17 abril 2006

A morte, os Morangos e a Vida

E inevitavel nao falar nisto, Francisco Adam de 22 anos, actor na serie Morangos com Acucar, morreu num acidente de automovel.

Nao concordo que digam que se faz muito alarido e nao se devia fazer porque esta vida que se perdeu e igual a tantas outras que se perdem diariamente nas estradas no nosso pais. Nao concordo porque o argumento deveria ser ao contrario.

Um bebe, uma crianca, um jovem, um adulto, um velho... uma Pessoa! Um desconhecido meu, um desconhecido teu, mas conhecido meu, um desconhecido meu mas conhecido teu, um conhecido dos dois, um que vemos na TV, um que ouvimos na radio... uma Pessoa! Todos os dias, um dia apos o outro, na Pascoa, no Natal, no Carnaval, nos Santos, na Passagem de Ano, no dia de Aniversario, no dia do Jogo... num dia da Vida! Por minha culpa, por tua culpa, por culpa do outro, por culpa dele, por culpa daquele, sem culpa de ninguem.... por culpa de todos! O jogo do empurra nao pode funcionar...


Que me interessa que os Morangos com acucar tenham parado as gravacoes? Interessa-me que morreu Francisco Adam, um jovem de 22 anos, nas estradas portuguesas, no mesmo dia em que morreram mais duas pessoas "anonimas", num dia igual a tantos outros...

Acho que sim que se deve "aproveitar" esta morte (nao fica muito bem... mas voces percebem o que quero dizer) para alertar as pessoas, para alertar as criancas, os jovens, os adultos... Nao foi o Dino que morreu, foi o Francisco, filho de alguem, irmao de alguem, amigo de alguem, conhecido de alguem... Aproveite-se a perda da vida humana para fazer uma campanha com "juizo" sem aproveitamentos proprios... querem melhor homenagem? Peguem na serie que e das mais vistas no pais, e facam varios episodios sobre este tipo de problemas...

As estradas estao la, nao sao as melhores e certo, mas tambem nao podem ser as culpadas de tudo, repartamos as culpas e ganhemos consciencia, porque para mim o principal problema e a falta desta. Que descanse em paz.

8 comentários:

ilha_man disse...

As novelas são um grande veículo transmissor de qualquer tipo de mensagem porque são vistas por milhares de pessoas de qualquer faixa etária.
A sua utilização para a divulação de mensagens sociais deve ser feita. Lembro que há uns dias várias pessoas ligadas ao apoio à vítima ficaram preocupadas por numa novela portuguesa uma das actrizes ter dito que não ia apresentar queixa pela agressão de que foi vítima por "não ganhar nada com isso".
Espero que esta infeliz moprte, como as são todas as outras, ajude a salavar muitas e espero que os argumentistas da série adicionem ao guião mensagens sobre prevenção rodoviária.

ilha_man disse...

PS: quando voltas? Amanhã vou à escola para saber o horário disponível no campo de 7.

Anónimo disse...

pois é vamos ficar com mts soudades do nosso kido "DINOMEN" nao tenho palavras

Helena Romão disse...

Olá, Farpas!

Antes do mais, estou a escrever sem ter a mais pequena ideia das circunstâncias específicas deste acidente. Se foi ele que se despistou ou se foi alguém contra ele, ou o que quer que seja: não sei. Portanto a minha resposta tem a ver com a questão em geral e não com este rapaz em particular.

Eu não concordo com alguns dos aspectos: primeiro, porque o "aproveitamento" que a TVI fez não foi no bom sentido de que tu falas (e acho que a tua intenção é muito clara e boa), mas no sentido de capitalizar audiências e dinheiro. Parece impossível de tão imoral, mas é verdade.
Depois, porque logo no próprio telejornal, o pivot faloiu dos 8 mortos na operação de Páscoa da BT (até aquele momento), e depois classificou a morte deste rapaz como uma tragédia. Mas... só a deste rapaz? E as outras 7, também não são filhos/pais/amigos de alguém?

E por último, porque não creio que estas campanhas, mesmo que muito bem pensadas e muito bem feitas, não surtam grandes efeitos. Lembras-te de, há alguns anos, ter havido um acidente com um futebolista que na época estava muito "na berra", era considerado muito bom, era de um grande clube...? Teve o acidente, penso que ficou paraplégico, falou-se muito, alertou-se para o perigo, mas os acidentes aumentaram, o número de gente a conduzir depois de beber aumentou... Dantes havia muitas manobras perigosas, agora cada vez mais vejo manobras impossíveis: gente que tenta fazer coisas que se vê à partida que vão dar porcaria.

Infelizmente, parece-me que os inconscientes apenas ganham consciência do perigo quando vão parar a Alcoitão. A única solução, a única que me parece que talvez funcione mesmo, é que a BT consiga deter mais gente com alcool no sangue ou que faça as tais manobras impossíveis, e que os juízes, em vez de os mandarem pagar multinhas e sair descansados para a vida deles, os mandem como auxiliares para Alcoitão durante longos períodos. Ah, e sem carta nem modo de voltar a tirá-la durante muito tempo.

Farpas disse...

Helena concordo contigo, alias esse tipo de penas que falas (enviar para alcoitao por exemplo) tem um efeito muito maior e mais marcante! Quanto ao aproveitamento que se fez ou nao... isso ja nao sei porque aqui nao apanho TV portuguesa... mas era exactamente esse ponto de que falas que eu queria focar, todos os dias morrem pessoas nas estradas, o que esta mal nao e falar-se muito no "DinoMen" e falar-se pouco nos restantes... ha campanhas que resulta e outras menos bem conseguidas... por exemplo lembro-me que ha uns anos na Universidade do Algarve por altura da semana do caloiro fizeram uma campanha que me impressionou bastante, levaram para a Universidade carros todos desfeitos, com respectivas fotos dos acidentes e explicacao, para alem disso foram la varias pessoas em "idade Universitaria" que ficaram presas a uma cadeira de rodas, ou que perderam amigos ou familiriares, e isto ali no meio da Universidade era impossivel escapar, porque muitas vezes o que acontece e que as pessoas tendem a nao ver ou a nao querer ver... mas ali no meio da Universidade uma serie de pessoas em cadeira de rodas para toda a vida a contar com uns tempos atras andavam a tentar ignorar situacoes como aquela... impressionou-me!

Farpas disse...

Ilha_man sexta-feira abandono a Bifelandia! ;p

Rita Inácio disse...

Farpas!
Desde já quero dizer-te que concordo plenamente com o teu último comentário (em resposta à minha pessoa) que deixaste do Pópulo...
Eu sei que não devemos generalizar... e como tu quando ando na estrada tenho mais medo dos outros do que de mim,...

Gostei do que acabei de ler,... mas ao mesmo tempo fiquei um pouco triste, não com o que li, mas porque hoje já recebi 4 sms a dizer vamos lembrar o "Dinomen" dos Morangos com Açúcar... blá...blá... não quebres a corrente... Isto sim é triste, aproveitarem-se da Morte de alguém, que tem nome, Chama-se Francisco, quem era um Ser Humano e como tantos outros perdeu a vida num acidente de viação... para publicidade e marketing da própria novela...

Penso que as campanhas não vão ajudar muito... lembraste de uma campanha na altura do natal, em que eram paraplégicos a tentar fazer qualquer coisa, como vestirem-se... isto na altura do Natal? Resultado? Nesse ano o número de mortos da operação natal foi o mesmo que do ano anterior...

Como referiste no comentário no Pópulo, é necessário começar mais cedo... é necessário consciencializar desde muito pequenos, para que a adrenalina nas velocidades, do alcóol ou de outras situações, não se torne na maior irresponsabilidade da vida!

Obrigada Farpas!

Daniel Rodrigues disse...

Um post muito bem conseguido, com a mesma intenção que o meu!
Parabéns.
http://inflamacoes.blogspot.com/2006/04/morte-na-estrada.html
Cumps...

Related Posts with Thumbnails