas semanas mais tarde alguém se lembra de perguntar pelos testes que comprovam que o Tamiflu é mesmo eficaz... a resposta vem uns dias depois pela Roche a dizer que fez todos os teste e apesar de não ser totalmente eficaz é o que tem melhores resultados... Entretanto alguns cientistas com a pulga atrás da orelha decidem fazer os testes nos seus laboratórios, onde provam que o Tamiflu não só não é eficaz contra o vírus existente (o vírus contorna o ataque do medicamento) como também pode provocar efeitos secundários (poderia dar-vos dezenas de links para artigos cientificos mas seria necessário registo, por isso fica "apenas" um estudo publicado numa revista de medicina)... curiosamente fala-se disso durante uma semana, e depois acaba... Portanto temos um salvador criado não se sabe bem por quem e adubado pela comunicação social. Como já aqui disse uma vez, a Roche está a fazer o papel dela, os Governos também, tal como os media, mas a Organização Mundial de Saúde fica muito mal vista no meio disto tudo...



OK, então para quê esta repetição toda? É que hoje recebi dois emails de pessoas diferentes com o mesmo assunto, um suposto editorial da revista DSalud do próximo mês onde se questiona o porquê do aparecimento do Tamiflu e quem tem a ganhar com tudo isto... fui averiguar o que estava no suposto editorial e encontrei um notícia de 12 de Março que me faz acreditar ainda mais nesta minha teoria... "Donald Rumsfeld makes $5m killing on bird flu drug"... é que este senhor foi o director da empresa Gilead, a empresa que patenteou o... Tamiflu e depois vendeu a patente (com as devidas clausulas) à Roche... não publico aqui o que está escrito no tal email porque como a revista ainda não saiu não posso averiguar se a fonte é verdadeira ou não, mas no caso de o ser cá estarei para postar!

Não sou especialista na área, tenho apenas alguns conhecimentos provenientes do meu curso, mas uma coisa sei, as vacinas contra a gripe são um grande negócio e este caso do Tamiflu não me cheira bem... Chamem-lhe teoria da conspiração se quiserem....

16 comentários:

Cingab disse...

Bem vindo ao mundo das teorias da conspiração!... Neste caso parece-me evidente que não será só uma teoria!

Anónimo disse...

Faz todo o sentido, Farpas. Se é "conspiração" é muito bem sucedida. Isto sempre me soou a montagem para se retirar benefícios secundários de uma coisa real ( mas inflaccionada)
Raphael

Anónimo disse...

Vim do Pópulo para aqui, porque a Emiéle te assinalou, e ela tem razão, vale a pena ler o que escreveste.
«Si non è vero è ben trovato», não é assim?
Tess

Anónimo disse...

também vim do blog Populo.
Sinceramente não estou a ver qual o papel do Rumsfeld na suposta. Nem vejo conspiração.
Eu sou ignorante na matéria .
Aparece gripe das aves.
Hà uma empresa que tem patente de medicamento.
Vende patente à Roche e esta comercializa.

Entretanto o Rumsfeld tinha acções da detentora original da patente. As acções valorizam e ele vende.

Não estou a ver a conspiração.
A gripe das Aves é real.

Refere-se no artigo :

Influenza A (H5N1) virus causes severe disease in humans and poses an unprecedented pandemic threat.

A Roche pode é estar a comercializar um medicamento que não é adequado ao tratamento mas aí não hà propriamente conspiração.

Eles comercializam medicamento. A questão é saber se este é adequado.

Se existe alguém com comportamento menos etico é a roche e a comunidade cientifica que não alerta para a ineficácia da droga.

Mas não se pode chamar a isso Conspiração.
Conspiração dos cientistas para impedir que se descubra a ineficacia do medicamento..?

Clique aqui para visitar o meu forum

Anónimo disse...

Adenda.
Já entendi onde pode estar a conspiração.
Rumsfeld ,acionista de uma empresa que inventa medicamento influencia a casa branca para adoptar esse medicamento no combate à gripe das aves.

O Tom conspiratorio do artigo Tamiflu, Donald Rumsfeld e o negocio do medo, não me agrada.

Veja-se a frase:

Sólo había que empezar a encontrar poco a poco aves contagiadas con el virus en distintos países -

Até parece que as aves encontradas fazem parte da mega conspiração rumsfeld para vender o seu elixir milagroso que afinal é droga que não serve de nada.

:))))

O homem é um genio.

Torna-se accionista de empresa de biotecnologia.., depois conseegue espalhar o virus na asia..entretanto vende a patente à roche..., ao mesmo tempo que manipula a imprensa e os governos europeus que compram a droga milagrosa que afinal é lixo.

Com tanto genio só não se entende como não derroptou os insurrectos no iraque.

:)))


A historia do virus Rumsfeld ainda o Bin Laden não descobriu.

Realmente não gosto das teorias da conspiração.

Pega-se numa série de factos, constroi-se relação entre eles e todo o mundo fica contente porque .., os maus da fita são mesmo maus e o universo à nossa volta ficou explicado.

No caso os maus são ( GRRR ) Bush , Rumsfeld, Pentágono.

(São os maus do costume)

Anónimo disse...

Para concluir repare o que aconteceu durante a peste negra.
Também aí o instinto humano fez com que se descobrissem bodes expiatórios . No caso foram os Judeus.
O ser humano perante doença e um fe`nômeno que conhece mal tende a apontar o dedo a alguém.
No caso o Rumsfeld.

O artigo sugere que até as aves encontradas fazem parte do plano Rumsfeld.

Sólo había que empezar a encontrar poco a poco aves contagiadas con el virus en distintos países -pode ler-se no artigo

Farpas disse...

O amigo não leu as coisas como deve ser....

Vamos a factos (factos e não divagações):
1- Não existe pandemia.
2- Está provado que o tamiflu não trata a doença.

Acho que aqui estamos de acordo certo? Agora se ler melhor o meu texto verá que a conspiração de que falo é no sentido de empolar a situação de um vírus real, para vender um medicamento que nada faz contra este vírus.

"Conspiração dos cientistas para impedir que se descubra a ineficacia do medicamento..?" Pelo contrário! Os cientistas não acreditam no Tamiflu, a ponto de neste momento dezenas de laboratórios estarem a conduzir testes para a descoberta de um medicamento eficaz, existem neste momento dezenas de artigos ciêntificos a alertar para este facto, se calhar não interessam aos media, mas eles existem, pesquise...

Um pouco mais de atenção e verá que o visado no meu texto é a Roche, uma indústria farmacêutica que triplicou os seus lucros à custa de um medicamento que quanto muito é placebo!

Anónimo disse...

1- Mas no artigo do farpas não se fala no Rumsfeld ?
"Donald Rumsfeld makes $5m killing on bird flu drug"... é que este senhor foi o director da empresa Gilead, a empresa que patenteou o... Tamiflu e depois vendeu a patente (com as devidas clausulas) à Roche..


Quanto ao empolamento...;
No próprio artigo se escreve que ,

" Influenza A (H5N1) virus causes severe disease in humans and poses an unprecedented pandemic threat.

O Virus representa uma ameaça, diz-se.

A natureza da comunicação social é empolar as questões.
Sábado vi programa...,da CNN sobre o que pode acontecer em 2009 caso Bin Laden enfie um avião nos poços de petróleo.

Mas essa natureza alarmista da comunicação social nada tem a ver com Rumsfeld.


Em sintese : Na teoria da conspiração misturam-se factos ( Rumsfeld, comunicação social.., )que não têm relação de causalidade entre si.

(Não é rumsfeld que provoca alarmismo nos telejornais da sic ).

Farpas disse...

Sim falo de facto no Rumsfeld, mas não nos moldes que você quer fazer passar, o que eu digo é que há muita gente a ganhar com esta MENTIRA de que o Tamiflu é eficaz contra o vírus H5N1!! Não queira por na minha boca coisas que eu não disse... leia as coisas como deve ser e verá que o que eu escrevi é sobre o Tamiflu e não sobre a gripe das aves OK? Aqui só há factos:

1- O tamiflu foi apresntado como sendo o "antídoto" para o H5N1
2- A comunicação social empolou a situação, contruindo uma onda de pânico na sociedade
3- Não há pandemia
4- Estudos científicos comprovam que o Tamiflu não é eficaz
5- Os "criadores" do Tamiflu já ganharam milhões e continuam a ganhar
6- Se não tivesse vindo a lume que o Tamiflu era o "antídoto" milagroso, nem a Roche nem o Rumsfeld ganhariam o dinheiro que estão a ganhar agora

O que não é um facto e apenas insinuação minha:

- Tem de estar alguém por detrás desta manobra de propaganda ao Tamiflu, entre os responsáveis coloco a Roche e os seus acionistas.

Quanto à comunicação social basta ler o que escrevi (não só neste post como em outros) "Como já aqui disse uma vez, a Roche está a fazer o papel dela, os Governos também, tal como os media, mas a Organização Mundial de Saúde fica muito mal vista no meio disto tudo..."

Agora se depois de tudo isto ainda não compreendeu o que escrevo pergunto-lhe eu:

1- Onde é que eu digo que o Rumsfeld tem alguma coisa a ver com a gripe das aves?
2- Onde é que eu digo que a comunicação social tem alguma coisa a ver com o Rumsfeld?

Pego, ainda, no seu primeiro comentário:

"A Roche pode é estar a comercializar um medicamento que não é adequado ao tratamento mas aí não hà propriamente conspiração. Eles comercializam medicamento. A questão é saber se este é adequado."

Diga-me então porque é que se anda a gastar milhões e milhões neste medicamento quando ele nada faz? Não me diga que acredita que medicamentos placebo deêm resultado neste caso!?! Todo o meu post anda à volta deste facto! Deixo-lhe aqui alguns extractos do meu post porque parece que há coisas que lhe estão a escapar:

- "A gripe das aves é uma doença que existe e é realmente perigosa para a saúde humana."
- "a resposta vem uns dias depois pela Roche a dizer que fez todos os teste e apesar de não ser totalmente eficaz é o que tem melhores resultados... Entretanto alguns cientistas com a pulga atrás da orelha decidem fazer os testes nos seus laboratórios, onde provam que o Tamiflu não só não é eficaz contra o vírus existente (o vírus contorna o ataque do medicamento) como também pode provocar efeitos secundários"
- "Não sou especialista na área, tenho apenas alguns conhecimentos provenientes do meu curso, mas uma coisa sei, as vacinas contra a gripe são um grande negócio e este caso do Tamiflu não me cheira bem..."

Anónimo disse...

O Farpas escreve :


1- Onde é que eu digo que o Rumsfeld tem alguma coisa a ver com a gripe das aves?


O proprio Farpas responde a esta sua pergunta.
No mesmo comentário escreve:

o que eu digo é que há muita gente a ganhar com esta MENTIRA de que o Tamiflu é eficaz contra o vírus H5N1!!

E veja o que escreveu no Post original.


OK, então para quê esta repetição toda? É que hoje recebi dois emails de pessoas diferentes com o mesmo assunto, um suposto editorial da revista DSalud do próximo mês onde se questiona o porquê do aparecimento do Tamiflu e quem tem a ganhar com tudo isto... fui averiguar o que estava no suposto editorial e encontrei um notícia de 12 de Março que me faz acreditar ainda mais nesta minha teoria... "Donald Rumsfeld makes $5m killing on bird flu drug"... é que este senhor foi o director da empresa Gilead, a empresa que patenteou o... Tamiflu e depois vendeu a patente (com as devidas clausulas) à Roche... não publico aqui o que está escrito no tal email ..
Realmente o Farpas não diz que Rumsfeld tem a ver com a gripe.
Mas repare no q

Farpas disse...

Realmente não digo que ele tem alguma coisa a ver com a gripe das aves! Digo que é um dos beneficiados com o aparecimento do TAMIFLU como medicamento milagroso! Estamos entendidos? Está a misturar Gripe das aves com Tamiflu!! Daqui a nada está a dizer que eu digo que o Rumsfeld é que inventou a gripe das aves!!??!!

Anónimo disse...

Fiz ironia.
Essa ideia de que as aves com gripe foram encontradas de forma conveniente.., está expressa no texto do Dsalud.

CITO

El escenario, qué duda cabe, estaba completo. Sólo había que empezar a encontrar poco a poco aves contagiadas con el virus en distintos países -un ave aquí, otro par más allá- para crear alarma mundial con la ayuda de científicos y políticos poco escrupulosos o de escasa capacidad intelectual y de los grandes medios de comunicación -que como todo el mundo sabe no se caracterizan precisamente por investigar lo que publican o emiten-.

(FIM CITAÇÃO )

Aliàs repare.
Tanto no seu post como no artigo do DSalud se referem os mesmos factos.

Os lucros do Rumsfeld, o alarmismo da comunicação social..,



Assim é perfeitamente legitimo eu fazer a ironia que fiz dizendo que as aves encontradas também fazem parte da conspiração como sugere o DSalud ?

E repare na quantidade de envolvidos na conspiração :
Rumsfeld lucra. Roche também. Comunicação social empola.

Nas teorias da conspiração estabelecem-se relações que não existem.

A SIC empola o problema da gripe das Aves. E Rumsfeld ganha com alarmismo.

Ambos os factos são verdadeiros mas colocados lado a lado sugerem uma relação que não existe.
Não existe conspiração Rumsfeld SIC para alarmar as gentes

Farpas disse...

Sim... continuamos certos... pois eu não refiro isso em lado nenhum... você continua a atirar-me com coisas que vêm escritas no tal texto, continuando a não querer analisar o MEU texto... não há mais nada que lhe possa dizer, se quiser continuar a comentar o texto do DSalud continue, mas não o faça como se fosse eu a escrevê-lo! Se não quer ver as diferenças entre o meu post e o tal texto não há nada que eu lhe possa dizer... Eu falo sobre o Tamiflu você vem com a gripe das aves... faça como entender...

Anónimo disse...

Nunca me tinha passado pela cabeça, achar que havia uma conspiração à volta da Gripe das aves e do Tamiflu. Mas sempre me pareceu ser um alarmismo exagerado da comunicação social.
Mas começo a achar, que deves ter alguma razão. Assim como na gripe humana e no negócio das vacinas. Trabalho na área da saúde e sei bem, que os laboratórios são capazes, para aumentar as vendas. E encontraram em alguma comunicação social, os parceiros ideais.

Anónimo disse...

Deixo-lhe aqui informação interessante sobre as teorias da conspiração.
Creio que essa informação se justifica.
Afinal foi o autor do texto que autorizou a que os leitoras pudessem chamar à sua teoria..,teoria da conspiração.
(Chamem-lhe teoria da conspiração se quiserem.., é o titulo do seu post).


Conspiracies are a popular theme in several genres of fiction, notably thrillers and science fiction, primarily due to their dramatic potential: recasting complex or meaningless historical events into relatively simple morality plays, in which bad people are the cause of bad events, and good people face the relatively simple task of identifying and defeating them. Compared to the subtlety and complexity of more rigorous sociological or historical accounts of events, conspiracy theory makes for a neat and intuitive narrative.

É a velha história dos três porquinhos e do lobo mau.
Como pode ler no texto acima , enredos que envolvem conspirações são populares devido ao seu potencial dramático.
Fenômenos complexos são
descritos em termos relativamente simples de uma história moral. Os maus são os autores
do que acontece de mal e aos bons cabe a tarefa de identifar os maus. (É a sua tarefa).
É a velha história dos indios contra os Cow Boys.., ou do lobo mau contra os três porquinhos.

/....../

conspiracy theory attempts to explain the cause of an event as a secret, and often deceptive, plot by a covert alliance rather than as an overt activity or as natural occurrence.

/.../

Allegations exhibiting several of the following features are candidates for classification as conspiracy theories. Confidence in such classification improves the more such features are exhibited:

1. Initiated on the basis of limited, partial or circumstantial evidence;
Conceived in reaction to media reports and images, as opposed to, for example, thorough knowledge of the relevant forensic evidence.
2. Addresses an event or process that has broad historical or emotional impact;
Seeks to interpret a phenomenon which has near-universal interest and emotional significance, a story that may thus be of some compelling interest to a wide audience.
3. Reduces morally complex social phenomena to simple, immoral actions;
Impersonal, institutional processes, especially errors and oversights, interpreted as malign, consciously intended and designed by immoral individuals.
4. Personifies complex social phenomena as powerful individual conspirators;
Related to (3) but distinct from it, deduces the existence of powerful individual conspirators from the 'impossibility' that a chain of events lacked direction by a person.
5. Allots superhuman talents or resources to conspirators;
May require conspirators to possess unique discipline, never to repent, to possess unknown technology, uncommon psychological insight, historical foresight, unlimited resources, etc.
6. Key steps in argument rely on inductive, not deductive reasoning;
Inductive steps are mistaken to bear as much confidence as deductive ones.
7. Appeals to 'common sense';
Common sense steps substitute for the more robust, academically respectable methodologies available for investigating sociological and scientific phenomena.
8. Exhibits well-established logical and methodological fallacies;
Formal and informal logical fallacies are readily identifiable among the key steps of the argument.
9. Is produced and circulated by 'outsiders', often anonymous, and generally lacking peer review;
Story originates with a person who lacks any insider contact or knowledge, and enjoys popularity among persons who lack critical (especially technical) knowledge.
10. Is upheld by persons with demonstrably false conceptions of relevant science;
At least some of the story's believers believe it on the basis of a mistaken grasp of elementary scientific facts.
11. Enjoys zero credibility in expert communities;
Academics and professionals tend to ignore the story, treating it as too frivolous to invest their time and risk their personal authority in disproving.
12. Rebuttals provided by experts are ignored or accommodated through elaborate new twists in the narrative;
When experts do respond to the story with critical new evidence, the conspiracy is elaborated (sometimes to a spectacular degree) to discount the new evidence, often incorporating the rebuttal as a part of the conspiracy.'
/......./



Another epistemic 'rule of thumb' that can be misapplied to a mystery involving other humans is cui bono? (who stands to gain?). This sensitivity to the hidden motives of other people might be either an evolved or an encultured feature of human consciousness, but either way it appears to be universal.

/.../

Conspiracy theories in fiction

Farpas disse...

Caro amigo... haja paciência para si... ui ui! Continue! Divirta-se! Dou-lhe mais umas dicas:

- Cá para mim a gripe das aves é uma estratégia dos concorrentes da Disney para acabarem com o Pato Donald, Tio Patinhas, Peninha e companhia
- O Rumsfeld é o Macaco adriano disfarçado, que tem um trauma com aves desde que foi mordido por um pica-pau, por isso vai fazer tudo para acabar com estes bichos, contando com o apoio do Skywalker e a sua espada laser!

Isto sim são factos incríveis e verdadeiros!! Vá... agora debata-se lá com isto!

Related Posts with Thumbnails