06 fevereiro 2007

Dúvida Científica

Claro que não tenho a esperança que a Drª Jerónima aqui venha responder-me mas fiquei com algumas dúvidas sobre o que ela disse ontem...

1- No seu artigo "Acute cerebral redistribution in response to invasive procedures in the human fetus" o que quer dizer esta frase:

"The change in the middle cerebral artery pulsatility index was not related to gestational age, with the youngest fetus showing a fall in the middle cerebral artery pulsatility index value being at 16 weeks' gestation."
2- Porque é que nos estudos seguintes feitos pela mesma equipa e instituto de investigação se reduziu a investigação para fetos entre as 17 e as 34 semanas?

Edit: Em resposta ao email do JC que recebi: Eu não tenho provas nenhumas cientificas para duvidar da Drª! Aliás eu não duvido minimamente dela! Limitei-me a ler o que ela estudou! Para que não restem dúvidas que não tenho nada contra a ciência da Drª deixo aqui mais algumas das suas próprias palavras que publicou no British Journal of Obstetrics and Gynaecology podem comprovar... está na parte das conclusões...

8 comentários:

Anónimo disse...

se há uma coisa que não percebo, é: porque é que parece de alguma maneira irritar (não, não digo isto em jeito de provocação) os do sim quando se diz que nós, do não, criámos dezenas de instituições para ajudar as mulheres (mais de cem mil - digo numeros porque sou representante de uma delas)?
Não é uma coisa boa? AS mulheres são aí tratadas; aí são-lhes dadas condições de ter o seu filho; mulheres que aparecem lá a dizer que vão fazer um aborto, são acolhidas e ficam lá meses de seguida, onde os seus bébés nascem e são-lhes dadas competências para educarem as suas crianças!
Será que isto não é bom? será que isto é "não fazer nada desde que ganharam o referendo de 98"?
Será que uma mulher ajudada a ter um filho, a ter condições para ter o seu filho, será que isso não é melhor?
E a minha experiência é que é de 0,01% a percentagem das mulheres que, depois de ajudadas nas várias instituições, saem insatisfeitas: claro que saem contentes: tiveram o seu filho, e têm-no com condições!
Importante é lembrar que nós funcionamos com fundos PRIVADOS, assim como funcionam a maior parte destas instituições: relembro que TODOS concordamos que o aborto é um MAL, que quanto menos melhor!
Convido os do sim a olharem para esta realidade, e, ao invés de lutar para a despenalização do aborto, lutem, CONOSCO, para pedir a atenção (que não existe-porquê????) do Estado para nós, instituições!
Um aborto É um mal: ajudem-nos, da melhor maneira possível - ajudando a MULHER, ajudando o seu FILHO!

Farpas disse...

Bercastro, primeiro sou completamente contra isso dos "do Sim" e dos "do Não" eu tenho a minha opinião e não é a de mais ninguém, assim como conheço pessoas que vão votar "Não" cujos argumentos respeito. Por isso acho que esse seu comentário é desprovido de sentido porque parece que não há pessoas que são a favor do "Sim" envolvidas nessas instituições... não sei se está a ver, mas acabou de fazer aquilo que critica...

O aborto é um mal, concordamos... por isso é que eu aposto numa maneira de tentar convencer as mulheres que o vão praticar a não o fazerem... Votando "SIM".

Cingab disse...

Isto quando os cientistas começam a discutir a coisas enta em expiral...

Anónimo disse...

Caro Bercastro,
Subescrevo tudo o que disse. Acredito na importância de tais instituições de acolhimento e acompanhamento. Contudo algo lhe escapa... Por mais instituições que haja (Como o senhor diz, 100 mil, 1 para cada 100 portugueses!), o aborto clandestino mantem-se, nem sequer diminui. Porque se há algo que os defensores do "Não" parecem ignorar constantemente é o direito à escolha da maternidade. A mulher, independentemente de todas as condições ao seu dispôr, pode simplesmente não querer ser mãe e ponto final, lá terá as suas razões e quem somos nós para impôr as nossas? Portanto a questão não se prende com a importancia do trabalho desenvolvido por tais associações, que mais uma vez lhe digo considerar pertinente.
Subescrevo ainda as palavras do Farpas, isso de "nós" do "Sim" e "voçês" do "Não" é um bocadinho minimalista (Faz-me lembrar um outro interveniente do Prós e Contras que se referia aos defensores do "Não" como "portugueses" enquanto os outros eram "As pessoas do sim")... Além disso não queiram fazer de "nós" alegres genocidas de embriões ou fetos ou o que lhe queiram apelidar. A questão não é, nem nunca será, a defesa do aborto mas sim da liberdade de escolha... O facto de o senhor (e bem) se orgulhar do trabalho desenvolvido pela sua associação não lhe dá o direito de julgar quem dicida, por razões que só a essa pessoa dizem respeito, optar pelo aborto.
Por ultimo, diz o senhor, as instituições são financiadas por privados e indigna-se com o facto do Estado não lhes dar mais apoio. Mais uma vez estamos de acordo. É necessário que o estado se torne responsável e interveniente em todas as instancias relaccionadas com a interrupção da gravidez e a sua prevenção e/ou acompanhamento. Para tal a única hipótese será optar pelo "sim", de outra forma não se lhe poderá exigir que exerça qualquer tipo de dominio ou regulação de uma actividade que o próprio considera ilegal.
Um abraço,
António

Farpas disse...

@Ningab: eu não discuto nada aliás pelos vistos já nem a própria Drª discute... afinal nós percebemos todos mal aquilo que ela queria dizer... ela não explicou como se fossemos muito burros... ou então pensou que eramos... Afinal o que ela queria dizer era o que ela escreveu e eu apenas passei para aqui...

Cingab disse...

@Farpelas fariseu,
Eu apenas estou na bancada a assistir a esta contenda!...

Farpas disse...

http://anaturezadomal.blogspot.com/2007/02/rectificaao.html

Farpas disse...

Acho que está mais do que provado que essa senhora, apesar do seu brilhante CV teve uma conduta eticamente reprovável no debate, não por o que disse mas pelo que não disse. Curiosamente apesar de tudo o que se tem dito sobre a Drª e das constantes manifestações de defesa só vejo provas claras e publicadas de argumentos que suportam a minha opinião... se alguém encontrar alguma coisa que prove o contrário faça o favor de me dizer...

Related Posts with Thumbnails