Está aí o novo outdoor do PNR... para mim é ilegal e deve ser retirado pelos orgãos competentes.
A maneira como cada um interpreta o cartaz pode ser um pouco diferente mas para mim é bem claro, por isso segundo a nossa lei isto é ilegal e espero que alguém tome atenção a isso!! Mais um belo exemplo do que é o partido que tem como símbolo o facho!
38 comentários:
Anónimo
disse...
Por acaso não haverá ainda por aí um "FPzinho" 25 que nos faça o favor de eliminar esta gente?!
Mas podes comentar à vontade!! Uma discussão bem feita é sempre de salutar, aliás "salutamos muito" LOL ;p
A minha interpretação do cartaz leva-o a ser contra a lei, se calhar a tua interpretação é diferente, mas a minha é exactamente essa, no mínimo é um cartaz xenófobo... digo eu...
sim, no MINIMO xenófobo, já para não dizer falacioso... Oh Cingab eu até gosto que comentes. Não sou nada conflituoso mas gosto muito de parlamentar um bocadinho. Aliás quem me conhece sabe que nunca dispenso uma boa discussão politica, não é Farpas? Abraço e comentem muito!
É de um grande mau gosto e muito provocatório. Um país de imigrantes como nós, ( a velha mala de cartão) onde grande parte das nossas famílias tem gente por essa Europa fóra, EUA, Canadá, África, Venezuela, Brasil, eu sei lá... É preciso muita lata para se vir com um discurso destes. Se todos os nossos imigrantes regressassem a casa, o que se ia fazer com eles?! É de uma estupidez que revolta.
@Tó: é por isso que eu me divirto muito a imaginar um encontro entre ti e o Cingab! Acho que iam ser momentos muito bem passados! Até podia vender bilhetes e tudo! LOL olha que dois se juntavam!!
Bem, se houver comes e bebes (sem alcool) venha esse encontro!... É claro que é xenófobo... Não sei porque têm dúvidas!... Mas eu acho que todos têm direito em ter a sua opinião (até os fascistas!) Se bem que algumas opiniões são proibidas pela constituição... Espera aí... Uma contituição dita democrática que proibe?... Humm!... Não há democracias perfeitas... Mas, em Portugal pode-se vender uma ditadura de esquerda não não uma de direita... Eu, pelo menos, aceito que vendam qualquer ditadura... mas não compro
A democracia deve ser aberta a todas as opiniões desde que não atentem contra ela própria, parece-me obvio... Trata-se de defender a própria liberdade de expressão. Eu até aceito que se discuta e haja quem defenda estados totalitarios, só abomino e repudio qualquer forma de apologias publicas aos mesmos! Mas aqui nem se trata desse caso mas sim de uma afirmação xenófoba, algo que é altamente reprovável. Marque-se a tertulia e eu lá estarei, digam-me os tópicos a discutir e eu até preparo uns dossiers. Hehe. E quanto aos bebes, para mim podem vir umas cervejinhas e no fim um "Cuba Livre"! Haha Abraço
Oh Cingab, onde é que em Portugal se vendem ditaduras de esquerda?
Tomahock, é obvio que foi passageiro... Nem ha outra forma de passar por uma coisa que é apenas uma rua ladeada de casas com uma rotunda no inicio e outra no fim. lol
PS- Uma boa noticia, a lista de extrema direita à Associação de estudantes da Faculdade de Letras foi derrotada. Aliás, pela afluência dos alunos e pela diferença percentual, foi DIZIMADA!
A democracia deve ser aberta a todas as opiniões desde que não atentem contra ela própria, parece-me obvio... Trata-se de defender a própria liberdade de expressão. Eu até aceito que se discuta e haja quem defenda estados totalitarios, só abomino e repudio qualquer forma de apologias publicas aos mesmos! Mas aqui nem se trata desse caso mas sim de uma afirmação xenófoba, algo que é altamente reprovável. Marque-se a tertulia e eu lá estarei, digam-me os tópicos a discutir e eu até preparo uns dossiers. Hehe. E quanto aos bebes, para mim podem vir umas cervejinhas e no fim um "Cuba Livre"! Haha Abraço
Oh Cingab, onde é que em Portugal se vendem ditaduras de esquerda?
Tomahock, é obvio que foi passageiro... Nem ha outra forma de passar por uma coisa que é apenas uma rua ladeada de casas com uma rotunda no inicio e outra no fim. lol
PS- Uma boa noticia, a lista de extrema direita à Associação de estudantes da Faculdade de Letras foi derrotada. Aliás, pela afluência dos alunos e pela diferença percentual, foi DIZIMADA!
"Ouvido pela TSF, Rui Marques entende que a xenofobia não faz parte da cultura portuguesa e lembrou que os portugueses «sempre foram um povo que se relacionou e esteve sempre aberto ao mundo».
Este responsável considerou ainda que a frase «Portugal aos Portugueses», inscrita no cartaz do PNR no Marquês do Pombal, «tem pouco criatividade», pois é a mesma usada pelo partido liderado por Jean-Marie Le Pen, em França.
«Sublinho também que esta frase não é original. É a mesma frase que os franceses da Frente Nacional usam em França. E é muito importante lembrar isso porque quer dizer que, em França, quando se diz a França aos franceses, se está a mandar embora um milhão de portugueses que estão em França», acrescentou.
Em declarações à Lusa, Rui Marques foi ainda mais longe ao considerar esta campanha como «profundamente ofensiva, escandalosa mesmo, não apenas para os 400 mil imigrantes que diariamente constroem connosco o país, mas também para a memória histórica dos portugueses».
Este entende mesmo que este tipo de iniciativas causa «estragos» no trabalho diário de integração dos imigrantes em Portugal, que estão a ser alvo de uma campanha «evidentemente xenófoba e racista»."
Pronto tinha de ser! Eu quando li o comentário do Tomahock tive a certeza que ias dizer isso!! EU já oiço essa piada há anos!!! a seguir vais dizer que outro dia fizeram aqui uma festa e estava tudo iluminado: 2 lâmpadas! LOL
Amigo Tó... Porquê? Queres comprar? Não vês o Canal parlamento? As ditaduras de esquerda vendem-se como numa grande superficie!... Melhor... Nunca foste à Assembleia da República?... Mais... Não me digas que concordas com votações democráticas de braço no ar? Não me digas que achas a Coreia do Norte uma democracia?... Bem mas eu até respeito essas liberdades... cada um de defenda e lute (!) pelo que quer!...
E continuando... Talvez já não haja um FPzinho 25 para matar um fascista... Mas há skin'szinhos para matar bloquistas... ainda há pouco tempo aconteceu!... O que é, claro, de lamentar e é por isso que eu gosto mais do Louça do que do... como é que ele se chama esse do PNR?
Aiiii que eu já estou a ver o rumo que isto está a levar!! "Maria" abriram a guerra!!! LOLOLOL!!
@anti-coiso: é engraçado falares nas rotundas porque elas funcionam ao contrário do governo PS, nas rotundas vais da direita cada vez mais para a esquerda, já este governo faz o movimento exactamente contrário, o que poderia dar multa! LOL
@Vermelhusco, Nas rotundas damo-lhes a esquerda... Se vamos em frente ou à direita mantemo-nos sempre na direita... Só quando vamos para a esquerda é que entramos pela via esquerda e vamos desbrecando para a direita!... Quanto a multas... Bem, tenho aqui uma carta com um cheque de 120€ (e se fosse só isso!)
@Vermelhusco, Do ponto de vista do plano esquerdo como comenta a presença de organizações terroristas na Festa do Avante (um ritual comucomuniiista)??? lol
@anti-coiso: primeiro, para mim, comentários sobre a festa do Avante só são válidos vindos de quem já alguma vez lá esteve, até porque eu próprio tinha uma ideia completamente diferente antes de lá ir pela primeira vez, foi "empurrado" por amigos, entre os quais o teu colega de debate (lol) e digo-te já que sempre que puder ir vou sem dúvida nenhuma, também te posso dizer que a nível mais político na Festa do Avante "participei" num debate que ficará para sempre na história, devido à presença de um grupo de pessoas da Universidade do Algarve que contestavam quase todas as frases da oradora (lol) e de uma ex-promessa do PCP (eheh) que se revoltou a meio da sessão!
Para falar a verdade não dei pela presença do stand das FARC, mas não duvido nem um bocadinho que lá tenham estado, aliás como esteve o stand do partido comunista de Cuba, como esteve o stand da FRETILIN de Timor, e por aí a diante... Pessoalmente vejo a presença deles tão grave como se fosse o próprio governo Colombiano, é terrorismo por terrorismo, é claro que não me identifico com o modo de luta deles! Do mesmo modo que não me identifico com o modo de acção do terrorista mor e já tive de levar com ele em Portugal com honras de estado e tudo!
O terrorismo tem sempre dois lados em que nenhum é bom, não nos podemos esquecer que em Timor também havia terroristas, um deles dava pelo nome de Xanana, em Portugal se por acaso o 25 de Abril não tivesse tido o fim que teve Salgueiro Maia seria um Capitão terrorista, etc...
Os Canenses, pelo menos alguns, são uns terroristas, que querem mudar uma situação, até o Vinças pode ser considerado um terrorista (lindo, mas um terrorista!) porque está sempre à espreita de uma oportunidade para fazer coisas que o 1berto e a Pat não o deixam fazer... etc!
Mas respondendo à tua pergunta em concreto: acho mal! LOL
Vamos por pontos: -Sim, costumo ver o canal parlamento mas confesso que não o faço diariamente, e tu? Quanto a ir ao parlamento também já fui, váááááárias vezes... Aliás, numa altura da minha vida, muito mais que aquelas que me apeteceriam mas tinha de ser... -Concordo em absoluto com o sistema de votos por "braço no ar", assim se evita qualquer tipo de fraude na votação. Aliás, não sei se sabes, mas foi exactamente para isso que foi inicialmente criado o canal parlamentoque tu referiste... Para monitorizar todas as discussões e votações na Assembleia, para que tudo se tornasse claro e ficasse devidamente gravado. De qualquer forma também concordo que os deputados se encontram certas vezes condicionados pela directiva do seu partido mas essa é uma questão de mentalidade e não de liberdade de voto. -Não considero a Coreia do Norte uma democracia, nem Cuba, nem a antiga URSS. Mas também não escondo que me identifico com os principios ideologicos da revolução bolchevique de Lenin e Trotski, com o "movimento 26 de julho" e com a sua revoluçao de 1959, de Che Guevara e Fidel, com a revolução maoista, etc. Com isto espero que percebas que não defendo os regimes daí resultaram mas apenas os argumentos e ideologias que os originaram. -Também eu prefiro o Louça a qualquer "enegrume" do PNR. Aliás devo dizer que prezo bastante o lider do Bloco, assim como o Miguel Portas ou o Rosas. Ainda assim considero que é preciso estar atento a esta "nova" esquerda, não nos podemos esquecer que nasceu dos extintos e radicais UDP e PSR! E por falar em extremismos lembrei-me do PSD (partido com que concerteza te identificas a avaliar pelas tuas opiniões). Caso não saibas muitos dos seus activos são ex MRPP (caso do Durão Barroso)!!! Lembras-te?... Sim, os mesmo meninos que se dedicaram a atacar e pilhar tudo o que era sede do PCP no pós 25 de Abril (Gente moderada e democrata... Ai ai, enfim...) PS- O parvalhao do PNR chama-se José Pinto Coelho. - Quanto à presença de organizações terroristas na festa do avante... É quase inacreditável verificar que após tantos anos o comunismo continua a ser uma espécie de bicho papão! É verdade que em seu nome se cometeram inumeras barbaridades e atentados aos direitos humanos. Mas os EUA também o fazem diariamente em prol da nossa democracia liberal de consumo e não é por isso que pomos a culpa nos ideais! Cingab, convido-te desde já a vires à festa do avante este ano para saberes do que se trata. Lá encontrarás muitas organizações e partidos comunistas internacionais, entre eles Cuba e China mas também Inglaterra, por exemplo... É importante perceber de uma vez por todas que as várias organizações comunistas mudaram também com os tempos, adpataram-se e hoje são uma opção democrata de esquerda e não máquinas de guerra!!! Mas falando mais sobre as tais organizações terroristas... Serão as FARC de que fala o Farpas? "A FARC-EP é dirigida por um secretário, Manuel Marulanda Vélez, também conhecido como Tirofijo, e seis outros membros, incluindo o sênior comandante militar Jorge Briceño, também conhecido por Mono Jojoy. É organizada juntamente às linhas militares e inclui diversas fontes urbanas. A FARC possui entre 28.000 a 35.000 combatentes e mantém presença em aproximadamente 80% do território Colombiano, comandando grande parte dele com equilíbrio e justiça social, a maioria em florestas e selvas a sul e sudeste da base das montanhas dos Andes. As FARC são classificadas como uma organização terrorista por muitos países, como os membros da União Européia e os Estados Unidos da América e como uma organização militar libertadora do povo Colombiano para o resto do mundo.
As FARC se auto proclamaram uma organização político-militar marxista-leninista de inspiração bolivariana. A organização representa a população rural contra as classes dominantes abastadas da Colombia e se opõe à colonização neoliberal do EUA na Colômbia (particularmente o Plano Colômbia), privatização a expropriação de recursos naturais, corporações multinacionais e grupos paramilitares financiados pelos latifundiários e pelo governo da colombia. As FARC argumentam que esses objetivos motivam os esforços do grupo pela tomada do poder na Colômbia através de uma revolução armada. Segundo os EUA, as FARC obtêm financiamento provavelmente através de extorsões, seqüestros e tráfico de drogas."
Não me parecem nada terroristas... Aliás a unica coisa que se lhes poderá apontar serão as formas de financiamento que os "segundo os EUA" são "provavelmente" através de actos ilicitos. E todos nós sabemos como os EUA são tolerantes e correctos com quem lhes vai à carteira, vai na volta as FARC também têm armas de destruição maciça algures na selva!
Será então a FRETILIN? "The Revolutionary Front for an Independent East Timor (Portuguese: Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente or FRETILIN) was a resistance movement that fought for the independence of East Timor, first from Portugal and then from Indonesia, between 1974 and 1998. It was originally the Timorese Social Democratic Association (ASDT). After East Timor gained its independence from Indonesia, FRETILIN became one of several parties competing for power in a multi-party system.
Fretilin holds consultative status with the Socialist International.
History pre-1999
FRETILIN was founded by Jose Ramos-Horta. During the years of the Indonesian occupation of East Timor (1975 to 1999) he served as spokesman in exile until 1988 when he resigned and became an independent politician. Ramos-Horta is currently East Timor's prime minister.
In 1978 Nocolao Lobato, then the FRETILIN leader, was allegedly killed by Yunus Yosfiah[1].
History post-1999
In the first elections, held in 2001, the year before independence, FRETILIN polled 57.4% of the vote and took 55 seats in the 88-seat Assembly. While this gave the party a working majority, it fell short of the two-thirds majority it had hoped for in order to dictate the drafting of a national constitution. Nine other parties and one independent candidate shared the remaining votes."
Também não me parece muito terrorista mas sim pró independentista, algo que de forma alguma considero um crime mas sim um direito, embora em alguns casos possa desaprovar o método.
PS- A banca referente à Coreia na Festa é apenas da R.D.P. Coreia, uma organização comunista que não o partido no poder, com o qual o PCP cortou relações há já uns anos; Nunca na festa ouve qualquer banca da ETA, apenas do harri batasuna, assim como nunca ouve nada do IRA mas sim do Sin Fein. Isto é importante pois o PCP não apoia a violência mas (e em conformidade com a sua história) reconhece que, por vezes, seja importante recorrer à luta armada.
"A guerra de guerrilhas é frequentemente associada ao terrorismo uma vez que dispõe de um pequeno contingente para atingir grandes fins fazendo uso cirúrgico da violência para combater forças maiores. Seu alvo, no entanto, são forças igualmente armadas procurando sempre minimizar os danos a civis para conseguir o apoio destes. Assim sendo, é tanto mais uma táctica militar quanto menos uma forma de terrorismo."
Ultimo ponto: -Cingab, insistentemente te referes a mim como comunista. Não sou embora já o tenha sido e convicto. Hoje sou de esquerda, democrata por falta de melhor e socialista marxista. E perguntarás tu... "Então mas este gajo ainda diz que não é comunista?!" - Ao que eu respondo - "Devias ler mais..." Comunismo é muito mais complexo que isso, pauta-se na maioria dos casos pelo Marxismo Leninismo mas nem isso se pode considerar uma descrição absoluta. Aliás, se fosse tão simples até Mussolini poderia ser considerado comunista visto que Nietzsche e Marx trabalharam juntos, partilharam ideias e em muito se parecem. O ditador italiano dizia-se socialista, sindicalista "Nietzschista"...
Portanto o PCP é Marxista Leninista, Mussolini é socialista, sindicalista "Nietzschista" e eu sou Socialista Marxista Democrata. E para rematar, o facinora italiano, no fim da sua vida, ainda se considerou marxista também... E no fundo todas estas definições revelam-se muito diferentes... Eu sei, uma enorme confusão mas se leres um bocado sobre a matéria facilmente compreenderás. Aliás, fora de brincadeiras, recomendo que leias sobre o assunto, sobre a ideologia e a sua história, o momento e circunstancias em que surgiram. Vais ver que, aparte da utilização que dela fizeram os regimes, a ideologia é do mais justo e equilibrado que existe.
-E pronto, foi assim... Com estas ideias se constroi uma ex-promessa do PCP. E logo agora que vejo ex-colegas meus já deputados... Desperdicei-me, hehe...
Ok, ok, eu sei que sou chato e já me estiquei à grande no meu comentário mas, em jeito de picardia, hoje não me despeço com um abraço mas com uma música:
"De pé, oh vítimas da fome De pé, famélicos da terra Da idéia o povo já consome A crosta bruta que a soterra Cortai o mal bem pelo fundo De pé, de pé, não mais senhores Se nada somos em tal mundo Sejamos tudo, oh produtores (...) Bem unidos façamos Desta luta a final De uma terra sem amos A Internacional."
Quanto à minha inclinação partidária é clara, estou à direita do bloco central... Por exemplo... Já votei PS, PSD, CDS-PP, Cavaco Silva, Mário Soares, Manuel Alegre... Mas, claramente à direita do Central... Assumido!... Se bem que, nos últimos tempos os partidos não me dizem nada, se calhar falta mais um partido à direita... Digo eu!...
Depois, também te digo, eu não deito fora ideias "vermelhuscas"!... Têm grandes projectos (principalmente os sociais) (por exemplo: As comunas são um bom sistema de produção para o sector primário, com pequenas alterações claro!) que deviam ser tentados em países democráticos... Ah!... e já li coisas "vermelhuscas", tenho 3 ou 4 livros (um de 1969)... Também tenho 2 ligados PPD (1975)... Mas prefiro Paulo Coelho, ou artigos de opinião de vários jornais (até desportivos)!... Revoluções são precisas, cada vez mais, mas não aceito venerar pessoas que nos querem libertar de uma tirania, para nos obrigar a aguentar outra!... Reparem agora nesta revelação!.... Cuba para ser uma país ideal (para mim), teria de mudar poucas coisas, coisas importantes, mas poucas!... E esta hem!...
Essa sua posição de Socialista Marxista Democrata, dá-me “tilt”!... Democratas somos todos (até os mais tiranos) Socialistas são a maioria da população da UE... Já marxista?!...
Então mas se dizes que te revês nas politicas sociais da esquerda é impossivel descartares Marx pois é essa a sua base! Acho que te queres referir ao Leninismo ou ao comunismo (interpretação comunista do marxismo) e não ao pensamento e ideal marxista na sua génese. Aliás, o socialismo é outra interpretação de Marx o que implica que alguém que o defenda, defende também o Marxismo (Como tu dizes, "Socialistas são a maioria da população da UE).
"Marxismo é o conjunto de idéias filosóficas, económicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. Interpreta a vida social conforme a dinâmica da luta de classes e prevê a transformação das sociedades de acordo com as leis do desenvolvimento histórico de seu sistema produtivo. Fruto de décadas de colaboração entre Karl Marx e Friedrich Engels, o marxismo influenciou os mais diversos setores da atividade humana ao longo do século XX, desde a política e a prática sindical até a análise e interpretação de fatos sociais, morais, artísticos, históricos e econômicos. Tornou-se base para as doutrinas oficiais utilizadas nos países socialistas, segundo os autores dessas doutrinas. No entanto, o marxismo ultrapassou as idéias dos seus precursores, se tornando uma corrente política-teórica que abrange uma ampla gama de pensadores e militantes, nem sempre coincidentes e assumindo posições teóricas e políticas às vezes antagônicas tornando-se necessário observar as diversas definições de marxismo e suas diversas tendências, especialmente a social-democracia, o bolchevismo e o comunismo de conselhos." "Os dois elementos principais do marxismo são o materialismo dialético, para o qual a natureza, a vida e a consciência se constituem de matéria em movimento e evolução permanente, e o materialismo histórico, para o qual o modo de produção é a base determinante dos fenômenos históricos e sociais, inclusive as instituições jurídicas e políticas, a moralidade, a religião e as artes. Para alguns estudiosos, o termo materialismo dialético, esboçado por Engels e desenvolvido por Lênin e Stálin, é uma expressão inexistente na obra de Marx, que, por sua vez, utilizara apenas o termos dialética e método dialético. A teoria marxista desenvolve-se em quatro níveis de análise: filosófico, econômico, político e sociológico em torno da idéia central de mudança. Em suas Thesen über Feuerbach (1845, publicadas em 1888; Teses sobre Feuerbach), Marx escreveu: "Até o momento, os filósofos apenas interpretaram o mundo; o fundamental agora é transformá-lo." Para transformar o mundo é necessário vincular o pensamento à prática revolucionária. Interpretada por diversos seguidores, a teoria tornou-se uma ideologia que se estendeu a regiões de todo o mundo e foi acrescida de características nacionais. Surgiram assim versões como as dos partidos comunistas francês e italiano, o marxismo-leninismo na União Soviética, as experiências no leste europeu, o maoísmo na China e Albânia e as interpretações da Coréia do Norte, de Cuba e dos partidos únicos africanos, em que se mistura até com ritos tribais. As principais correntes do marxismo foram a social-democracia, o bolchevismo e o esquerdismo."
Conclui-se assim que o Marxismo é uma corrente do pensamento filosófico sobre a sociedade, a sua estruturação e não sobre modelos de estado.
Concordo contigo quando dizes que Cuba, para ser perfeita, teria de mudar muito pouco e, tal como tu, não venero tiranos ou tiranias. Apenas as ideologias e argumentos que alguns usaram para as impôr. Saiba-se que Mao, Lenin, Trotski, Fidel, ou Che nunca anunciaram uma nova ordem ditaturial a quando das suas revoluções, assim como estas não o eram inicialmente. Foi antes a sede de poder, aliada a factores de instabilidade politica, que os conduziram a regimes totalitarista... Por exemplo, Mao e Lenin libertaram a China e Russia do seu regime imperial e czarista, respectivamente. As revoluções socias que daí resultaram foram cruciais para o desenvolvimento dos mesmos e para o equilibrio de classes. Digamos que, em parte, transformaram países de idade média em grandes potencias industriais e de produção, aliando sempre uma forte componente de desenvolvimento e apoio social. No fundo, o que acabou por os trair foi, à semelhança de Salazar, um exacerbado paternalismo que lhes fêz acreditar que não haveria outra solução possivel que não a deles e que o povo não estaria informado o suficiente para se manifestar sobre a matéria. Isto para não falar na instabilidade politica à época. Falamos do inicio do séc XX, no caso da Russia mais concretamente 1917.
Já Fidel foi um caso bastante diferente. Aliás ele próprio nem se considera marxista mas apenas socialista, sendo que a costela comunista do "movimento 26 de julho" pertencia a Guevara. Também Fidel receou perder o poder e a soberania do seu pais face à pressão constante dos EUA no pós Guerra Fria e ainda antes, em 1961, com a invasão na Baía dos Porcos (por exemplo). Obsecado por esta ideia, Fidel agarrou com unhas e dentes o poder e dele nunca mais se libertou. Aliás, foi esta atitude de Fidel que, em grande parte, contribuiu para o afastamento do Che que continuou a procurar a "sua" revolução noutros paises, caso da Rep. Checa, Congo e Bolivia onde acabou morto pela CIA. Assim, Cuba acaba por se tornar um país socialista à custa do medo de perder a sua soberania para os EUA, aliando-se à URSS que a financiou durante largos anos, comprando-lhes a unica coisa que tinham para exportar, açucar, em troca de uma posição estratégica fulcral durante a guerra.
Quanto a votos, também isso espelha a minha forma de estar na politica. Nas ultimas quatro eleições só votei PCP uma vez, de resto foi BE e PS. Não sou realmente um comunista como te disse antes. Partilho de alguns ideais mas há outros com os quais não me identifico, o que faz de mim uma espécie de naufragado à esquerda, sem partido.
Quanto a Paulo Coelho estamos em desacordo mas aí são gostos e esses... Eu não gosto.
Tó eu disse algumas, algumas, algumas políticas sociais!... E não tentes catequizar-me!... Para esse peditório já dei!... Uma pequena História: Quando andava pela faculdade tinha um amigo que sempre que se reunia (cafés, bares discotecas, poker e canasta) comigo proponha-me filiar-me no PSD... Era tipo dia sim dia não durante 3, 4 anos, bem, estou a exagerar um pouco no dia sim dia não, mas também não foram 3 ou 4 mas 7 ou 8!... O Manel (chamemo-lhes assim) era um chato... E, a bem dizer só não me filiei porque luto pela libertação do povo de Canas de Senhorim, um ideal apartidário... Anos mais tarde, muito mais tarde, estava eu num restaurante em Sintra, encontro o amigo manel!... fato e gravata com mais uns cotas bem vestidinhos (estava lá o meu arqui inimigo Junqueiro)... Não é que o gajo é Deputado?!?!?!... E do PS?!?!?!? Já não entendo este mundo... Eu acho que não poderia ser deputado... Falta-me a hipocrisia!... lol
Boa historia e foi pela mesma razao que nao segui a politica como profissao. Eu nao quero catequizar ninguem, nao me interessa nada que te filies no PCP ou em qualquer outro partido. Quero apenas que percebas do que se trata.
Quanto às politicas sociais tens de me dar exemplos porque assim nao podemos discutir, é demasiado vago.
Repara!... Em questões laborais, tem-se medo e desrespeito pelos sindicatos (questões sindicais), eu pelo menos tenho, contudo, aquilo que nós aprendemos, por exemplo, quando tiramos um curso de Técnico Superior de Higiene no Trabalho, é quase tudo igual aquilo que é defendido em textos da organização do trabalho comunista (ou sindicalista pois em Portugal é e mesma coisa)... Ou seja, aquilo que temos desprezamos de um lado, aceitamos no outro (patrões, estado, partidos, sindicatos e trabalhadores) como símbolo de organização moderna... Já leste as regras ISO140001 (Social), ISO9001 (qualidade) e se não me engano OSHAS 18001 (HST)?... Chega-se ao cúmulo de haver representantes dos trabalhadores para as questões sindicais e outra para as questões de HST, mais uma para a Qualidade e outra para a... Para que os RT da OSHAS18001 não sejam confundidos com os malandros do sindicato! Sabes... È que eu ainda sou do tempo em que os comuncomuncomnuniiiitas comiam criancinhas!... Mas gosto de descobrir novas coisas
Se isto não é XENOFOBIA... então o que é? Se isto não é um apelo à violência... então o que é??? Eu sou da Beira Alta e trabalho em Lisboa... imagino um cartaz assim: BASTA DE MIGRANTES (BEIRÕES)! SER LISBOETA É A SOLUÇÃO!
E por baixo um Expresso da Rodoviária... NÃO ÍA GOSTAR... Ficava MESMO LIXADA!!! AHHHH... POIX!
38 comentários:
Por acaso não haverá ainda por aí um "FPzinho" 25 que nos faça o favor de eliminar esta gente?!
Agora imaginem que eu comentava este post?...
... Se bem que muito há a comentar!...
Mas podes comentar à vontade!! Uma discussão bem feita é sempre de salutar, aliás "salutamos muito" LOL ;p
A minha interpretação do cartaz leva-o a ser contra a lei, se calhar a tua interpretação é diferente, mas a minha é exactamente essa, no mínimo é um cartaz xenófobo... digo eu...
sim, no MINIMO xenófobo, já para não dizer falacioso... Oh Cingab eu até gosto que comentes. Não sou nada conflituoso mas gosto muito de parlamentar um bocadinho. Aliás quem me conhece sabe que nunca dispenso uma boa discussão politica, não é Farpas?
Abraço e comentem muito!
É de um grande mau gosto e muito provocatório. Um país de imigrantes como nós, ( a velha mala de cartão) onde grande parte das nossas famílias tem gente por essa Europa fóra, EUA, Canadá, África, Venezuela, Brasil, eu sei lá...
É preciso muita lata para se vir com um discurso destes. Se todos os nossos imigrantes regressassem a casa, o que se ia fazer com eles?! É de uma estupidez que revolta.
@Tó: é por isso que eu me divirto muito a imaginar um encontro entre ti e o Cingab! Acho que iam ser momentos muito bem passados! Até podia vender bilhetes e tudo! LOL olha que dois se juntavam!!
Bem, se houver comes e bebes (sem alcool) venha esse encontro!...
É claro que é xenófobo... Não sei porque têm dúvidas!...
Mas eu acho que todos têm direito em ter a sua opinião (até os fascistas!) Se bem que algumas opiniões são proibidas pela constituição... Espera aí... Uma contituição dita democrática que proibe?... Humm!... Não há democracias perfeitas... Mas, em Portugal pode-se vender uma ditadura de esquerda não não uma de direita... Eu, pelo menos, aceito que vendam qualquer ditadura... mas não compro
O Tó já passou pelas nossas terras!! Mas foi passageiro!
Façam lá essa tertúlia...
Haja Comes....
Haja Bebes...
Haja Violadas...
Haja Pandeiretas...
Haja Discussões...
Que eu fico-me pelos comes...e bebes!!!
Comes: sim!
Bebes sem alcool: sim
Violadas: temos sempre o rito
Discussões: também pode ser
AGORA PANDEIREITA?...
Eh pa!!! Tudo menos pandeireta!!!
Se, por acaso houver pandeireta, eu faço queixa ao Papa!...
A democracia deve ser aberta a todas as opiniões desde que não atentem contra ela própria, parece-me obvio... Trata-se de defender a própria liberdade de expressão. Eu até aceito que se discuta e haja quem defenda estados totalitarios, só abomino e repudio qualquer forma de apologias publicas aos mesmos! Mas aqui nem se trata desse caso mas sim de uma afirmação xenófoba, algo que é altamente reprovável.
Marque-se a tertulia e eu lá estarei, digam-me os tópicos a discutir e eu até preparo uns dossiers. Hehe. E quanto aos bebes, para mim podem vir umas cervejinhas e no fim um "Cuba Livre"! Haha
Abraço
Oh Cingab, onde é que em Portugal se vendem ditaduras de esquerda?
Tomahock, é obvio que foi passageiro... Nem ha outra forma de passar por uma coisa que é apenas uma rua ladeada de casas com uma rotunda no inicio e outra no fim. lol
PS- Uma boa noticia, a lista de extrema direita à Associação de estudantes da Faculdade de Letras foi derrotada. Aliás, pela afluência dos alunos e pela diferença percentual, foi DIZIMADA!
A democracia deve ser aberta a todas as opiniões desde que não atentem contra ela própria, parece-me obvio... Trata-se de defender a própria liberdade de expressão. Eu até aceito que se discuta e haja quem defenda estados totalitarios, só abomino e repudio qualquer forma de apologias publicas aos mesmos! Mas aqui nem se trata desse caso mas sim de uma afirmação xenófoba, algo que é altamente reprovável.
Marque-se a tertulia e eu lá estarei, digam-me os tópicos a discutir e eu até preparo uns dossiers. Hehe. E quanto aos bebes, para mim podem vir umas cervejinhas e no fim um "Cuba Livre"! Haha
Abraço
Oh Cingab, onde é que em Portugal se vendem ditaduras de esquerda?
Tomahock, é obvio que foi passageiro... Nem ha outra forma de passar por uma coisa que é apenas uma rua ladeada de casas com uma rotunda no inicio e outra no fim. lol
PS- Uma boa noticia, a lista de extrema direita à Associação de estudantes da Faculdade de Letras foi derrotada. Aliás, pela afluência dos alunos e pela diferença percentual, foi DIZIMADA!
Aquilo que pôem na minha boca:
"Ouvido pela TSF, Rui Marques entende que a xenofobia não faz parte da cultura portuguesa e lembrou que os portugueses «sempre foram um povo que se relacionou e esteve sempre aberto ao mundo».
Este responsável considerou ainda que a frase «Portugal aos Portugueses», inscrita no cartaz do PNR no Marquês do Pombal, «tem pouco criatividade», pois é a mesma usada pelo partido liderado por Jean-Marie Le Pen, em França.
«Sublinho também que esta frase não é original. É a mesma frase que os franceses da Frente Nacional usam em França. E é muito importante lembrar isso porque quer dizer que, em França, quando se diz a França aos franceses, se está a mandar embora um milhão de portugueses que estão em França», acrescentou.
Em declarações à Lusa, Rui Marques foi ainda mais longe ao considerar esta campanha como «profundamente ofensiva, escandalosa mesmo, não apenas para os 400 mil imigrantes que diariamente constroem connosco o país, mas também para a memória histórica dos portugueses».
Este entende mesmo que este tipo de iniciativas causa «estragos» no trabalho diário de integração dos imigrantes em Portugal, que estão a ser alvo de uma campanha «evidentemente xenófoba e racista»."
Pronto tinha de ser! Eu quando li o comentário do Tomahock tive a certeza que ias dizer isso!! EU já oiço essa piada há anos!!! a seguir vais dizer que outro dia fizeram aqui uma festa e estava tudo iluminado: 2 lâmpadas! LOL
Boas notícias!!
Amigo Tó...
Porquê? Queres comprar?
Não vês o Canal parlamento? As ditaduras de esquerda vendem-se como numa grande superficie!...
Melhor... Nunca foste à Assembleia da República?... Mais... Não me digas que concordas com votações democráticas de braço no ar? Não me digas que achas a Coreia do Norte uma democracia?...
Bem mas eu até respeito essas liberdades... cada um de defenda e lute (!) pelo que quer!...
E continuando...
Talvez já não haja um FPzinho 25 para matar um fascista... Mas há skin'szinhos para matar bloquistas... ainda há pouco tempo aconteceu!... O que é, claro, de lamentar e é por isso que eu gosto mais do Louça do que do... como é que ele se chama esse do PNR?
@farpa Vermelhusca
Do ponto de vista do plano esquerdo como comenta as rotundas como regulação do trânsito?
lol :P
Aiiii que eu já estou a ver o rumo que isto está a levar!! "Maria" abriram a guerra!!! LOLOLOL!!
@anti-coiso: é engraçado falares nas rotundas porque elas funcionam ao contrário do governo PS, nas rotundas vais da direita cada vez mais para a esquerda, já este governo faz o movimento exactamente contrário, o que poderia dar multa! LOL
@Vermelhusco,
Nas rotundas damo-lhes a esquerda...
Se vamos em frente ou à direita mantemo-nos sempre na direita... Só quando vamos para a esquerda é que entramos pela via esquerda e vamos desbrecando para a direita!...
Quanto a multas... Bem, tenho aqui uma carta com um cheque de 120€ (e se fosse só isso!)
@Vermelhusco,
Do ponto de vista do plano esquerdo como comenta a presença de organizações terroristas na Festa do Avante (um ritual comucomuniiista)???
lol
@anti-coiso: primeiro, para mim, comentários sobre a festa do Avante só são válidos vindos de quem já alguma vez lá esteve, até porque eu próprio tinha uma ideia completamente diferente antes de lá ir pela primeira vez, foi "empurrado" por amigos, entre os quais o teu colega de debate (lol) e digo-te já que sempre que puder ir vou sem dúvida nenhuma, também te posso dizer que a nível mais político na Festa do Avante "participei" num debate que ficará para sempre na história, devido à presença de um grupo de pessoas da Universidade do Algarve que contestavam quase todas as frases da oradora (lol) e de uma ex-promessa do PCP (eheh) que se revoltou a meio da sessão!
Para falar a verdade não dei pela presença do stand das FARC, mas não duvido nem um bocadinho que lá tenham estado, aliás como esteve o stand do partido comunista de Cuba, como esteve o stand da FRETILIN de Timor, e por aí a diante... Pessoalmente vejo a presença deles tão grave como se fosse o próprio governo Colombiano, é terrorismo por terrorismo, é claro que não me identifico com o modo de luta deles! Do mesmo modo que não me identifico com o modo de acção do terrorista mor e já tive de levar com ele em Portugal com honras de estado e tudo!
O terrorismo tem sempre dois lados em que nenhum é bom, não nos podemos esquecer que em Timor também havia terroristas, um deles dava pelo nome de Xanana, em Portugal se por acaso o 25 de Abril não tivesse tido o fim que teve Salgueiro Maia seria um Capitão terrorista, etc...
Os Canenses, pelo menos alguns, são uns terroristas, que querem mudar uma situação, até o Vinças pode ser considerado um terrorista (lindo, mas um terrorista!) porque está sempre à espreita de uma oportunidade para fazer coisas que o 1berto e a Pat não o deixam fazer... etc!
Mas respondendo à tua pergunta em concreto: acho mal! LOL
Ora aqui está a questão para 50.000 euros!
Olá Cingab,
Vamos por pontos:
-Sim, costumo ver o canal parlamento mas confesso que não o faço diariamente, e tu? Quanto a ir ao parlamento também já fui, váááááárias vezes... Aliás, numa altura da minha vida, muito mais que aquelas que me apeteceriam mas tinha de ser...
-Concordo em absoluto com o sistema de votos por "braço no ar", assim se evita qualquer tipo de fraude na votação. Aliás, não sei se sabes, mas foi exactamente para isso que foi inicialmente criado o canal parlamentoque tu referiste... Para monitorizar todas as discussões e votações na Assembleia, para que tudo se tornasse claro e ficasse devidamente gravado. De qualquer forma também concordo que os deputados se encontram certas vezes condicionados pela directiva do seu partido mas essa é uma questão de mentalidade e não de liberdade de voto.
-Não considero a Coreia do Norte uma democracia, nem Cuba, nem a antiga URSS. Mas também não escondo que me identifico com os principios ideologicos da revolução bolchevique de Lenin e Trotski, com o "movimento 26 de julho" e com a sua revoluçao de 1959, de Che Guevara e Fidel, com a revolução maoista, etc. Com isto espero que percebas que não defendo os regimes daí resultaram mas apenas os argumentos e ideologias que os originaram.
-Também eu prefiro o Louça a qualquer "enegrume" do PNR. Aliás devo dizer que prezo bastante o lider do Bloco, assim como o Miguel Portas ou o Rosas. Ainda assim considero que é preciso estar atento a esta "nova" esquerda, não nos podemos esquecer que nasceu dos extintos e radicais UDP e PSR! E por falar em extremismos lembrei-me do PSD (partido com que concerteza te identificas a avaliar pelas tuas opiniões). Caso não saibas muitos dos seus activos são ex MRPP (caso do Durão Barroso)!!! Lembras-te?... Sim, os mesmo meninos que se dedicaram a atacar e pilhar tudo o que era sede do PCP no pós 25 de Abril (Gente moderada e democrata... Ai ai, enfim...)
PS- O parvalhao do PNR chama-se José Pinto Coelho.
- Quanto à presença de organizações terroristas na festa do avante... É quase inacreditável verificar que após tantos anos o comunismo continua a ser uma espécie de bicho papão! É verdade que em seu nome se cometeram inumeras barbaridades e atentados aos direitos humanos. Mas os EUA também o fazem diariamente em prol da nossa democracia liberal de consumo e não é por isso que pomos a culpa nos ideais!
Cingab, convido-te desde já a vires à festa do avante este ano para saberes do que se trata. Lá encontrarás muitas organizações e partidos comunistas internacionais, entre eles Cuba e China mas também Inglaterra, por exemplo... É importante perceber de uma vez por todas que as várias organizações comunistas mudaram também com os tempos, adpataram-se e hoje são uma opção democrata de esquerda e não máquinas de guerra!!!
Mas falando mais sobre as tais organizações terroristas...
Serão as FARC de que fala o Farpas?
"A FARC-EP é dirigida por um secretário, Manuel Marulanda Vélez, também conhecido como Tirofijo, e seis outros membros, incluindo o sênior comandante militar Jorge Briceño, também conhecido por Mono Jojoy. É organizada juntamente às linhas militares e inclui diversas fontes urbanas. A FARC possui entre 28.000 a 35.000 combatentes e mantém presença em aproximadamente 80% do território Colombiano, comandando grande parte dele com equilíbrio e justiça social, a maioria em florestas e selvas a sul e sudeste da base das montanhas dos Andes.
As FARC são classificadas como uma organização terrorista por muitos países, como os membros da União Européia e os Estados Unidos da América e como uma organização militar libertadora do povo Colombiano para o resto do mundo.
As FARC se auto proclamaram uma organização político-militar marxista-leninista de inspiração bolivariana. A organização representa a população rural contra as classes dominantes abastadas da Colombia e se opõe à colonização neoliberal do EUA na Colômbia (particularmente o Plano Colômbia), privatização a expropriação de recursos naturais, corporações multinacionais e grupos paramilitares financiados pelos latifundiários e pelo governo da colombia. As FARC argumentam que esses objetivos motivam os esforços do grupo pela tomada do poder na Colômbia através de uma revolução armada. Segundo os EUA, as FARC obtêm financiamento provavelmente através de extorsões, seqüestros e tráfico de drogas."
Não me parecem nada terroristas... Aliás a unica coisa que se lhes poderá apontar serão as formas de financiamento que os "segundo os EUA" são "provavelmente" através de actos ilicitos. E todos nós sabemos como os EUA são tolerantes e correctos com quem lhes vai à carteira, vai na volta as FARC também têm armas de destruição maciça algures na selva!
Será então a FRETILIN?
"The Revolutionary Front for an Independent East Timor (Portuguese: Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente or FRETILIN) was a resistance movement that fought for the independence of East Timor, first from Portugal and then from Indonesia, between 1974 and 1998. It was originally the Timorese Social Democratic Association (ASDT). After East Timor gained its independence from Indonesia, FRETILIN became one of several parties competing for power in a multi-party system.
Fretilin holds consultative status with the Socialist International.
History pre-1999
FRETILIN was founded by Jose Ramos-Horta. During the years of the Indonesian occupation of East Timor (1975 to 1999) he served as spokesman in exile until 1988 when he resigned and became an independent politician. Ramos-Horta is currently East Timor's prime minister.
In 1978 Nocolao Lobato, then the FRETILIN leader, was allegedly killed by Yunus Yosfiah[1].
History post-1999
In the first elections, held in 2001, the year before independence, FRETILIN polled 57.4% of the vote and took 55 seats in the 88-seat Assembly. While this gave the party a working majority, it fell short of the two-thirds majority it had hoped for in order to dictate the drafting of a national constitution. Nine other parties and one independent candidate shared the remaining votes."
Também não me parece muito terrorista mas sim pró independentista, algo que de forma alguma considero um crime mas sim um direito, embora em alguns casos possa desaprovar o método.
PS- A banca referente à Coreia na Festa é apenas da R.D.P. Coreia, uma organização comunista que não o partido no poder, com o qual o PCP cortou relações há já uns anos; Nunca na festa ouve qualquer banca da ETA, apenas do harri batasuna, assim como nunca ouve nada do IRA mas sim do Sin Fein. Isto é importante pois o PCP não apoia a violência mas (e em conformidade com a sua história) reconhece que, por vezes, seja importante recorrer à luta armada.
"A guerra de guerrilhas é frequentemente associada ao terrorismo uma vez que dispõe de um pequeno contingente para atingir grandes fins fazendo uso cirúrgico da violência para combater forças maiores. Seu alvo, no entanto, são forças igualmente armadas procurando sempre minimizar os danos a civis para conseguir o apoio destes. Assim sendo, é tanto mais uma táctica militar quanto menos uma forma de terrorismo."
Ultimo ponto:
-Cingab, insistentemente te referes a mim como comunista. Não sou embora já o tenha sido e convicto. Hoje sou de esquerda, democrata por falta de melhor e socialista marxista. E perguntarás tu... "Então mas este gajo ainda diz que não é comunista?!" - Ao que eu respondo - "Devias ler mais..."
Comunismo é muito mais complexo que isso, pauta-se na maioria dos casos pelo Marxismo Leninismo mas nem isso se pode considerar uma descrição absoluta. Aliás, se fosse tão simples até Mussolini poderia ser considerado comunista visto que Nietzsche e Marx trabalharam juntos, partilharam ideias e em muito se parecem. O ditador italiano dizia-se socialista, sindicalista "Nietzschista"...
Portanto o PCP é Marxista Leninista, Mussolini é socialista, sindicalista "Nietzschista" e eu sou Socialista Marxista Democrata. E para rematar, o facinora italiano, no fim da sua vida, ainda se considerou marxista também... E no fundo todas estas definições revelam-se muito diferentes... Eu sei, uma enorme confusão mas se leres um bocado sobre a matéria facilmente compreenderás. Aliás, fora de brincadeiras, recomendo que leias sobre o assunto, sobre a ideologia e a sua história, o momento e circunstancias em que surgiram. Vais ver que, aparte da utilização que dela fizeram os regimes, a ideologia é do mais justo e equilibrado que existe.
-E pronto, foi assim... Com estas ideias se constroi uma ex-promessa do PCP. E logo agora que vejo ex-colegas meus já deputados... Desperdicei-me, hehe...
Ok, ok, eu sei que sou chato e já me estiquei à grande no meu comentário mas, em jeito de picardia, hoje não me despeço com um abraço mas com uma música:
"De pé, oh vítimas da fome
De pé, famélicos da terra
Da idéia o povo já consome
A crosta bruta que a soterra
Cortai o mal bem pelo fundo
De pé, de pé, não mais senhores
Se nada somos em tal mundo
Sejamos tudo, oh produtores
(...)
Bem unidos façamos
Desta luta a final
De uma terra sem amos
A Internacional."
Tó,
Eu gosto dessa música... Sem gozo!...
Quanto à minha inclinação partidária é clara, estou à direita do bloco central... Por exemplo... Já votei PS, PSD, CDS-PP, Cavaco Silva, Mário Soares, Manuel Alegre... Mas, claramente à direita do Central... Assumido!... Se bem que, nos últimos tempos os partidos não me dizem nada, se calhar falta mais um partido à direita... Digo eu!...
Depois, também te digo, eu não deito fora ideias "vermelhuscas"!... Têm grandes projectos (principalmente os sociais) (por exemplo: As comunas são um bom sistema de produção para o sector primário, com pequenas alterações claro!) que deviam ser tentados em países democráticos... Ah!... e já li coisas "vermelhuscas", tenho 3 ou 4 livros (um de 1969)... Também tenho 2 ligados PPD (1975)... Mas prefiro Paulo Coelho, ou artigos de opinião de vários jornais (até desportivos)!...
Revoluções são precisas, cada vez mais, mas não aceito venerar pessoas que nos querem libertar de uma tirania, para nos obrigar a aguentar outra!...
Reparem agora nesta revelação!....
Cuba para ser uma país ideal (para mim), teria de mudar poucas coisas, coisas importantes, mas poucas!... E esta hem!...
Essa sua posição de Socialista Marxista Democrata, dá-me “tilt”!...
Democratas somos todos (até os mais tiranos)
Socialistas são a maioria da população da UE...
Já marxista?!...
Oh cingab,
Então mas se dizes que te revês nas politicas sociais da esquerda é impossivel descartares Marx pois é essa a sua base! Acho que te queres referir ao Leninismo ou ao comunismo (interpretação comunista do marxismo) e não ao pensamento e ideal marxista na sua génese. Aliás, o socialismo é outra interpretação de Marx o que implica que alguém que o defenda, defende também o Marxismo (Como tu dizes, "Socialistas são a maioria da população da UE).
"Marxismo é o conjunto de idéias filosóficas, económicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. Interpreta a vida social conforme a dinâmica da luta de classes e prevê a transformação das sociedades de acordo com as leis do desenvolvimento histórico de seu sistema produtivo.
Fruto de décadas de colaboração entre Karl Marx e Friedrich Engels, o marxismo influenciou os mais diversos setores da atividade humana ao longo do século XX, desde a política e a prática sindical até a análise e interpretação de fatos sociais, morais, artísticos, históricos e econômicos. Tornou-se base para as doutrinas oficiais utilizadas nos países socialistas, segundo os autores dessas doutrinas.
No entanto, o marxismo ultrapassou as idéias dos seus precursores, se tornando uma corrente política-teórica que abrange uma ampla gama de pensadores e militantes, nem sempre coincidentes e assumindo posições teóricas e políticas às vezes antagônicas tornando-se necessário observar as diversas definições de marxismo e suas diversas tendências, especialmente a social-democracia, o bolchevismo e o comunismo de conselhos."
"Os dois elementos principais do marxismo são o materialismo dialético, para o qual a natureza, a vida e a consciência se constituem de matéria em movimento e evolução permanente, e o materialismo histórico, para o qual o modo de produção é a base determinante dos fenômenos históricos e sociais, inclusive as instituições jurídicas e políticas, a moralidade, a religião e as artes. Para alguns estudiosos, o termo materialismo dialético, esboçado por Engels e desenvolvido por Lênin e Stálin, é uma expressão inexistente na obra de Marx, que, por sua vez, utilizara apenas o termos dialética e método dialético.
A teoria marxista desenvolve-se em quatro níveis de análise: filosófico, econômico, político e sociológico em torno da idéia central de mudança. Em suas Thesen über Feuerbach (1845, publicadas em 1888; Teses sobre Feuerbach), Marx escreveu: "Até o momento, os filósofos apenas interpretaram o mundo; o fundamental agora é transformá-lo." Para transformar o mundo é necessário vincular o pensamento à prática revolucionária. Interpretada por diversos seguidores, a teoria tornou-se uma ideologia que se estendeu a regiões de todo o mundo e foi acrescida de características nacionais. Surgiram assim versões como as dos partidos comunistas francês e italiano, o marxismo-leninismo na União Soviética, as experiências no leste europeu, o maoísmo na China e Albânia e as interpretações da Coréia do Norte, de Cuba e dos partidos únicos africanos, em que se mistura até com ritos tribais. As principais correntes do marxismo foram a social-democracia, o bolchevismo e o esquerdismo."
Conclui-se assim que o Marxismo é uma corrente do pensamento filosófico sobre a sociedade, a sua estruturação e não sobre modelos de estado.
Concordo contigo quando dizes que Cuba, para ser perfeita, teria de mudar muito pouco e, tal como tu, não venero tiranos ou tiranias. Apenas as ideologias e argumentos que alguns usaram para as impôr. Saiba-se que Mao, Lenin, Trotski, Fidel, ou Che nunca anunciaram uma nova ordem ditaturial a quando das suas revoluções, assim como estas não o eram inicialmente. Foi antes a sede de poder, aliada a factores de instabilidade politica, que os conduziram a regimes totalitarista... Por exemplo, Mao e Lenin libertaram a China e Russia do seu regime imperial e czarista, respectivamente. As revoluções socias que daí resultaram foram cruciais para o desenvolvimento dos mesmos e para o equilibrio de classes. Digamos que, em parte, transformaram países de idade média em grandes potencias industriais e de produção, aliando sempre uma forte componente de desenvolvimento e apoio social. No fundo, o que acabou por os trair foi, à semelhança de Salazar, um exacerbado paternalismo que lhes fêz acreditar que não haveria outra solução possivel que não a deles e que o povo não estaria informado o suficiente para se manifestar sobre a matéria. Isto para não falar na instabilidade politica à época. Falamos do inicio do séc XX, no caso da Russia mais concretamente 1917.
Já Fidel foi um caso bastante diferente. Aliás ele próprio nem se considera marxista mas apenas socialista, sendo que a costela comunista do "movimento 26 de julho" pertencia a Guevara. Também Fidel receou perder o poder e a soberania do seu pais face à pressão constante dos EUA no pós Guerra Fria e ainda antes, em 1961, com a invasão na Baía dos Porcos (por exemplo). Obsecado por esta ideia, Fidel agarrou com unhas e dentes o poder e dele nunca mais se libertou. Aliás, foi esta atitude de Fidel que, em grande parte, contribuiu para o afastamento do Che que continuou a procurar a "sua" revolução noutros paises, caso da Rep. Checa, Congo e Bolivia onde acabou morto pela CIA. Assim, Cuba acaba por se tornar um país socialista à custa do medo de perder a sua soberania para os EUA, aliando-se à URSS que a financiou durante largos anos, comprando-lhes a unica coisa que tinham para exportar, açucar, em troca de uma posição estratégica fulcral durante a guerra.
Quanto a votos, também isso espelha a minha forma de estar na politica. Nas ultimas quatro eleições só votei PCP uma vez, de resto foi BE e PS. Não sou realmente um comunista como te disse antes. Partilho de alguns ideais mas há outros com os quais não me identifico, o que faz de mim uma espécie de naufragado à esquerda, sem partido.
Quanto a Paulo Coelho estamos em desacordo mas aí são gostos e esses... Eu não gosto.
Abraço
Antonio
lllololol
isto é muito fixe...
(ASERIO)
Abraço a todos..
Tó eu disse algumas, algumas, algumas políticas sociais!... E não tentes catequizar-me!... Para esse peditório já dei!...
Uma pequena História:
Quando andava pela faculdade tinha um amigo que sempre que se reunia (cafés, bares discotecas, poker e canasta) comigo proponha-me filiar-me no PSD... Era tipo dia sim dia não durante 3, 4 anos, bem, estou a exagerar um pouco no dia sim dia não, mas também não foram 3 ou 4 mas 7 ou 8!... O Manel (chamemo-lhes assim) era um chato... E, a bem dizer só não me filiei porque luto pela libertação do povo de Canas de Senhorim, um ideal apartidário...
Anos mais tarde, muito mais tarde, estava eu num restaurante em Sintra, encontro o amigo manel!... fato e gravata com mais uns cotas bem vestidinhos (estava lá o meu arqui inimigo Junqueiro)...
Não é que o gajo é Deputado?!?!?!... E do PS?!?!?!? Já não entendo este mundo...
Eu acho que não poderia ser deputado... Falta-me a hipocrisia!... lol
Haha
Boa historia e foi pela mesma razao que nao segui a politica como profissao.
Eu nao quero catequizar ninguem, nao me interessa nada que te filies no PCP ou em qualquer outro partido. Quero apenas que percebas do que se trata.
Quanto às politicas sociais tens de me dar exemplos porque assim nao podemos discutir, é demasiado vago.
Abraço
Repara!...
Em questões laborais, tem-se medo e desrespeito pelos sindicatos (questões sindicais), eu pelo menos tenho, contudo, aquilo que nós aprendemos, por exemplo, quando tiramos um curso de Técnico Superior de Higiene no Trabalho, é quase tudo igual aquilo que é defendido em textos da organização do trabalho comunista (ou sindicalista pois em Portugal é e mesma coisa)... Ou seja, aquilo que temos desprezamos de um lado, aceitamos no outro (patrões, estado, partidos, sindicatos e trabalhadores) como símbolo de organização moderna... Já leste as regras ISO140001 (Social), ISO9001 (qualidade) e se não me engano OSHAS 18001 (HST)?... Chega-se ao cúmulo de haver representantes dos trabalhadores para as questões sindicais e outra para as questões de HST, mais uma para a Qualidade e outra para a... Para que os RT da OSHAS18001 não sejam confundidos com os malandros do sindicato!
Sabes... È que eu ainda sou do tempo em que os comuncomuncomnuniiiitas comiam criancinhas!... Mas gosto de descobrir novas coisas
Se isto não é XENOFOBIA... então o que é?
Se isto não é um apelo à violência... então o que é???
Eu sou da Beira Alta e trabalho em Lisboa... imagino um cartaz assim:
BASTA DE MIGRANTES (BEIRÕES)!
SER LISBOETA É A SOLUÇÃO!
E por baixo um Expresso da Rodoviária...
NÃO ÍA GOSTAR... Ficava MESMO LIXADA!!!
AHHHH... POIX!
Levem o sr. cingab à "Festa do Avante"!...
@Azuli,
è mesmo assim...
Em relações aos beirões (e não só) andam a fazer isso há anos!...
@Lutador,
Só irei em trabalho!
@Lutador: é melhor não porque ele ia gostar de certeza... depois não iria conseguir viver com esse peso na consciência!
Mas, vocês acham que eu consigo estar a levar com mais de 5 minutos de djambé?!... Vão lá vocês, meus amigos, e mandem fotos!...
LOL, podes crer que vou! Mas também não vou muito com djambés, e lá os cães levam sempre os freaks a passear! lol
lol
Enviar um comentário